15 minute read

Eig. 19 - Quadra de esportes da Escola Municipal Santíssima Trindade

Em 1984, a Prefeitura de Augusto Pestana construiu um novo prédio para a Escola Municipal Santíssima Trindade. A área da nova escola é de 48 m“. Com isso, o antigo prédio passou a ser utilizado pela comunidade como sala de reuniões. Em 1989, a prefeitura, com apoio da comunidade e da Juventude, construiu uma quadra de esportes na sede da comunidade. Tem-se imagens dessa escola e da quadra nas figuras 18 e 19.

Eig 18 - Prédio atual da Escola Municipal Santíssima Trindade Eig 19 - Quadra de esportes da Escola Municipal Santíssima Trindade

4. Vr.l

Em 1992, o prédio deixou de abrigar a Escola Municipal Santíssima Trindade. O prédio passou a ser utilizado pela comunidade para o Culto Infantil, continuando, assim, o prédio com suas funções originais, ou seja, a serviço da educação.

O grupo de jovens da comunidade, conhecido como Juventude Evangélica, se reuniu pela primeira vez em 1950, organizado pelo pastor Radtke. Participam do grupo todos os jovens membros que já foram confirmados. Nos seus primeiros anos, a Juventude se reunia duas vezes por mês, em encontros de cerca de uma hora, para estudar a Bíblia, meditar e orar. Os jovens também se dedicavam a atividades lúdicas, como o canto, jogos e excursões. Desde o princípio, o grupo é coordenado pelo pastor da comunidade.

Fig. 20 - Foto que mostra Grupo da Juventude Evangélica local jovens que atualmente estão na faixa etária dos 55 a 70 anos.

Fonte; arquivo da Comunidade

Em 1954, com a construção da Casa da Comunidade, a limpeza e a conservação do prédio ficaram a cargo da Juventude. Em 1957, durante a r Assembléia Geral da Juventude, foram definidos e aprovados os estatutos que regulamentam os direitos e deveres dos membros do grupo de jovens.

Atualmente se mantém os trabalhos de envolvimento do jovem na Comunidade Evangélica. O grupo, em foto recente apresentada na figura 21, se encontra para estudos e reflexões da Palavra de Deus e para encontros sócio-cultural-esportivos.

Fonte: arquivo da Comunidade

SECO - A solidariedade cristã pelas mãos das senhoras evangélicas

O ano de 1940 é mai-cado pela fundação da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase), conduzida pelo pastor Fríedrich Unterbãumer, que então atendia a comunidade. As fundadoras foram as senhoras Anna Boeck, Beitha Hasse, Elly Gehrke, Emma Hasse, Frida Müller, Lilly Kunde, Lina Hasse, Lora Kunde, Mathilde Kunde, Milda Müller e Olga Hettwer. Por ocasião das festividades de cinquentenário de fundação da OASERincão Seco fez-se a tomada fotográfica, figura 22, das senhoras fundadoras ainda atuantes, juntamente com o pastor Unterbãumer.

Fig 22 - Senhoras fundadoras da OASE ainda atuantes por ocasião do Cinquentário: da esquerda para direita: Elly Gehrke, Ana Boeck, Lora Kunde, Milda Heidrich, Frida Roepke, Lili Schunemann e Pastor Unterbãumer.

Fonte: arquivo da Comunidade

As primeiras reuniões da OASE eram mensais e oconiam na casa da primeira presidente, Mathilde Kunde, sob a orientação do pastor Unterbãumer. Desde sua fundação a OASE se dedica a prestar auxílio a jovens e idosos da comunidade, em especial àqueles que necessitam de auxílio ou amparo espiritual. Para isso, o grupo de senhoras obtém recursos com a venda de peças de artesanato e faz visitas a casas de pessoas que necessitem de atenção. Na figura 23 tem-se uma tomada fotográfica de um desses momentos em que as senhoras estavam envolvidas em serviços de apoio.

fr

Fonte: arquivo da Comunidade

Em 1990, a OASE comemorou seus 50 anos de atividades. Para celebrar a data foi organizada uma grande festa com a presença do fundador do grupo da ordem nesta localidade, o pastor Unterbãumer, então residindo na Alemanha e que veio especialmente para as comemorações.

O grupo de OASE tem mantido expressivo número de senhoras envolvidas, como se vê em foto alusiva ao cinqüentenário, o que continua sendo uma realidade atual.

Fig 24 - Foto de grupo da OASE quando do seu cinqüentenário em 1990.

As seguintes senhoras foram presidentes da OASE, nos seus mais de 60 anos de atividade: Mathilde Kunde, Norma Voigt, Selma François, Ada Drews, Milda Schünemann, Edith François, Fora Kunde, Dolores Heuser, Hedi Wunder, Renate Drews, Wanda Hasse, Nelci Drews e

Gertrud Drews. A atual presidente é a senhora Isolde Heuser. As demais membras que integram a diretoria são pela vice-presidente, Anélia Müller, pela secretária, Rosane Wrasse, pela vice-secretária, Sueli Gehrke, pela tesoureira, Edelgard Drews, e pela vice-tesoureira, Marli Rigon.

As senhoras da OASE reúnem-se todos os meses, sempre na primeira quarta-feira. A ordem congrega hoje 58 membros. A cada 30 dias, em média, a OASE organiza visitas a doentes, enlutados, idosos ou membros afastados da comunidade. Conta com um coral, dirigido pela

senhora Lora Kunde, formado por 11 vozes, além da regente.

Desde o início da comunidade a vocação para a música e para o canto coral é expressiva. A professora Melita, além de professora, tinha grande interesse pela música, tanto que, aos sábados, ministrava aulas de canto para seus alunos. Também sabia tocar harmônio e como manifestou interesse em fazê-lo durante os cultos, a comunidade se organizou para adquirir o instrumento. Em 1934, uma festa arrecadou recursos para a compra de um harmônio da marca Bohn, modelo n° 4, da fábrica J. Edmundo Bohn, de Novo Hamburgo, até hoje utilizado.

A partir de 1939, com a saída de Melita do cargo de professora da comunidade, uma de suas alunas, Lora Kunde, se dispôs a tocar o instrumento durante os cultos, o que foi prontamente aceito pela comunidade. Lora, que aparece na foto da figura 25, juntamente com sua irmã Meta que a acompanhava no canto, desempenhou essa função de 1940 a 1995. Fig.25 - Foto de Lora Kunde ao órgão hoje existente - ao lado Meta Kunde.

Fonte: arquivo de Lora Kunde

Também a forte tradição luterana para o canto teve suas manifestações na Comunidade Evangélica Santíssima Trindade, em dois momentos. O primeiro foi no final da década de 40 (não se sabe ao certo se em 1948 ou em 1949), com o início das atividades do coral misto da comunidade.

Durante a sua existência, até 1985, o coral foi alternadamente dirigido pelos senhores Vergílio Ruwer e Osvaldo Kunz. A sua primeira apresentação aconteceu em 18 de novembro de 1949, durante um enterro. Os dois regentes aparecem nas fotos apresentadas nas figuras 26 e 27.

Fig. 26 - Coral Misto sob a regência de Oswaldo Kunz Fig. 27 - Vergílio Ruwer - atuando em uma festa local

Fonte: arquivo da Comunidade

Mais tarde, também a OASE passaria a contar com um coral. Neste sentido um nome também lembrado

pelos membros da Fonte: Família Ruwer comunidade, e associado ao incentivo e à difusão do canto, é o do pastor Gaelzer. Foi ele quem, em abril de 1964, estimulou a criação do coral da OASE, do qual foi o primeiro dirigente. Desde seu início e até hoje, o coral participa de cultos, festas e visitas a doentes e enfermos. Na época, o dia 25 de julho. Dia do Colono, era comemorado todos os anos e fornecia uma oportunidade para encontros de corais da paróquia, todos regidos pelo pastor. Gaelzer tinha tanto gosto pelo canto que o instituiu também durante as cerimônias de confirmação, quando os confirmandos entravam na igreja cantando em duas vozes, dirigidos pelo pastor.

Com a saída do pastor Gaelzer da paróquia, em 1970, a esposa do pastor Junge passou a ser a nova dirigente do coral. O coral encerrou suas atividades em 1977, retomando em 1984, dirigido pela senhora Lora Kunde, que ocupa a função até hoje. Tem-se uma foto das atuais integrantes do Coral da O ASE, na figura 28.

Fig. 28 - Foto de Integrantes atuais do Coral da OASE

Fonte: arquivo da Comunidade

A COMUNIDADE HOJE - desafios para a caminhada com a Santíssima Trindade

A Comunidade Evangélica Santíssima Trindade chega ao seu centenário reunindo 455 membros. Há, hoje, todo um complexo que funciona no espaço da Comunidade. Pode-se ter uma visão aérea da localização desse complexo através da figura 29, que mostra o núcleo de Rincão Seco.

Fig. 29 - Foto aérea da localidade de Rincão Seco.

-í- £

rf:

■ ..A

●■''í

* V

i

,1 >1

Olhai' esse complexo e tentar retornai' na época do ano 1 da Comunidade permite a qualquer leitor ter uma noção do quanto representa a perservança de um povo. Com lutas e esforços pode-se construir. Nesse complexo podem ser visitadas as instalações físicas que abrigam: - o templo da igreja; - um prédio para reuniões, que era o prédio da escola enquanto esta era municipal; - uma residência, que era a antiga casa do professor; - um pavilhão de festas, construído em 1969 com o envolvimento de todos os membros, que doaram madeira, dias de serviço e dinheiro pai'a a constinção. - uma churrasqueira, também construída em 1992; - uma quadra esportiva; e, - um prédio - o da escola, desativada em 1992, e hoje utilizado para os cultos infantis. A Comunidade está hoje com diferentes frentes de trabalho, como: 48

a) cultos religiosos que ocorrem duas vezes por mês, ministrados pelos pastores Wagner Tehzy e Sandra Kamien Tehzy, que também atendem as outras comunidades que compõem a Paróquia Evangélica de Augusto Pestana;

b) Celebração anual da festa da colheita, que ocorre sempre em junho, e inclui culto de ações de graças, seguido de almoço e festividades diversas; c) A tradicional festa da comunidade, organizada todos os anos no terceiro domingo de setembro; d) O gerenciamento das questões operacionais da comunidade, através de uma diretoria da Comunidade Evangélica Santíssima Trindade, hoje composta pelo presidente, Darci Wrasse, pelo vice-presidente, Egon Heuser, pela tesoureira, Marli Rigon, pelo vice-tesoureiro, Airton Gehrke, pelo secretário, Vilmar Gehrke, e pelo vice-secretário, Elói Schneider; e) A atuação da OASE, cujas integrantes reúnem-se todos os meses, sempre na primeira quarta-feira. A ordem congrega hoje 58 membros. A cada 30 dias, em média, a OASE organiza visitas a doentes, enlutados, idosos ou membros afastados da comunidade. A diretoria da OASE é

composta pela presidente, Isolde Heuser, pela vice-presidente, Anélia Müller, pela secretária, Rosane Wrasse, pela vice-secretária, Sueli Gehrke, pela tesoureira, Edelgard Drews, e pela vice-tesoureira, Marli Rigon.; f) Ainda via OASE, o coral, dirigido pela senhora Lora Kunde, é formado por 11 vozes, além da regente; g) A Juventude Evangélica têm dois encontros mensais, sempre segundo e no quarto sábados do mês. Cerca de 15 jovens participam dos encontros, que são dirigidos pelos pastores e incluem estudo da Bíblia e jogos esportivos; h) O Culto Infantil tem 27 crianças inscritas, divididas em duas turmas, a primeira dos menores de oito anos, a segunda dos que já passaram dessa idade. O culto é conduzido por Deisi Drews, Maristela Lampert, Andreia Drews, Jociane Schünemann e Karin Almeida; i) Participação em grupos Reencontro de Casais, estruturado a nível da paróquia, que visa renovar e fortalecer os laços que unem os casais reencontristas, tendo sete casais da comunidade que participam do Reencontro; no

j) Atuação da Legião Evangélica, integrado por homens, que se reúne toda terceira terça-feira do mês para atividades diversas, que incluem ' meditação e palestras. Também funciona em nível paroquial, e é aberto a participação de todos os membros paroquiais.

Ao encerrar-se este início de um contar de toda uma história querse enumerar os ramos de famílias que compõe o Núcleo de Rincão Seco. Isto acontece com a inscrição dos sobrenomes das diferentes faimlias que atualmente integram a comunidade no Quadro 5. A cada sobrenome pertencem várias famílias, as quais totalizam os números anunciados anteriormente.

Quadro 5 - Lista de sobrenomes de famílias que integram a Comunidade Evangélica de Rincão Seco.

Almeida Arenhardt Baier Bauer Beck Becker Bock Bonn Bottura Drews Dumke Felten

François Frantz Fritz

Fruhling Gehrke Gewehr Goi Hasse Kruger Kunz

Ladwig Lamberti Ropke Ruwer Schmitt Schneider

Helbich Hetwer Heuser Hoerlle Lampert Menegassi Marques Modke Schossler Schunemann Sehnen Seibert

Huller Muller Storck

Huth

Neuberger Voigt Kamphorst Neuhaus Wolf Kleinert Pletsch Wrasse

Kluge Koester

Kogler Kunde Porstz Wust Reisdorfer Zolinger Rieger Rigon Zucolotto

Fonte: Livro de membros da Comunidade

Sim, como membros da Comunidade Evangélica Santíssima Trindade devem, contínua e permanentemente, refletir sobre o significado desse legado dos pioneiros. Devem crer e louvar o Deus - criador, aquele que se revela como o Deus da Vida, que em ato de amor criou o homem e a todas as criaturas. Devem viver a vida guiado pelo exemplo de Jesus Cristo - o Salvador. Este que fez milagres, morreu na cruz para salvar o homem, ressuscitou da morte e uniu-se ao Pai, no Céu, para junto com ele e na inspiração do Espírito Santo, iluminar o caminho de todos os cristãos que nele crêem. Está, pois, implícito no amor e respeito a esta Trindade, também o respeito ao legado dos pioneiros e a responsabilidade de levar adiante, por várias gerações, os valores, a fé, a cultura e o alto espírito empreendedor desses imigrantes.

Em assim o fazendo a Comunidade Evangélica Santíssima Trindade estará em especial glorificando a obra de Deus, comungando em Cristo e sob a luz do Espírito Santo, como bem traduz a mensagem trazida pelos Pastores Sandra Kamien Tehzy e Wagner Tehzy, atuais pastores da Comunidade, quando sob a inspiração de “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios” (Salmo 103.2) assim se manifestam: “ 100 anos! Todo este tempo a Igreja de Jesus Cristo esteve presente nesta localidade. Pregando a Palavra de Deus, testemunhando a sua fé, levando às pessoas o Evangelho de Jesus Cristo, movida pelo Espírito de Deus que é o autor e consumador da fé. Desta história iniciada por Deus há 100 anos participaram muitas pessoas cjue, unidas pela sua fé, superaram desafios e dificuldades, concretizando a presença da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no Rincão Seco - Augusto Pestana/RS. Ao comemorarmos este centenário somos gratos a Deus que concedeu ânimo e coragem àquelas primeiras famílias que aqui chegaram fazendo crescer e frutificar esta comunidade que hoje conta com Grupo de OASE, Culto Infantil, Juventude, Legião Evangélica, Reencontro de Casais, Grupo de Terceira Idade, Ensino Confirmatório, Coral da OASE, além das muitas lideranças envolvidas no trabalho comunitário. O presente livro nasceu do desejo dos membros da Comunidade de ver registrada esta sua história. E é olhando para esta história que pedimos que Deus continue abençoando esta sua comunidade, motivando pes.was ao serviço, fortalecendo a nossa fé para que nunca esqueçamos que o único e maior objetivo da Igreja é levar adiante a Mis.são de Deus, testemunhando o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas.)Pa. Sandra Kamien Tehzy e P. Wagner Tehzy).

Athayde,Orlando Z)/fl5'(organizador). Álbum Comemorativo ao Cinquentenário de Dr. Pestana. Vila Dr. Pestana, 1951. Comissão Interluterana de Literatura. Castelo Forte 2000. Porto Alegre: Ed Concórdia Ltda. 2000.

