Guia de Educomunicação

Page 45

apostila_final:Layout 1 10/8/2011 18:01 Page 45

s Estratégia ão- e comunicaç ão mobilizaç

Cortinas, Luzes e Mobiliz(ação)

O

teatro nem sempre foi como o conhecemos hoje. Sua origem remonta à Grécia Antiga, e, desde então, ele já passou por diversas modificações. A princípio, as encenações faziam parte dos rituais para os deuses, permanecendo através dos séculos como um espetáculo para diversão de uma única e privilegiada camada social. Ao longo do tempo, no entanto, as peças passaram a expor situações sociais e os atores dramatizavam os problemas vividos na época, encontrando na arte um veículo de denúncia da realidade. A partir daí, o público não mais somente aplaudia, mas também participava, de forma que essas denúncias feitas no palco serviam como ponto de partida para “rebeliões” e manifestos em sociedades que cada vez mais clamavam espaços de participação. Tornou-se evidente o poder mobilizador do teatro frente às grandes massas, em que arte e questionamento caminham de mãos dadas, almejando algum tipo de transformação social. Grupos independentes de teatro com atuação local podem promover grandes mudanças. Um exemplo é o grupo de teatro “Os Arteiros”, de Aricanduva, zona leste de São Paulo (SP). O grupo realiza suas apresentações nas ruas da cidade, promovendo ações que ajudam a comunidade em diversos âmbitos, conseguindo cada vez mais apoio para os trabalhos que desenvolvem. Outra iniciativa de teatro vocacional interessante vem de um grupo de alunos do bairro da Penha, também de São Paulo. Eles promoveram uma intervenção urbana para chamar a atenção em relação aos problemas ambientais, mobilizando os moradores da região a recolher materiais e destiná-los à reciclagem. A arte pode ajudar as comunidades a se apropriarem cada vez mais da realidade e de seus problemas, garantindo que mudanças sejam feitas por e para aqueles que querem vê-las. A transformação começa nas realidades locais, mas sem deixar de pensar no global. E, sendo assim, por que não reunir os amigos e começar a mudança que você quer ver no mundo? Veja algumas dicas de como montar apresentações teatrais de mobilização em sua comunidade!

Montem um pequeno grupo; Pensem nas temáticas que desejam trabalhar na comunidade, na escola etc;  Pesquisem sobre o tema escolhido;  Façam exercícios e brincadeiras de improvisação a partir da compreensão que tiveram dos assuntos pesquisados;  

zação social

O teatro como ferramenta de mobili

 A partir das improvisações, montem pequenas cenas. Pensem em como vão se posicionar em cena, cuidem do tom de voz, pensem que o corpo todo está em cena e que ele se comunica também por gestos e intenções. No teatro que tem como objetivo mobilizar, é legal ter momentos em que a platéia pode se envolver na cena, dando opiniões, virando um dos personagens;  Façam uma produção: busquem fantasias e pensem nos cenários;  É importante que cada um do grupo saiba de sua responsabilidade: quem vai cuidar do cenário? Quem vai cuidar da música, efeitos sonoros, luz (caso queiram ter esses elementos);  Escolham a data e local onde farão a esquete e convidem as pessoas.

Teatro do oprimido: ação e autonomia "Ser cidadão não é viver em sociedade, é transformá-la." Augusto Boal Durante a ditadura militar, Augusto Boal, diretor de teatro, dramaturgo e uma das maiores figuras do teatro contemporâneo internacional, uniu-se a educadores e intelectuais da América Latina para criar formas para que todos tivessem consciência das opressões sociais e agissem para mudar a realidade. O Teatro do Oprimido busca transformar o espectador, que geralmente tem uma postura passiva no teatro, em protagonista e transformador da ação dramática. A ideia central é que o espectador saia de seu papel de quem assiste e entre no papel daquele que age, que atua, que diz com sua voz o que quer, como quer, porque quer, tendo a oportunidade de imaginar na pele como seria estar face a face com o opressor. Por meio desta ação que envolve o corpo, a pessoa ganha recursos, força e vocabulário para ter a mesma postura transformadora frente aos problemas de sua vida, sua cidade e assim por diante. (Parágrafo produzido a partir de texto de Lindomar da Silva Araújo)

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.