6
SAÚDE MENTAL
O equilíbrio emocional TATIANA PLAUTZ TEVAH Diaconisa e Psicóloga Sínodo Rio dos Sinos
A saúde mental está relacionada com a integralidade da nossa vida. Não podemos deixar de pensar, falar e discutir com as pessoas sobre este assunto tão importante. Falar sobre a saúde mental não pode ser mais um tabu ou considerado coisa de gente louca. Isso porque, ela é um aspecto da vida saudável do ser humano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não existe uma definição “oficial” de saúde mental. As diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias afetam o modo como a saúde mental é definida. Ela é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde mental pode indicar a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admitese, entretanto que o conceito de saúde mental é mais amplo do que a ausência de transtornos mentais.
É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É estar de bem consigo mesmo e com as outras pessoas. Aceitar as exigências da vida e saber lidar com as emoções como, por exemplo: alegrias, tristezas, coragem, medo, amor, ódio, serenidade, raiva, culpa, ciúmes, frustrações.
A saúde mental é o equilíbrio emocional diante das exigências ou vivências externas, e a capacidade do sujeito de administrar a própria vida e as suas emoções. Saber reconhecer os seus limites e buscar ajuda quando necessário. A saúde mental, sem sombra de dúvida, está relacionada com a