1 – O Semeador CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA
DIÁLOGO
“Esta parábola fala da confiança que Jesus tem de que o Reino de Deus vai se consumar. Assim como a semente é jogada ao solo, nasce, cresce e alegra as pessoas com o tempo da colheita, assim também é o Reino de Deus, que foi inaugurado com Jesus e está crescendo até chegar o tempo da colheita” (texto extraído do livro Parábolas do Reino, indicado no final desta aula).
Colocar os quatro vasos no altar. I – Conversar sobre o primeiro vaso (com o galho seco): – Como está o galho? – Ele ainda pode crescer? – A areia oferece condições para ele se desenvolver? Após o diálogo, o professor ou a professora narra a primeira parte da história, baseada em Lucas 8.4-15: Certo dia, um homem foi para a lavoura semear. Ele pegou um saco de sementes e jogou-as na terra. Algumas sementes caíram na beira do caminho. As pessoas pisotearam algumas delas, e outras os pássaros comeram. Essas sementes não puderam crescer.
OBJETIVOS – Perceber que as histórias contadas por Jesus querem nos ensinar e ajudar a conviver melhor. – Relacionar o exemplo concreto da história do semeador com a nossa vida.
II – Conversar sobre o segundo vaso (com o galho murcho): – Por que o galho murchou? – O que falta para ele poder crescer? – Existem plantas que crescem no meio das pedras? Narrar a segunda parte da história: Algumas das sementes que o semeador jogou caíram no meio das pedras. Algumas brotaram, mas a falta de água e de terra fez com que não se desenvolvessem. As plantinhas novas e frágeis cresceram apenas um pouco; depois murcharam e morreram. Com certeza existem plantas que crescem no meio das pedras e na terra seca, mas essas que o semeador jogou precisavam de um outro tipo de terra.
RECURSOS – Galho seco dentro de um vaso ou uma lata com areia. – Galho murcho dentro de um vaso ou uma lata com pedras. – Vaso com uma folhagem ou um pequeno broto que esteja no meio do capim. Não é difícil conseguir um vaso de folhagem que esteja sendo sufocado por graminhas. – Um vaso com folhagem bem cuidada, de preferência em floração. – Um cartaz, de papel pardo/kraft, com o formato de uma semente brotando. – Revistas, jornais, cola e tesoura.
III – Conversar sobre o terceiro vaso (com uma folhagem ou um pequeno broto no meio do capim): – Como está este vaso? – A planta está conseguindo crescer? Por quê? Narrar a terceira parte da história: Algumas sementes também caíram em lugares onde crescia capim. Elas nasceram, mas o capim cresceu mais rápido. Então, as plantinhas
Desenvolvimento do tema: CANTO Crescendo
73