Anuário Evangélico. Ano 40. 2011

Page 33

10º mandamento

Não cobice a esposa ou o marido do seu próximo, nem as pessoas que trabalham com eles nem coisa alguma que lhes pertença.

Deus se dá a conhecer a Abraão e com ele faz uma aliança. Promete bênçãos e fidelidade a Abraão, seus familiares e a toda sua descendência (Gênesis 12). Este povo se torna escravo de um governo tirano, o rei do Egito. Como Deus tinha assumido compromisso com o seu povo Ele intervém e ajuda, através de lideranças, o povo a sair da situação de escravidão (Êxodo 3). Antes de o povo entrar na terra prometida, Deus transmite por meio de Moisés orientações para que o povo tenha uma vida abençoada e feliz. Ele repassa para o povo Dez Mandamentos. O décimo mandamento diz respeito à cobiça. O texto cita pontualmente o que não deve ser cobiçado. No final diz que nada que pertença à outra pessoa, pode e deve ser cobiçado. Conforme o Dicionário da Bíblia de Almeida, da Sociedade Bíblica do Brasil, segunda edição, a palavra cobiçar é traduzida por desejo ardente de possuir. O que significa dizer que a pessoa que cobiça vai se empenhar e vai fazer todo o possível para ter aquilo que deseja. Esta atitude fará com que a pessoa lesada tenha grandes perdas e consequentemente uma vida de muito sofrimento. Cobiçar, na minha compreensão, não é apenas apossar-se daquilo que pertence a ou-

tra pessoa ou a qualquer criação de Deus. A pessoa que cobiça é, sobretudo, uma pessoa gananciosa e egoísta, que fará de tudo para realizar os seus desejos sem se importar com que quer que seja. O que importa é minha pessoa, é amar a mim mesmo sem amar o próximo. No meu entender Deus estava preocupado, se é que dá para falar que Deus também se preocupa, de que a vida deste povo na terra prometida se repetisse o que já aconteceu no tempo da escravidão. Ou seja, que houvesse dominação de uns sobre os outros. E Deus não quer, de jeito nenhum, que haja pessoas dominadas e dominadoras. Porque a cobiça, o desejo ardente de possuir, inevitavelmente fará com que pessoas tenham vida que não é digna. Como comunidade cristã devemos nos voltar sempre de novo à figura do corpo (1 Coríntios 12), por meio da qual o Apóstolo Paulo afirma e reafirma que cada um e cada uma de nós precisa se preocupar com as outras pessoas e em especial com os mais fracos. Certamente isso só é possível na medida em que houver comunhão com Deus. Que Deus nos dê força para viver segundo o hino 166 do HPD 1 e façamos dele a nossa. P. Sinodal Ervin Barg Chapecó/SC

Oração “Dá nos olhos claros que vêem o irmão, dá Senhor ouvidos que dão atenção. Nada nos pertence, tudo Deus quer dar, quer por nós em Cristo o mundo abençoar.” Amém.

••• 31 •••


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Anuário Evangélico. Ano 40. 2011 by Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) - Issuu