Benditas as Pessoas Pacificadoras - Habilidades de mediação e reconciliação para a Igreja

Page 61

Do conflito à Reconciliação: Um Olhar para a Dimensão Ecológica Magister Scheila Dillenburg Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Introdução De uma forma ou de outra, todos e todas nós alguma vez já estivemos envolvidos e envolvidas em alguma situação de conflito. Isso acontece porque somos seres diversos e frequentemente nossas necessidades e desejos diferem dos desejos e necessidades das pessoas com as quais convivemos. Podemos dizer que os conflitos são constitutivos nas nossas relações. Por causa disso, é inevitável que tenhamos que lidar com eles, seja de forma individual ou comunitária. Mas nem sempre nossas respostas às situações de conflito são previamente pensadas. Às vezes, elas surgem naturalmente. Nosso contexto social e cultural molda e determina a forma como percebemos, respondemos e lidamos com as situações de conflito. Também é normal associarmos os conflitos com situações ruins e arrasadoras. Embora possuam potencial de confusão e destruição, os conflitos também podem ser agentes de mudança e transformação. Quando os padrões já não mais correspondem às expectativas, quando a realidade já não mais satisfaz e representa uma ameaça à vida, nessas horas, os conflitos podem servir como oportunidades para restabelecer as conexões quebradas e recuperar o equilíbrio perdido nas relações.

59


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.