3 minute read

Corpo em movimento: exercícios e dinâmicas

Vimos acima algumas histórias de mulheres e suas escolhas. Todas as pessoas têm suas razões para escolher isto ou aquilo. Nós costumamos ser muito rápidas em fazer julgamentos sobre as decisões e escolhas de outras pessoas, muitas vezes sem saber o que tudo está envolvido, o que configura uma atitude leviana. Eu escolhi falar resumidamente dessas mulheres como exemplos, mas há muitos relatos na Bíblia de mulheres e suas escolhas.  Desafio você a lembrar outra história e analisar que escolha teve que ser feita.

Brunilde Arendt Tornquist São Leopoldo/RS

CORPO EM MOVIMENTO: EXERCÍCIOS E DINÂMICAS

Cuidar do corpo envolve movimentar-se, expressar-se, seja individualmente em casa ou nos encontros em grupos. Pensando nisso, seguem algumas dicas envolvendo movimentos corporais, respiração, alongamento, para serem utilizadas individualmente se assim o desejar ou para serem utilizadas em atividades envolvendo grupos.

https://br.pinterest.com

Relaxamento corporal

1) Coloque-se em uma posição confortável, na qual possa ficar imóvel por alguns minutos. 2) Faça uma declaração de propósito e intenção como, por exemplo, “Minha intenção é relaxar corpo e mente por alguns minutos”. Se preferir não usar linguagem, pode imaginar o que quer que aconteça. 3) Respire lenta e profundamente três vezes. Antes de alternar de inspiração para expiração e vice-versa, conte até três. Quando expirar, solte o corpo em seus apoios.

4) Enquanto inspira lentamente, tencione os pés, depois as pernas, o quadril, braços, cabeça, rosto, todo o corpo. Diga para si mesma, enquanto isso, o mais rápido que puder: “Contrai, contrai, contrai...”.

Em seguida, solte o corpo de uma vez enquanto expira, deixe tudo cair. Repita esse passo três vezes. 5) Agora você vai usar sua atenção para relaxar ainda mais cada parte do corpo. Para guiá-la melhor, imagine uma fonte de luz relaxante, da sua cor preferida ou da que lhe parecer mais eficaz, posicionada no alto da sua cabeça. Da fonte emana lentamente (mas não muito) uma luz que inicialmente desce pela cabeça. A luz passeia pela parte interior do corpo, não só pela superfície da pele. Faça a luz passar pelo pescoço, ombros, braços e mãos, pela coluna, tórax, pelos órgãos internos, assim descendo até os pés. Nesta etapa você pode apoiar o relaxamento também com sugestões tipo “Agora minha coxa está ficando ainda mais relaxada”. Evite palavras como “totalmente”, a transição é gradual.

Cumprimento criativo

Objetivo: Forma diferente de um cumprimento.

Participantes: Indefinido. Tempo estimado: 25 minutos. Material: Música animada. Descrição: A pessoa que coordena explica ao grupo que quando a música tocar, todas deverão movimentar-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical, congelar o movimento prestando atenção à solicitação que será feita pela pessoa que coordena. Quando a música recomeçar, atender à solicitação feita. A pessoa que coordena pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical. Exemplo:  com as palmas das mãos;  com os cotovelos;  com os ombros;  com o quadril;  com os joelhos;  com os pés etc.

Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, a pessoa que coordena diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para ficar de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar os companheiros, as companheiras, formar um círculo, sentar. Comentar o exercício:  O que foi mais difícil executar? Por quê?  O que mais gostou?  Como está seu corpo após a dinâmica?

Sensibilização: liberando a tensão do pescoço e da cabeça

 Sente-se com a coluna bem reta, flexione o pescoço, trazendo o queixo no esterno (localizado na parte anterior do tórax) dez vezes, de maneira bem lenta.  Agora gire delicadamente para o lado direito e para o lado esquerdo.  Desenhe círculos completos no sentido horário e depois no sentido anti-horário.  Contraia o rosto com toda a sua força e aja como se fosse gritar, porém sem som, arregalando os olhos, abrindo bem a boca.  Repita várias vezes e depois, com os olhos fechados, perceba o seu rosto com a expressão modificada, se ele está tenso ou relaxado.

Balanço corporal

 Em pé, juntar os braços à frente como se estivesse segurando uma bola. (inspirando)  Levar os braços para o alto, entrelaçar as mãos e alongar. (expirando)  Descer os braços vagarosamente e soltá-los na lateral do corpo.  Abrir os braços lateralmente até tocar a mão da pessoa ao lado.  Lentamente, balançar de um lado para o outro, prestando atenção para irem sempre para o mesmo lado e movimentando apenas o quadril, deixando as pernas paradas.  Respirar calmamente. Espreguiçar-se e sentar.

This article is from: