3 minute read

Ele está próximo de nós (Atos 17.27

JULHO

Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez encontrá-lo, embora ele não esteja longe de cada um de nós. Atos 17.27

Meditação

ELE ESTÁ PRÓXIMO DE NÓS

Oapóstolo Paulo, durante suas viagens missionárias, em cada cidade em que passava, visitava a sinagoga. Ali ele expunha as Sagradas Escrituras e dialogava com o povo. Algumas vezes foram criados tumultos, pois aquelas pessoas não criam no anúncio de que Jesus é o Cristo. Chegando em Atenas, ele viu vários altares oferecidos aos deuses. Também encontrou um altar em que dizia: AO DEUS DESCONHECIDO. No capítulo de Atos 17, no versículo 19, diz que Paulo foi levado à Câmara Municipal, que era o Tribunal de Atenas. Ali ele foi questionado: Podemos saber que doutrina nova é esta que você ensina?. A seguir nos é dito que Paulo, então, se levantou e disse que encontrou vários altares na cidade e até um altar com a inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO e disse que é esse Deus que eles adoram sem conhecer é justamente aquele que ele veio anunciar. Paulo o apresentou dizendo que ele é o Deus que criou o céu e a terra, o Deus que não habita em santuários feitos por mãos humanas, o Deus que dá a vida e a sustém. Disse ainda que de um só homem fez todos os povos. Nesse Deus nos movemos e existimos. Ele colocou no coração do ser humano o desejo de buscá-lo e ele se deixa encontrar. E supre todas as nossas necessidades (Atos 17.24-28).

Arquivo pessoal Olga Kappel Roque Membra do conselho redatorial do Roteiro da OASE

Paulo declarou a ação e o poder que vêm do Deus verdadeiro. O versículo que é o lema bíblico do mês diz: Deus fez isto para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. A palavra tatear sugere apalpar, sondar, tocar. E como fazer isso? Pela busca da Palavra e pela oração. A Palavra para nós é ensino e conhecimento, ela desafia a crer e a viver naquilo que aprendemos. Oração é a comunhão com Deus, é intimidade, é oportunidade de desabafar com Deus, agradecer e ser fortalecido nas maiores necessidades. Perceba, o versículo diz: para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. Portanto somos chamados e chamadas a sondar, sentir esse Deus que não está distante de nenhum de nós. É importante pensar que ele está próximo de cada um e uma de nós; cada pessoa é especial para o Senhor e você também é. No momento em que escrevo esta mensagem, estamos no isolamento social por causa do coronavírus, famílias estão isoladas em suas casas e distantes de todas as pessoas que lhes são especiais. Também nos encontramos distantes da comunidade de fé, dos amigos, das amigas e de outros convívios. Quantas vezes nos sentimos abandonadas, tristes, desanimadas, querendo ter pessoas por perto e sentir o calor humano, mas é tempo de ficarmos separadas e cuidar umas das outras. E quando buscamos a Deus pela leitura da Palavra e pela oração, por vezes por meio de cultos e estudos bíblicos on-line, sentimos que somos fortalecidas e renovadas. Assim Deus nos mostra que ele não está longe de nós. Somos desafiadas a permanecer e, assim, buscar em Deus as forças para superar o tempo de isolamento. Quando lermos esta mensagem, poderemos olhar para trás e dizer que a boa mão do Senhor esteve conosco.

O desafio hoje e sempre é buscar a presença e a bênção de Deus em tudo que fizermos. Ele se faz presente e age, cuidando de cada situação. Como mulheres, como servas de Deus, como OASE e como comunidade, somos desafiadas a buscar esse Deus Todo-Poderoso, que nos criou e nos mantém. Vamos dizer como o salmista Davi: Tu disseste: “Venha me adorar.” Eu respondo: “Eu irei te adorar, ó Senhor Deus” (Salmo 27.8). Busquemos esse Deus poderoso e que nos ama, assim veremos e sentiremos que ele está muito próximo de nós. Ele habita em nós e nos conduz por onde devemos andar. Sejamos sensíveis à presença do nosso Deus, que é o Todo-Poderoso.

This article is from: