Encarte sobre Educomunicação - 2ª edição

Page 7

encarte_educomunicacao_2011:Layout 1 9/8/2011 14:27 Page 7

s

s

s

Sem paixao nao ha- Educomunicaçao mundo Projetos e experiências de educação e comunicação pelo

mostram a importância de cultivar as relações humanas

Burkina Fasso

Fotos: Pa

ulo Lima

Educomunicação, Media Education e Media Literacy. Não importa o nome, as diferenças ou a latitude em que se estuda ou acontece determinada experiência, o certo é que esse novo paradigma que busca trabalhar com a interface entre a Educação e a Comunicação está conquistando sempre mais gente e se consolidando em todo o Planeta. Em Ouagadougou, capital do Burkina Fasso, por exemplo, há poucos meses nasceu a Associação Burkinabé para a Promoção da Educomunicação (ABPE). A ideia surgiu a partir de uma oficina de Educomunicação – em que participaram 10 jovens jornalistas e professores de Burkina, Senegal e Nigéria – promovida pelo NCE/ECA/USP e Viração Educomunicação, durante o 23º Congresso Mundial da União Católica Internacional de Imprensa (UCIP), de 12 a 19 de setembro de 2010. Cyrille Guel, de 29 anos, é fundador e diretor da ABPE. Formado em História pela Universidade de Ouagadougou, ele se especializou em documentação audiovisual. “Fiquei maravilhado quando ouvi falar da Educomunicação pela primeira vez e percebi que nós poderíamos desenvolver projetos nessa linha em escolas e grupos de jovens da cidade”, conta ele, que esbanja sorrisos após obter o apoio financeiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a realização de um projeto de Educomunicação em quatro escolas da capital burkinabé.

Italia No norte da Itália, uma Escola de Verão de Mídia-Educação acaba de completar 20 anos. Promovida pela Associação Italiana de Educação aos Meios e à Comunicação (MED), a Escola de Verão reúne todo ano uma média de 75 pessoas durante uma semana de curso, vindas de todas as regiões do País para a cidade de Corvara, onde são aprofundadas as metodologias, compartilhadas as experiências e reforçados os laços de amizade e parceria. “Já participaram mais de 1500 pessoas nesses 20 anos de escola. Colocamos juntos teoria e prática, experiência e informação”, recorda o fundador do MED, Roberto Giannatelli. Para a atual presidente da associação, Gianna Cappello, “esses anos todos mostram que criamos um jeito muito original, e com sucesso, de fazer uma escola de verão, movido a muito entusiasmo. Sem paixão não há mídia-educação.” Essa paixão e profissionalismo é, inclusive, reconhecida por meio do Prêmio MED “Cesare Scurati” que, desde 2005, procura reconhecer e estimular a produção de boas práticas de mídia-educação nos vários âmbitos educativos. Este ano, os dois projetos vencedores foram a Revista Viração, do Brasil, e Canção Fora de Tempo, realizado pela professora Rossana Bruzzone, em uma escola fundamental de Milão.

Roberto Giannatelli, um dos fundadores do MED


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.