Comunidade Evangélica Santíssima Trindade. Livros de Atas de Assembléias Gerais. 1903 a 2003.

Comunidade Evangélica Santíssima Trindade. Arquivos e prontuários de membros . 1903 a 2003.

Conrad, Clóvis

Depósito de Literatura Cristã. Calendário Devocional Boa Semente. São Paulo, 2001

Festschrift der Evangelischen Kirchengemeinde und Gemeindeschule Heilige Dreieinigkeit von Rincão Seco. Evangelische Gemeinde Heilige Dreieinigkeit. Vila Dr. Pestana, Ijuí, 1954. Festschrift zur Jahrhundertfeier der Deutschen in Serra do Cadeado.

Serra do Cadeado, 1924.

Juventude Evangélica Santíssima Trindade. Livros de atas de Assembléias e reuniões. 1950 a 2003.

Lauxen, Sidéria Maria (org). Augusto Pestana 10 anos - O Caminhar de um Povo. Prefeitura de Augusto Pestana. Augusto Pestana, 1976. Lauxen, Sidéria Maiâa (org). Augusto Pestana 10 anos - O Caminhar de um Povo. Prefeitura de Augusto Pestana. Augusto Pestana, 1982.

Ludtke, Carlos Augusto (org e trad). Registro de Casamentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Paraíso do Sul. Cachoeira do Sul, 1980.

Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - Santíssima Trindade. Livros de atas de Assembléias e reuniões. 1940 a 2003.

WERLANG, Willian. História da Colônia Santo Ângelo - Volume /, ed. Pallotti. Santa Maria, 1995.

’ Há divergências em relação aos primeiros colonizadores de Augusto Pestana. A historiografia oficial do município registra as famílias Hasse e Schünemann como sendo não apenas os primeiros alemães a chegarem em Augusto Pestana, mas mesmo os primeiros imigrantes. Documento publicado pela prefeitura em 1976, quando Augusto Pestana completava dez anos de emancipação de Ijuí, traz pequeno texto, não-assinado, dando conta da vinda do imigrante Heinrich Müller, em 1892, ao território do município. Segundo o texto, a pesquisa foi feita pelo pastor Jürgen Guilherme Junge. De qualquer forma, a chegada dos imigrantes a Rincão Seco é considerado o marco inicial da colonização de Augusto Pestana.

-A Colônia Santo Ângelo foi criada pelo governo provincial em 1855. Em 1857 iniciou-se o fluxo de imigrantes alemães para a região, que se estendería até a década de 1880. A maioria era oriunda da região da cidade de Neu-Stettin, então província da Pomerânia, que pertenceu à Prússia até 1871 e à Alemanha após a unificação. Em 1945, com o final da Segunda Guerra Mundial, a Pomerânia Oriental, de onde vieram os imigrantes da Colônia Santo Ângelo, foi anexada pela Polônia. Os alemães foram então expulsos da região pelo exército polonês.

3 O Sínodo Rio-Grandense deu origem à atual Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (lECLB), à qual a Comunidade Evangélica Santíssima Trindade hoje pertence.

É a atual Igreja Evangélica Luterana do Brasil (lELB).

^ Alguns membros afirmam que o sr. Paul Huth doou a propriedade onde se encontra a sede da comunidade.

® Além da Igreja, o engenheiro Walentowitz também projetou e construiu a casa de Robert Kunde.

COMUNIDADE EVANGÉLICA SANTÍSSIMA TRINDADE 1 00 ANOS - UMA CAMINHADA NA FÉ CRISTÃ VEPOIMEhJTOS: LemJyrcm.ça^f' que/ merecem/ ertrar ne^^hMórCo/

Escreva aqui suas lembranças sobre a história do Rincão Seco para assim colaborar em uma futura edição ampliada desta obra:

Nome/endereço completo;

Entregue aos organizadores/pesquisadores desta obra ou encaminhe ao endereço abaixo:

Gustavo Arno Drews - Rua 14 de julho, 1220 - Bairro São Geraldo Fone 55-3332-4219 - 98700-000 - Ijuí - RS - e-mail: gadrews@unijui.tche.br

This article is from: