Issuu on Google+

Gazeta DIVINÓPOLIS•MG | quarta-feira, 16 de abril de 2014 | ANO XX | N.º 2302| R$ 2,50

DO OESTE

Área de camping urbana

Copasa na mira da ALMG Representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estiveram ontem em Divinópolis para apurar denúncias contra a Companhia.

Moacir Coelho

Moradores de rua dormem em barracas no quarteirão fechado da Rua São Paulo.

PÁGINA 05

[nesta edição] Páscoa Impostos “comem” metade dos produtos da época. Pág. 04

PÁGINA 03

Dia Mundial da Voz A data é para alertar a população sobre a saúde vocal. Pág. 08

Feriadão

Cidade Tecnológica pode tirar Divinópolis da estagnação de mais de 40 anos O município teve crescimento significativo até meados da década de 1970 e depois perdeu sustentabilidade. A Cidade Tecnológica abre a possibilidade de negociações com investidores. Carla Mariela

Mais de 200 mil veículos devem circular pela MG-050. Pág. 05

Peixes Variação do preço em estabelecimentos pode chegar a até 84%. Pág. 04

Abertura de novas vagas de emprego em Divinópolis caiu mais de 78% em 2013

Programe-se Celebrações para a Semana Sata se intensificam a partir de hoje. Pág. 06

Carina Lelles

PÁGINA 03

Não são boas as perspectivas de novas vagas no setor confeccionista para o primeiro semestre PÁGINA 07


02 OPINIÃO

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

editorial

Não foi um bom negócio

Tereza Lada

tereza.lada@hotmail.com

Leo Santos

professorleosantos@gmail.com

Nem bem o país sepultou um grande escândalo de corrupção, com a condenação e prisão de políticos envolvidos no mensalão, e já surge outro de proporções igualmente alarmantes. Documentos aprendidos pela Polícia Federal na casa do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, registram um esquema de financiamento de campanhas eleitorais detalhado, que beneficiou predominantemente partidos da base aliada do governo. As doações de empresas que tinham e têm contratos com a Petrobras, conforme as planilhas apreendidas, iam para políticos e partidos contemplados no aparelhamento da estatal, fechando-se um ciclo de benefícios mútuos com recursos que pertencem aos contribuintes e acionistas. Costa era arrecadador de comissões, como dono de uma empresa de consultoria, desde 2012, quando deixou a direção de Abastecimento e Refino da estatal. Claramente sustentava os contatos e os negócios suspeitos no histórico de influências que teve e ainda deve ter na empresa em que atuou por oito anos. Se o tráfico de influência, com danos para uma empresa controlada pelo governo, não é motivo para a instalação de uma CPI, o que deve ser decidido nesta terça-feira, nada mais é. O problema é que muitos dos parlamentares envolvidos na decisão de criar ou não a comissão têm vínculo direto com os partidos beneficiados e com o próprio governo. Basta observar, por exemplo, que um dos maiores beneficiários das doações suspeitas, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), foi

“O esforço de todos deve ser pela preservação de um patrimônio do país. Nesse sentido, tem razão a presidente Dilma Rousseff, quando afirmou ontem que a estatal não pode ter sua imagem arranhada.”

quem convocou a presidente da Petrobras, Graça Foster, para depor no Senado ontem, com o propósito claro de barrar a CPI. Graça Foster foi à Comissão de Assuntos Econômicos com a missão, determinada pelo Planalto, de dizer que tudo que se passa na estatal está dentro da normalidade. Mesmo assim ela disse que a compra de Pasadena pela Petrobras “não foi bom negócio.” Teria sido normal a controversa compra da refinaria de Pasadena, que custou mais de US$ 1 bilhão, sem garantia de retorno do investimento. Também é encarado normalmente o envolvimento do já citado Costa com a mesma negociação e com um doleiro que está preso. E não haveria nada de estranho no fato de que, com sérios problemas de gestão, a empresa perdeu, nos últimos quatro anos, metade do valor de mercado. Há na Petrobras uma combinação de gestão temerária com indícios de delitos graves. O esforço de todos deve ser pela preservação de um patrimônio do país. Nesse sentido, tem razão a presidente Dilma Rousseff, quando afirmou ontem que a estatal não pode ter sua imagem arranhada. Mas há um reparo a fazer. A presidente entende que o prestígio da Petrobras está sendo ameaçado pelas denúncias feitas sobre sua situação econômica e financeira. Na verdade, a administração errática, e não os que apontam tal situação, é a responsável pelo desalento de acionistas e cidadãos em geral. O esclarecimento da situação da empresa passa pelas investigações já em andamento, pelas sindicâncias que o Senado tem o direito de realizar e pelo fim das manobras protelatórias e diversionistas articuladas pelo governo.

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro (1947 2004)

Diretor PRESIDENTE Fernando Marcos Rodrigues

EDITORA CHEFE Carina Lelles

Assessores Jurídicos Dr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Flávio Vaz Administração, Redação E GRÁFICA: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430 TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • gazeta@gazetaoeste.com.br O jornal não é solidário com conceitos emitidos em colunas e matérias assinadas.

Dicas para as Compras da Páscoa. TRADIÇÃO. Tradicionalmente a Semana Santa e a Páscoa são datas tradicionais para as compras de ovos de chocolate e peixes, que são bens de consumo não duráveis e, por isso, a atenção deve ser redobrada. PESQUISA DE PREÇOS. É muito importante que seja feita uma comparação entre os preços praticados por diferentes Fornecedores e sejam considerados qualidade, quantidade e preço. EM DIVINÓPOLIS. De acordo com uma pesquisa realizada nos estabelecimentos comerciais da nossa cidade, datada de 14/04/14, pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas – NUPEC, da FACED, a principal diferença encontrada no preço de ovos de Páscoa foi de 62%. A pesquisa mostra ainda a grande diferença no preço dos peixes: de 49 a 84%, e; no preço dos ovos de galinha: de 80%, no caso dos brancos e 20%, dos vermelhos. Sem dúvida a pesquisa contribuiu para comprovar a importância da pesquisa de preços antes da compra. Parabéns!

O fim do futuro Essa semana vou problematizar a nossa realidade e apresentar o caos que estamos vivendo e que poucos se interessam ou tem propriedade para debater. Para discutir um assunto tão delicado e complexo precisei me aproximar de quem me representa em suas ideias e sentimento. Para abordar esse tema vou reproduzir parte da entrevista do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que denuncia a perda de referências políticas, culturais e morais da civilização, e diz que só os jovens, com sua indignação, poderão resistir à banalização. Em uma entrevista à revista Época em fevereiro desse ano o sociólogo fala sobre como a vida, a política e os padrões culturais mudaram nos últimos 20 anos. As instituições políticas perderam representatividade porque sofrem com um “déficit perpétuo de poder”. Na cultura a elite abandonou o projeto de incentivar e patrocinar a cultura e as artes. Segundo ele hoje é moda, entre os líderes e formadores de opinião, aceitar todas as manifestações, mas não apoiar nenhuma. Para Bauman, vivemos o fim do futuro. Durante toda a era moderna,

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS. Dentre os ovos de Páscoa os números nos rótulos não são equivalentes entre as marcas e, por isso, devem ser conferidas as informações da embalagem sobre as características do produto como: peso líquido, composição (ingredientes), data de validade, preço, etc.

nossos ancestrais agiram e viveram voltados para a direção do futuro. Eles

CONTÉM BRINQUEDOS. Os ovos de chocolate que contém brinquedos devem informar a faixa etária a que se destinam; além da identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço); importador (caso o brinquedo seja importado); instruções de uso e de montagem, eventuais riscos que possam apresentar à criança; selo de segurança INMETRO, que garante que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas. Conferir essas informações constitui verdadeiro Dever do Consumidor para com a segurança e a saúde das nossas crianças e adolescentes.

vivem sem esse futuro. Fomos repelidos pelos atalhos do dia de hoje.

PROMOÇÃO. Ovos de chocolate quebrados podem ser vendidos por um preço menor, desde que isso seja devidamente informado antes para os Consumidores. Nesse caso, a troca por esse motivo (quebra) não é garantida.

consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta

ARMAZENAMENTO. O produto alimentício deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Não compre se houver sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

para o debate a tão sonhada mudança que todos querem. Um mudança

PRODUTOS ARTESANAIS. Ao optar por produtos de fabricação caseira, solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Peça nota fiscal ou, pelo menos, recibo de pagamento para garantir eventual exercício da garantia legal.

avaliaram a virtude de suas realizações pela crescente (genuína ou suposta) proximidade de uma linha final, o modelo da sociedade que queriam estabelecer. A visão do futuro guiava o presente. Nossos contemporâneos Estamos mais descuidados, ignorantes e negligentes quanto ao que virá. Durante sua fala o sociólogo aponta um caminho. Segundo ele, os jovens podem perseguir e consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Como, e se, forem capazes de pôr isso em prática, dependerá da imaginação e da determinação deles. Para que se dêem uma oportunidade os jovens precisam resistir às pressões da fragmentação e recuperar a e seus habitantes. Os jovens precisam trocar o mundo virtual pelo real. A presente entrevista me despertou um grande interesse pois ela traz que não será tão simples como se espera, pois ela demanda uma atuação de cada sujeito no seu cotidiano. Divinópolis e toda a região, para não dizer todo o país, vive a grave crise dos heróis e dos salvadores. Na prática, percebemos que esses supostos “heróis” estão distantes e não nos representam, vivemos sem qualquer perspectiva de futuro e sem qualquer referência no presente. Em tempos de crises sugiro nos aproximar, refletir sobre nós mesmos e construir coletivamente nossos projetos e nossas referências. O que estamos esperando?

PEIXES. É importante conhecer a procedência e pesquisar preço e qualidade, evitando comprar se o peixe estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinal que indicam a presença de bolor ou deterioração. Uma boa opção para a saúde do bolso são os peixes frescos da temporada, que devem ter os olhos brilhantes e as escamas presas ao corpo e estar conservado no gelo. Os congelados devem estar conservados sempre a temperaturas inferiores a 18 graus negativos e o resfriado, abaixo de zero grau. PRAZO DA GARANTIA LEGAL. Produto não durável, como alimento, tem o prazo da garantia conferido pela Lei de 30 dias, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto quando esta não tiver sido feita diretamente no estabelecimento comercial. Guarde o documento que comprova a compra e não deixe para abrir o produto depois dos 30 dias. SOLUÇÃO IMEDIATA. Ao ser constatado um vício – ou como usualmente falamos: “defeito” – ou se o produto alimentício não corresponder às informações da embalagem ou rótulo, a solução deve ser dada imediatamente pelo Fornecedor, bastando a apresentação do produto com a nota ou cupom fiscal para: ter o dinheiro de volta, outro produto igual em perfeitas condições ou o abatimento no preço. A escolha é do Consumidor. UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA PARA TODOS!

O grito de Edvard Munch 1893.


POLÍTICA 03

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Empreendimentos na Cidade Tecnológica podem definir marco divisório na economia de Divinópolis Empresário explica que a cidade perdeu sustentabilidade desde a década de 1970 e que hoje tem poucas indústrias de tecnologia Carla Mariela

Carla Mariela

carla.mariela@gazetaoeste.com.br

A aprovação do projeto da Cidade Tecnológica, que ocorreu na última quinta-feira (10) na Câmara de Divinópolis, pode trazer a volta do desenvolvimento da cidade que tem hoje cerca de oito mil Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs). Porém, 95% deste total é de pequenos estabelecimentos. Bares, restaurantes e lojas formam o maior montante dos cadastros, segundo o empresário, Antônio Carlos Pereira de Oliveira. Para ele, a cidade teve crescimento significativo até meados da década de 1970 com a abertura de fundições e siderúrgicas, mas no final da mesma década, essas empresas foram se transferindo para outros municípios, como a cidade de Cláudio. “O que mais assusta é a posição de arrecadação da cidade hoje. Entre 1974 e 1976 nós chegamos a ser a sétima cidade em arrecadação em Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações

de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) do Estado. Não fomos sempre a sétima, mas sempre estávamos nesta média. Hoje estamos disputando a 28ª, 30ª posição em arrecadação”, esclarece. De acordo com o empresário, a aprovação da Cidade Tecnológica abre a possibilidade de negociações. “Nós passamos a poder discutir com os investidores. A Universidade Federal de São João del-Rei já reservou 110 mil metros e quer começar a construir imediatamente, para iniciar cursos de Zootecnia e Veterinária. Já são dois cursos que nós não tínhamos aqui. O Cefet reservou uma área de 20 mil metros. Está havendo negociação com a PUC e o projeto é para trazer investimento tecnológico”, explica. Ainda de acordo com Antônio Carlos, outras três indústrias estão interessadas em terrenos. “Inclusive uma é de laboratório, mas é só conversa por enquanto, ninguém me deu nome ainda. Até por que uma indústria dessas não autoriza você a publicar.

“Representa para o município mais renda, mais tecnologia, mais mão de obra qualificada. Divinópolis já perdeu demais.”

Para o empresário, Antônio Carlos, a Cidade Tecnológica passa a ser um marco divisor

Ela define estrategicamente que está perto de Belo Horizonte, tem rodovia, tem uma boa rede de faculdades e hospitaleira.” Expectativa Antônio Carlos revela que procurou os vereadores e explicou a importância da Cidade Tecnológica por medo que o projeto não fosse aprovado e a cidade perdesse mais uma vez. “Por isso que eu me envolvi,

porque nós não poderíamos perder mais uma chance dessas. É como uma partida de futebol, o juiz marca um pênalti. Você não sabe se o pênalti vai virar gol, mas é um pênalti e a possibilidade é muito grande.” Para o empresário, a Cidade Tecnológica representa muito para o setor empresarial, mas muito mais para o município como um todo. “Representa para o município mais renda,

mais tecnologia, mais mão de obra qualificada. Divinópolis já perdeu demais. Divinópolis tem tudo nas mãos, nós estamos em uma localização que, para aonde você for, se passa por Divinópolis. Nós temos entroncamento com a BR-494, com a BR-262, MG-050”. Marco Divisor Para o empresário, a Cidade Tecnológica passa a ser um marco divisor. “Nós estamos di-

vidindo antes e depois da Cidade Tecnológica. Ela, por ser somente criada não adianta, tem que ser igual a uma criança e agora tem que ser educada, retratada, dirigida. Cabe agora nós termos a força política que são dois deputados federais, um deputado estadual. Temos o prefeito do mesmo partido do nosso governador. Agora é aproveitar esse calor da aprovação para não deixar se esfriar e começar a trabalhar fundo”.

Representantes da ALMG vêm a cidade para apurar denúncias contra a Copasa Divulgação

Carina Lelles

carina.lelles@gazetaoeste.com.br

Estiveram presentes na reunião da Câmara de ontem dois representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os dois vieram colher informações sobre denúncias de irregularidades relacionadas à Copasa. Todas as informações serão apresentadas em uma Audiência Pública que será realizada na capital mineira. O assessor do deputado estadual, Rogério Correia, Simeão Celso, e o assessor do deputado federal, Nilmário Miranda, Genilson Cruz, estiveram ontem em Divinópolis com o intuito de comprovar algumas denúncias feitas pela população. “O deputado estadual,

Rogério Correia, e o deputado federal, Nilmário Miranda, estiveram na cidade há cerca de três meses e a comunidade encaminhou várias denúncias contra a Copasa”, ressalta Simeão. De acordo com o assessor, as denúncias são relacionadas à poluição do Rio Itapecerica, à falta de tratamento de esgoto e à cobrança da taxa de esgoto sem que o serviço seja realizado. Além disso, houve denúncias da edificação de condomínios com a construção de coleta de esgoto que não comporta a quantidade produzida. Simeão ressalta que o deputado, Rogério Correia, aprovou um requerimento na Comissão de Assuntos Municipais no dia 18 de março para verificar todas estas de-

FALE COM A REDAÇÃO:

Os assessores do deputado estadual, Rogério Correia, e do deputado federal, Nilmário Miranda, estiveram na cidade ontem para apurar denúncias feitas pela população contra a Copasa

núncias. “Estamos em Divinópolis para fazer um apanhado geral destas denúncias, através de filmagens e fotografias, para que seja encami-

redacao@gazetaoeste.com.br

nhado para o Ministério Público e para servir de subsídio para que a Comissão apresente os dados em uma Audiência Pública que vai ter,

(37) 3071-3387

onde a Copasa será chamada para solucionar os problemas apontados pela população.” A data para a realização da

Audiência Pública será marcada após o término do trabalho de coleta de material para comprovar as denúncias.

