
5 minute read
Os festejos dos 120 anos da OASE em Rio Claro
Em relação à saúde, a comunidade não limitou seus trabalhos à assistência. Organizou cursos e material informativo para que as pessoas pudessem elas mesmas cuidar da saúde de suas famílias. Elaborou material informativo e formativo. Procurou cuidar das “dores da alma”, como a saudade e a frustração em relação às colheitas e aos trabalhos que não deram certo. A senhora Sara Reinke foi enfermeira e desenvolveu um trabalho popular muito significativo naquela área. O tempo histórico do texto refere-se ao período que vai até o ano 2000. Hoje, a situação é diferente. As comunidades estão formadas e estruturadas. As visões de mundo, de sociedade e de igreja são diferentes, na maioria dos locais. Agora é época da segunda e da terceira gerações de migrantes, que têm os entendimentos conforme seus próprios mundos. Mas Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e amanhã (Hebreus 13.8). As comunidades são comunidades de Jesus. Essa é a razão de ser e viver igreja em todos os tempos e lugares. E Jesus disse: Serão minhas testemunhas (Atos 1.8). Eu estou com vocês todos os dias (Mateus 28.20b).
P. Dr. Teobaldo Witter Cuiabá/MT
OS FESTEJOS DOS 120 ANOS DA OASE EM RIO CLARO
Arquivo OASE
O grupo de OASE da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP, primeiro grupo de mulheres a se constituir na IECLB, foi fundado em 15 de agosto de 1899. Pela graça de Deus, no ano de 2019 comemorou 120 anos.
A primeira grande comemoração aconteceu em Blumenau, nos dias 05 a 07 de abril de 2019, quando um grupo expressivo de senhoras da paróquia participou do Encontro Nacional da OASE. Uma segunda comemoração aconteceu na comunidade de Rio Claro em um culto de ação de graças celebrado integralmente pelas mulheres e com um jantar festivo aberto à comunidade. A comemoração maior aconteceu no dia 24 de agosto com o encontro anual dos grupos de OASE da União Paroquial da região de Campinas e da União Paroquial de São Paulo. Participaram 207 pessoas. O encontro contou com a presença e saudações da pastora presidente da IECLB, Sílvia Beatrice Genz, da presidente nacional da OASE, Wilhelmina Kieckbusch, da presidente sinodal da OASE, Gudrum Braun, do pastor sinodal Marcos Jair Ebeling e de pastores e pastoras das uniões paroquiais. A organização desse encontro foi coordenada pela diretoria da OASE de Rio Claro e envolveu muito as senhoras do grupo de Rio Claro, Ferraz e São Carlos. Muitas reuniões do grupo foram usadas para planejar e executar tarefas, como elaboração do programa, convites, logística, decoração, lembranças, contratação de serviços de terceiros etc. A programação desse encontro festivo iniciou com uma bela acolhida pelas mulheres da OASE de Rio Claro já na entrada do templo. A varanda do templo foi decorada com um bonito canteiro de flores de bexigas. A entrada do templo e a do salão social foram enfeitadas com bexigas azuis e brancas e o interior do templo com bexigas azuis e pratas.
As mulheres ficaram encantadas com o visual e aproveitaram para tirar fotos. Cada participante recebeu uma sacola contendo os seguintes brindes: caneta alusiva à data; sachês de mel; pacotinho de balas caramelo de leite; revista Valentina, copo de acrílico azul; bloco de anotações e pano de prato bordado pelas mulheres da OASE,que quis resgatar o trabalho que as primeiras mulheres da OASE fizeram. Durante o café da manhã as mulheres curtiram uma emocionante apresentação musical com piano e violino. Após o café, preparado pelo presbitério da comunidade, foi realizada uma programação dentro do templo. As senhoras foram saudadas e acolhidas com uma celebração na qual, além de oração e cantos de gratidão e louvor, foi lembrado o começo da OASE de Rio Claro, que teve como motivação inicial angariar dinheiro para a compra dos sinos da torre. Foi projetado um compacto das festividades dos 100 anos da OASE em Rio Claro (agosto de 1999) e dos 120 anos festejados em Blumenau.
O encontro seguiu com uma palestra feita pela pastora presidente Sílvia Beatrice Genz, que refletiu sobre o tema: “A importância da mulher na missão da igreja”. A pastora usou o texto bíblico de Marcos 5.21-43, que fala da cura da filha de Jairo e deixou como mensagem que as mulheres da OASE precisam se levantar e cumprir com alegria e determinação a missão que Deus lhes deu. Depois da palestra, houve um momento de saudações e comunicações. O pastor sinodal Marcos Jair Ebeling falou que cada grupo foi animado a escrever a sua história e esse material foi compilado pelo pastor Alberi Neumann no livro chamado “História dos Grupos da OASE”, que está disponível no Portal Luteranos. Um exemplar impresso foi entregue a cada representante dos grupos presentes.
A Sra. Wilhelmina falou sobre o livreto Valentina – Lar Doce Lar –, um gibi de história em quadrinhos que tem por objetivo refletir e auxiliar na superação da violência contra as mulheres. A presidente da OASE de Rio Claro, Sra. Lizemara E. Palota Rossetti fez agradecimentos a todos que cooperaram com trabalho, recursos financeiros, materiais e brindes, em especial à Associação Nacional dos Grupos da OASE, Sínodo Sudeste, Lar Belém, e entregou uma lembrança à pastora Sílvia Beatrice Genz e às Sras. Wilhelmina e Gudrun. A programação da manhã terminou com um saboroso almoço de confraternização ao som de música ao vivo tocada ao piano. Na parte da tarde, houve um momento cultural com apresentação de dança de balé e sapateado e um momento de integração com dança circular envolvendo todas as mulheres. Foi um tempo de confraternização, risadas e descontração.
O encontro foi concluído com uma celebração final na igreja com a participação do coral da comunidade e uma mensagemtrazidapelo pastor sinodal, que falou sobre misericórdia – olhar com o coração.
Por fim, fez-se a distribuição da lembrança (uma vela com o símbolo das mulheres da OASE) e foi escolhido o crachá mais original que cada grupo foi convidado a confeccionar. A pastora presidente proferiu a bênção e o envio e a OASE de Rio Claro ainda ofereceu um gostoso café com bolo do aniversário.
Esse dia, marcado por muita confraternização e alegria, ficou marcado na memória das mulheres. Somos gratos a Deus por ter conduzido e abençoado o grupo de OASE de Rio Claro e todos os demais nesses 120 anos de história – de comunhão, testemunho e serviço.
P. Eldo Krüger Rio Claro/SP