(37) 9824-8849


04 CIDADES

Fernando Rodrigues

fernando@gazetaoeste.com.br

FERIADÃO O feriadão começa hoje para servidores públicos das três esferas. Com a decretação do ponto facultativo para amanhã, Câmara, Prefeitura e todo o serviço público federal e estadual na cidade encerram as atividades hoje. Serão cinco dias sem atendimento ao público, com o expediente se normalizando somente na terça-feira, dia 22. Com o país vivendo um período instável em sua economia, a inflação subindo e o governo tentando tapar o sol com a peneira, ficar cinco dias sem trabalhar é realmente um grande prejuízo. PETROBRAS Engana-se quem pensa que os fatos nacionais não trazem reflexos diretos na economia de suas cidades. A situação da Petrobras, por exemplo, reflete claramente no mercado. Envolvida em um sem fim de escândalos, alvo de uma ruidosa CPI, a Petrobras vê seus papéis despencando na Bolsa de Valores. Com isso, o mercado fica instável, pois trata-se da maior empresa brasileira. E todos sabem o que ocorre quando a Bolsa de Valores começa a despencar. Dólar em alta, especulações por todos os lados e o reflexo direto na vida de todos. PETROBRAS II A presidente Dilma Roussef precisa se explicar com urgência sobre o grande volume de denúncias contra a Petrobras. A empresa sempre foi uma das mais sólidas e confiáveis e está sendo sucateada pelo governo do PT, com a credibilidade em baixa e sob suspeita de ter sido usada para corrupção e pagamento de propina. A CPI que está para ser instalada para investigar a empresa poderá ser o fiel da balança nas eleições de outubro. MUSA O Guarani suou sangue para se garantir na primeira divisão. Já quem deu de balaiada foi a musa do Clube, Renata Martins, eleita a Musa do Campeonato Mineiro. Pode parecer pouca coisa, mas é um título importante para o Clube e para Renata, que soube muito bem defender o vermelho e branco. Além disso, finalmente, o Guarani conquista um título. EMPREGO O desempenho do mercado divinopolitano na abertura de novas vagas de emprego no ano passado foi vergonhoso. Apenas 257 vagas, número inexpressivo diante de resultados de anos anteriores. Divinópolis ficou atrás de cidades de menor porte como Bom Despacho, Lagoa da Prata e Cláudio. Este número, sem nenhuma dúvida, deve ser um alerta para nossas autoridades, que precisam implementar uma política real de novos empregos para o município. Na verdade, o problema não é só deste governo. Nas administrações passadas nunca houve um trabalho específico para aquecimento do mercado. SALÁRIO MÍNIMO O governo já sinaliza para o valor do salário mínimo no ano que vem. Com estimativa de crescimento da economia de 3% e inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5% para 2015, o governo encaminhou ontem ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 (LDO-2015). Pelo projeto, o salário mínimo será reajustado em 7,71% e vai ficar em R$ 779,79 em 2015. Para o trabalhador parece um reajuste pequeno, mas está acima do índice de inflação oficial previsto para o ano. E para as empresas e especialmente a Previdência Social, o aumento reflete de forma pesada em seus orçamentos.

Preço de peixes comercializados em Divinópolis pode variar até 84% entre os estabelecimentos Lorena Silva

Benedito Souza escolhe o peixe que leva para as refeições da família durante a Semana Santa. Lorena Silva

lorenasilva@gazetaoeste

O bacalhau, prato que já virou tradição dos brasileiros durante a Semana Santa, assim como os demais peixes, aumentam as vendas de supermercados e peixarias de Divinópolis esta semana. Mas os consumidores que não abrirem mão desses produtos na hora das refeições devem estar atentos na hora de sair às compras. Uma pesquisa realizada neste mês pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas da Faced (Nupec), nos principais supermercados de Divinópolis, revelou uma variação de até 84% entre o valor mínimo e o valor máximo do preço de peixes comercializados nessa época. Segundo dados da pesquisa, o quilo do bacalhau Porto apresentou uma variação entre os

Prateleiras dos estabelecimentos estão abastecidas com bacalhau.

estabelecimentos de 49% e o bacalhau Saithe uma variação de 46%. Entre os principais peixes vendidos nesses locais, o Piramutaba –pacote com 600g – apresentou uma variação de 11%, enquanto o quilo do filé de Dourado foi de 46%. O quilo do filé de Merluza foi o que apresentou a maior diferença, de 84%. O preço dos peixes agrada a todos os bolsos, já que podem variar de R$2,35 até R$48,90. VENDAS De acordo com José Eustáquio, proprietário de uma peixaria na cidade há 14 anos, em comparação com 2013, a venda de pescados teve uma queda de quase 25%. Ainda assim, a procura por bacalhau e outros peixes nesta época tem sido grande. “Além do bacalhau, muitos outros peixes têm sido procurados nessa época. Os que mais saem são

que percebeu um aumento. “Tenho costume de comprar sempre, e nessa semana percebi que ele está mais caro. Mas como tudo durante a quaresma é mais caro, estou levando mesmo assim”, argumenta. CUIDADOS José Eustáquio dá dicas para o consumidor na hora da compra do bacalhau. “Para escolher o consumidor deve estar atento à sua consistência e claridade, pois quando é descongelado o bacalhau escurece. Além disso, deve olhar bem o local onde o produto está estocado”. O gerente Rodolfo complementa. “A temperatura ideal de congelamento também deve ser observada, assim como os dados nutricionais do produto e o frigorífico responsável pelo seu fornecimento.”

Instituto aponta que preços de produtos da Páscoa podem ter mais de 50% de tributos Lorena Silva

lorenasilva@gazetaoeste

Na hora de escolher um ovo de Páscoa, muitos são os sabores escolhidos pelos consumidores para o seu recheio. Engana-se quem pensa que o recheio mais comum entre os ovos de Páscoa tem sido o chocolate. Na realidade, o produto é recheado, em grande parte, pela sua carga tributária: 38,53% de seu valor é de impostos. Outros produtos da Páscoa, como o bacalhau e o vinho, por exemplo, também

têm carga tributária elevada. No caso do vinho, 54,73% do valor é de impostos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que divulgou em um estudo a carga tributária de várias produtos relacionados à Páscoa 2014. O bacalhau, um dos produtos mais tradicionais utilizados pelos brasileiros no mês da Semana Santa, tem 43,78% de carga tributária. Já a colomba pascal tem 38,68%. Para as famílias que não se reúnem em casa para o almoço de

POLÍTICA II Por falar na corrida para a Assembleia, na edição de ontem a Gazeta do Oeste publicou o último balanço da Justiça Eleitoral, que registrou 150.175 eleitores. A estimativa é que em outubro mais de 152 mil eleitores estejam em condições de voto na cidade. A continuar nesse ritmo nos próximos 10 anos, se tanto, Divinópolis passará a casa dos 200 mil eleitores e, com isso, as eleições municipais passam a ser disputadas em dois turnos. Se em um único turno já dá emoção, imagine em dois. Fernando Rodrigues Diretor do Grupo Gazeta do Oeste de Comunicação

o Cascudo, que tem um preço mais acessível, a Dourada, o filé de Piratininga e o filé de Panga”, explica. Para o gerente comercial de uma rede de supermercados do município, Rodolfo Mendes, o consumo de peixes só tende a aumentar, já que é um alimento saudável e atualmente a internet possibilita que os consumidores conheçam muitas receitas que envolvem o produto. “Como brasileiro deixa tudo para última hora, acredito que a tendência é que essa semana seja a grande responsável pela venda desse segmento”, aposta. O aposentado, Benedito Souza, foi uma dessas pessoas que deixou a compra do peixe para essa semana. “Na minha casa ninguém gosta de bacalhau, então estou levando o Cascudo mesmo”. Sobre o valor do peixe, o aposentado diz

Páscoa e preferem ir a um restaurante, a notícia é que também não escaparão da carga tributária, já que 32,31% do valor investido no almoço será de impostos. O chocolate em barra e os bombons também têm tributos elevados: 38,60% e 37,61%, respectivamente. O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, afirma

Lorena Silva

POLÍTICA O movimento político deve esquentar em Divinópolis antes da Copa. No momento sinaliza-se com a possibilidade de até 10 candidatos a deputado estadual em outubro, mas este número certamente cairá, pois muitos ficarão satisfeitos com uma boa proposta de emprego e abandonarão a corrida. O que vai gerar surpresa é a posição de alguns candidatos, antes ferrenhamente contra os tucanos, e que agora vão aparecer aliados a partidos da base governista em Minas. Quem viver verá.

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Quase 39% do valor dos ovos de Páscoa é de impostos

que a maioria dos brasileiros poderia desfrutar de mesas mais fartas se não houvesse o excesso de tributação. “Os produtos da Páscoa normalmente são superonerados de tributos. Com menos carga tributária, maior seria a demanda de emprego e renda em todos os setores”, relata Olenike, em matéria publicada no site do IBPT.

Produtos típicos da Páscoa

Carga tributária

Almoço em restaurante

32,31%

Bacalhau importado

43,78%

Batata

11,22%

Bombons

37,61%

Cartão de Páscoa

37,48%

Chocolate

38,60%

Coelho de pelúcia

29,92%

Colomba pascoal de chocolate

38,68%

Hospedagem em hotel

29,56%

Ovo de Páscoa

38,53%

Peixes

34,48%

Refrigerante (lata)

46,47%

Refrigerante garrafa

44,55%

Vinho

54,73% Fonte: IBPT


CIDADES 05

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Quarteirão fechado da Rua São Paulo gera polêmica em Divinópolis Marco Aurélio Braga

Pollyanna Martins

pollyanna.martins@gazetaoeste.com.br

Ele é um dos quarteirões mais movimentados de Divinópolis. É comum passar pelo quarteirão fechado da Rua São Paulo, no centro da cidade, e ver idosos sentados conversando, pessoas passando por todos os lados e o comércio do local cheio. Mas o quarteirão tão conhecido pela população está aos poucos se transformando em um grande lixão e área de camping para moradores de rua. A praça do quarteirão onde fica a Câmara Municipal, a Receita Federal de Divinópolis, a sede urbana de um tradicional clube, entre outras lojas, está abandonada pelo poder público. Comerciantes e moradores do local reclamam do descaso. O quarteirão fica lotado de lixo durante todo o dia e, para piorar a situação, moradores de rua armam barracas para dormir

durante a noite, fazendo do local um verdadeiro acampamento. Indignado com a situação, o colunista da Gazeta do Oeste, Marco Aurélio Braga, fez um desabafo em uma rede social: “Eles [poder público] devem estar querendo deixar o espaço como área de camping para os moradores de rua pernoitar e, durante o dia, como espaço de coleta de lixo dos catadores de papel e cães ávidos por restos de comida.” E completou questionando as autoridades sobre um projeto de revitalização, feito para reformar a praça, mas que nunca saiu do papel. “Esta mesma praça, no Centro da cidade, teve projeto do arquiteto Rodrigo Amaral, funcionário concursado da Prefeitura, aprovado e reforma prometida pela administração municipal há um ano, e hoje as fotos contam a realidade das coisas por aqui.” A assessoria de imprensa da Prefeitura de Divinópolis disse em nota que: “A equipe de

abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) realiza o cadastro e identificação da população de rua e essas pessoas são encaminhadas ao serviço do migrante, que funciona na rodoviária, para que eles sejam direcionados à cidade de origem. Até momento, estão cadastradas 86 pessoas. Existe ainda um trabalho sistemático com dependentes químicos através do acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade”. Mas não soube informar sobre as barracas que estão sendo montadas na região, uma vez que precisam do nome dos moradores de lá, para saber se fazem parte deste cadastro. Sobre o projeto aprovado para a revitalização da Praça, a assessoria não soube informar por que não saiu do papel, pois o arquiteto mudou de Secretária. Mas que pequenas mudanças foram feitas, como a retirada de uma banca de jornal.

Moradores armam barracas para passar a noite

Concessionária estima que 225 mil veículos passem pela MG-050 no feriadão Campanha educativa vai alertar motoristas para garantir bom desempenho no trânsito Carina Lelles

Jotha Lee

jotalee@gazetaoeste.com.br

meio dia, e segunda-feira, de 16h a meia-noite.

O movimento de veículos no sistema MG-050 durante o feriado prolongado, que começa na sexta-feira e vai até segunda-feira, 22, deverá aumentar a partir da tarde de amanhã, quando a grande maioria das pessoas inicia viagem. A rodovia é uma das mais movimentadas de Minas, já que dá acesso ao Sul do Estado e a Furnas, regiões mineiras mais procuradas por turistas. A Concessionária Nascentes das Gerais, que administra o trecho da 050 que vai de Juatuba, região metropolitana de Belo Horizonte, a São Sebastião do Paraíso, divisa de Minas com São Paulo, informa que até segunda-feira a estimativa é que 220 mil veículos circulem por todo o trecho. Ainda de acordo com a concessionária, amanhã e sexta-feira, a previsão é que 50 mil veículos utilizem a via. Na segunda, quando acontece o retorno, 60 mil veículos deverão utilizar o trecho. A Nascentes das Gerais alerta aos motoristas de caminhões que transportam cargas especiais para ficarem atentos à portaria do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que estabelece restrição para a viagem nos seguintes dias e horários: amanhã, entre 16h e meia-noite, sexta-feira, entre 6h e

OBRAS NO TRECHO Em razão das obras de reformas e duplicação da MG-050, os motoristas devem redobrar a atenção em alguns trechos, especialmente em caso de dirigir sob tempo chuvoso. A meteorologia aponta possibilidade de chuva para amanhã à tarde e à noite no trecho, período em que a maioria pega a estrada. E, para segunda-feira, a previsão indica possibilidade de chuva em pontos isolados de toda região cortada pela rodovia, principalmente à tarde e à noite. Três trechos em obras de duplicação merecem atenção especial e ficam em Azurita, Itaúna e Divinópolis, próximo à ponte sobre o Rio Itapecerica. Também há o percurso entre Divinópolis e São Sebastião do Oeste, que recebe obras de correção. A concessionária informa que não será preciso usar pare-siga, mas reforça a necessidade de mais atenção nesses pontos, especialmente obedecendo a sinalização quanto ao limite de velocidade. No domingo de Páscoa a Concessionária reforçará suas equipes em serviço no Centro de Controle Operacional, nos postos de Atendimento ao Usuário, nas praças de pedágio, nos guinchos e nas viaturas de inspeção de tráfego. A Polícia

Concessionária alerta para cuidados redobrados nos trechos em obra, como este, próximo ao Vila Romana.

Militar e o Corpo de Bombeiros estarão com efetivos ampliados. CAMPANHA Começa amanhã e vai até segunda-feira a campanha educativa promovida pela Nascentes das Gerais em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, com o objetivo de alertar aos motoristas para a “prática da cidadania no trânsito e assim reforçar a importância dos cuidados ao dirigir, o uso do

cinto de segurança e do crime de dirigir sob efeito de álcool”. O Estudo Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), produzido pelo Ministério da Saúde, apontou que 21% dos acidentes de trânsito em todo o Brasil estão relacionados diretamente ao consumo de álcool. “Se os motoristas optarem em valorizar a vida, com boas práticas no trânsito, podemos diminuir consideravelmente os acidentes”, afirma Marcelo Aguiar, gestor

de operações da Concessionária Nascentes das Gerais. Hoje haverá bases comunitárias da Polícia Militar oferecendo um enfermeiro para aferir a pressão dos usuários da rodovia. Essas bases estarão nas praças de pedágio de São Sebastião do Paraíso, Passos e Capitólio. Em todas as praças ocorrerá a distribuição de adesivos refletivos para motos. Entre o material distribuído haverá panfletos da campanha

“Foi Acidente ou Imprudência? Inclua a segurança em seu caminho” e também a entrega de pequenos volantes de papel com mensagens educativas. A concessionária informa ainda que os usuários também receberão a cartilha “Dúvidas? A Nascentes das Gerais responde”, contendo informações sobre a empresa, detalhes da via, investimentos, impostos pagos, obras entregues e a serem realizadas e balanços de serviços prestados.


06 cidades

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Igrejas Católicas fazem programação para Semana Santa

Pedro Campos

Pollyanna Martins

pollyanna.martins@gazetaoeste.com.br

A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos e termina do Domingo de

Páscoa. Entre estes sete dias, as Igrejas Católicas fazem uma programação especial de missas e via sacras pelas ruas da cidade. Este ano o feriado será entre os dias 18 e 21 de abril, mas as celebrações já começaram e se intensificam a partir de hoje.

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO (SANTUÁRIO): Avenida 21 de Abril, nº 655, Centro. Quarta-feira 7h - Celebração Santa Missa 16h - Celebração da Santa Missa com Unção dos Enfermos 19h - Celebração da Santa Missa 20h - Via Sacra Quinta-feira 9h - Missa do Crisma (Catedral Divino Espírito Santo) 19h - Celebração da Ceia do Senhor e Lava-Pés. Em seguida, trasladação do Santíssimo e adoração com vigília até meia noite. Sexta-feira 7h - Via Sacra nas ruas próximas ao Santuário com “quadros vivos.” 15h - Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus Cristo, com o canto da Paixão. Sábado 20h - Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal na Praça Benedito Valadares. Em seguida, procissão luminosa até o Santuário, com continuação da celebração da vigília. Domingo

As igrejas já estão com a programação para a Semana Santa

6h - Procissão da Ressurreição do Senhor. 9h, 16h30, 18h e 19h30, - Celebração da Santa Missa.

PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO (CATEDRAL): Praça Dom Cristiano, nº 241, Centro. Quarta-feira

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA: Rua Iguatama, nº 497, bairro Bom Pastor

16h - Celebração Eucarística com administração do Sacramento da Unção para enfermos.

19h30 - Missa da Família, cerimônia penitencial.

19h - Início da Celebração Eucarística nos locais onde se encontram as imagens, Casa Samaritana e Igreja Santo Expedito, até a proclamação do Evangelho. Em seguida, procissão até a Praça São Sebastião, Sermão do Encontro e continuação da Celebração Eucarística.

Quinta-feira

Quinta-feira

19h30 - Missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, com Cerimônia lava-pés.

9h - Missa do Crisma.

Quarta-feira 18h - Recitação da Devoção do Santo Terço.

Sexta-feira 4h - Concentração e início da caminhada penitencial rumo à Gruta de Nossa Senhora de Fátima. 15h - Solene Ação Litúrgica com a Proclamação da Paixão, adoração da cruz e comunhão eucarística. 20h - No Centro de Evangelização João Paulo II, encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Após, Sermão do Descendimento e procissão com imagem do Cristo Morto. Sábado 8h - Mutirão de limpeza do Santuário para a Páscoa do Senhor. 20h - No Centro de Evangelização João Paulo II, início da solene celebração da vigília Pascal, com bênção do Fogo Novo, incisão do Círio Pascal, Proclamação da Luz e procissão com o Círio Pascal. Após a procissão, solene Proclamação da Páscoa, liturgia batismal e eucarística.

19h - Celebração Eucarística da ceia do Senhor, cerimônia do Lava-Pés. Em seguida, trasladação do Santíssimo Sacramento para a capela no Centro Pastoral, onde haverá vigília. Sexta-feira 8h - Via Sacra da Fraternidade. 15h - Solene Ação Litúrgica, com Veneração e beijo da Cruz com distribuição da Sagrada Comunhão.

PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU: Rua Euclides da Cunha, nº 421, bairro São Judas. Quarta-feira 19h30 - Procissão saindo das residências onde estão depositadas as imagens até a Matriz, onde terá o Sermão do Encontro e a Santa Missa. Quinta-feira 19h30 - Santa Missa Solene da Instituição da Sagrada Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento do Amor. A partir das 21h começará a vigília. Sexta-feira 5h - Segunda caminhada rumo à Gruta de São Judas Tadeu, saída da Praça da Bíblia. 15h - Celebração da Paixão e Morte do Senhor Jesus: Liturgia da Palavra, Adoração ao Crucificado e Comunhão Eucarística.

19h - Encenação da Paixão e Morte de Cristo segundo o Evangelho de Matheus e procissão com as imagens de Nosso Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores.

19h30 - Via Sacra percorrendo as ruas da comunidade. Em seguida, Sermão do descendimento da Cruz e procissão do enterro do Nosso Senhor Jesus.

Sábado

Sábado

19h - Bênção do Fogo Novo e preparação do Círio Pascal em frente à Catedral. Proclamação da Páscoa, Celebração Eucarística, Renovação das Promessas do Batismo. Em seguida, solene procissão da Ressurreição do Nosso Senhor Jesus e Bênção do Santíssimo.

19h30 - Bênção do Fogo Novo, preparação para o Círio Pascal, procissão em direção à Matriz, Solene Proclamação e Celebração da Páscoa com a procissão da Ressurreição.

Domingo

Domingo

6h - Alvorada festiva.

7h, 9h - Celebração Eucarística da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

9h - Santa Missa com a participação das crianças.

6h30 - Início da procissão festiva como Santíssimo Sacramento. Após a procissão, Bênção Sacramento e Missa Solene da Ressurreição do Senhor.

18h30 - Procissão do Triunfo de Nossa Senhora. Em seguida, Celebração Eucarística da Ressurreição e Coroação da imagem de Nossa Senhora e encerramento das solenidades da Semana Santa.

Domingo

10h - Celebração do Batismo. 19h30 - Santa Missa com a Coroação de Nossa Senhora, Rainha do Céu e da Terra, participação dos Filhos de Maria.

ALISSON SOLUÇÕES EM GÁS

Quem lê, sabe mais

DESDE 1967 Canalização de gás Conserto de fogão Teste de estanqueidade Tel.: 37 3221-1066 / E-mail: erikacorgozinho@hotmail.com Rua Sergipe, 861 (contra esquina com a Amazonas) - Centro


CIDADES 07

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Geração de novos empregos em Divinópolis no ano passado ficou abaixo de sete cidades da região Município começa 2014 no mesmo ritmo do ano passado e perspectivas não são boas Carina Lelles

Jotha Lee

jotalee@gazetaoeste.com.br

Um balanço exclusivo realizado pela Gazeta do Oeste junto ao Ministério do Trabalho e Emprego aponta que a geração de empregos em Divinópolis, no ano passado, teve fraco desempenho ao se comparar com cidades de menor porte e com menor movimentação no mercado de trabalho. O município fechou o ano com o saldo de apenas 257 vagas e, para isso, pesou o desempenho da construção civil, que encerrou 2013 com demissões, o mesmo ocorrendo com o setor de serviços, dois segmentos importantes e decisivos na abertura de novas vagas de empregos. Os dois primeiros meses do ano, embora com saldo positivo, apontam que o número de novas vagas com carteira assinada não deverá ter desempenho muito diferente de 2013. Em janeiro e fevereiro foram admitidos no mercado formal de trabalho 5.521 trabalhadores e demitidos 5.396, com um saldo de apenas 125 novas vagas abertas. Embora a abertura de novas vagas tenha sido praticamente insignificante na cidade no ano passado, nos últimos seis anos, Divinópolis foi a cidade da região que ofertou o maior número de postos no mercado formal de

trabalho, com 9.396 novos empregos. A cidade que mais se aproximou foi Nova Serrana onde, no mesmo período, foram abertos 7.162 novos postos de trabalho. QUEDA BRUSCA O mercado de trabalho com carteira assinada sofreu uma queda brusca no ano passado em Divinópolis, ligando o alerta vermelho quanto à necessidade de uma política mais arrojada em busca de reaquecimento da economia local. Se em 2013 a cidade teve apenas 257 novos empregos, nos cinco anos anteriores a situação foi bem diferente. Em 2008 foram abertas 1.108 novas vagas, subindo para 1.273 em 2009. Já em 2010 ocorreu o melhor desempenho do mercado de trabalho local, com 3.216 vagas, caindo para 2.463 em 2011 e regredindo ainda mais em 2012, com 1.179 vagas. A queda nas vagas de trabalho com carteira assinada em Divinópolis, na comparação entre 2013 e 2012, é assustadora. Se em 2012 o mercado abriu 1.179 postos novos, em 2013 foram apenas 257, ou seja, perda de 78,20%. O pior desempenho dos últimos seis anos teve reflexo direto nas atividades comerciais, com vendas abaixo do esperado e aumento no número de inadimplentes. Os setores da construção civil,

Comparativo de abertura de novas vagas de emprego com carteira assinada no ano passado:

O mercado formal de empregos para o setor confeccionista só deve melhorar no segundo semestre

comércio e indústria foram os que mais contrataram em 2013. Em contrapartida, também foram os que mais demitiram, contribuindo decisivamente para o fraco desempenho. PERSPECTIVAS Para o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), Antônio Rodrigues Filho, as perspectivas para 2014 não são animadoras em todos os setores. Especificamente para o setor confeccionista, ele

afirma que “a expectativa para o primeiro semestre não é das melhores”. Antônio Rodrigues acrescenta que “este é um ano atípico, com a Copa do Mundo seguida de eleições, e isso vai gerar atrasos para o lançamento das coleções”. Para ele, o segundo semestre poderá ser diferente, pois com a chegada do verão, historicamente, o mercado confeccionista sente positivamente os efeitos da estação. “O verão é totalmente diferente para o mercado da moda”, assegura ele.

MUNICÍPIIO

VAGAS/2013

Nova Serrana

1.427

Lagoa da Prata

1.273

Bom Despacho

900

MUNICÍPIO

VAGAS 2008/2013

Pará de Minas

755

Divinópolis

9.396

Itaúna

720

Nova Serrana

7.162

Cláudio

483

Pará de Minas

5.757

Formiga

400

Itaúna

4.932

Divinópolis

257

Lagoa da Prata

4.541

Comparativo de cinco das principais cidades da região no período de 2008 a 2013

CURIOSIDADES O levantamento realizado pela Gazeta do Oeste com exclusividade mostra algumas curiosidades na atividade regional do mercado formal de trabalho. Divinópolis, por exemplo, iniciou o ano com 55.651 pessoas trabalhando com carteira assinada. Comércio e o setor de serviços continuam sendo os maiores empregadores do município, porém, com fraco desempenho no início de 2014. Nos dois primeiros meses do ano o setor comercial abriu somente 22 novas vagas, mas contribui para o emprego atual de 15.386 trabalhadores com carteira assinada. O setor de serviços fechou janeiro e fevereiro com saldo negativo de cinco empregos, porém, com 20.711 pessoas trabalhando formalmente. A cidade de Nova Serrana, que nos últimos anos vem apresentando crescimento acima da média em razão do forte desempenho do setor calçadista, abriu 7.162 novos postos de trabalho nos últimos seis anos e é a segunda da região nesse período. Entretanto, o ano de 2011 foi o pior para a economia local, fechando com saldo negativo de 617 vagas de trabalho. O melhor desempenho da cidade ocorreu em 2010, com 3.366 novos empregos.


08 CIDADES

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Saúde vocal, um grito pela atenção da população Mariana Gonçalves

Mariana Gonçalves

mariana.goncalves@gazetaoeste.com.br

Hoje se comemora o Dia Mundial da Voz e para marcar a data a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) está promovendo a 15ª edição da campanha Seja Amigo da Sua Voz. O objetivo é orientar a população sobre os hábitos saudáveis para a manutenção da saúde vocal, bem como advertir a respeito dos perigos do mau uso da voz. Cuidar da saúde da voz é tão importante quanto cuidar da saúde das demais partes do corpo. A fonoaudióloga, Carolina Braga

Almeida, explica que o melhor remédio para a voz é a água. “Do mesmo jeito que o motor do carro precisa de óleo, nós precisamos hidratar a nossa voz com água”, completa. Mas a ingestão de água deve ser seguida de alguns critérios, pois o líquido não pode estar muito gelado e nem muito quente, o ideal é que esteja em temperatura ambiente. As cordas vocais necessitam de cuidados simples. A falta deles pode acarretar sérios problemas. É recomendável comer pelo menos uma maçã por dia. A fruta tem ação adstringente, ou seja, “limpa” a garganta

trazendo alívio e bem-estar.

essa questão do frio com o quente causa um choque nas cordas vocais bastante perigoso”, afirma. A fonoaudióloga cita ainda que agasalhar demais a região do pescoço não é aconselhável. Falar em alto tom diariamente também não. Segundo ela, no país os maiores casos de adoecimento da voz estão entre os professores, pois estes profissionais forçam a voz muitas vezes ao dia.

FATORES DE RISCO Almeida conta que existem hábitos praticados no dia a dia pela população que são fatores de extrema influência para o adoecimento da voz. “O cigarro é um grande problema porque afeta tanto a saúde de quem está fumando quanto de quem não fuma, porém, inala a fumaça. Além disso, temos a exposição ao ar condicionado e, principalmente, à poeira. Tem pessoas que no frio costumam ingerir um caldo quente, combinando essa refeição com uma cerveja gelada, Arquivo GO

SINTOMAS SILENCIOSOS Em muitos casos a voz não apresenta sintomas perceptíveis de doença. De acordo com Almeida, o sintoma mais conhecido é a rouquidão. Caso esta dure mais do que quatro dias a ajuda de um profissional já é indicada. “Os exames mostram se há nódulos na prega vocal ou algum tipo de edema. A rouquidão quando não é tratada pode gerar a perda total da voz. Por isso, ao perceber uma falha na voz, ou aquela voz mais ‘soprosa’, não deixe de procurar um médico”, completa a fonoaudióloga. A população deve se atentar a qualquer diferença sentida na voz. A automedicação não deve ser aplicada, pois pode mascarar doenças sérias como o câncer de laringe. O primeiro sintoma desta doença é o indicativo da localização da lesão. Por exemplo, a dor de garganta sugere tumor supraglótico e rouquidão indica

Carolina Almeida, fonoaudióloga

tumor glótico e subglótico. O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de outros sinais e sintomas como a alteração na qualidade da voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um “caroço” na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispneia (dificuldade

para respirar ou falta de ar). O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área. Aproximadamente dois terços desses tumores surgem na corda vocal e um terço acomete a laringe supraglótica (acima das cordas vocais).


polícia 09

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Bastidores da Polícia com J.Batista programajbatista@gmail.com

Bastidores da Policia LEI SECA Sempre que mexem nas leis elas ficam piores. Criaram a lei seca, a mesma tinha punições para quem estava dirigindo com sintomas de embriaguez, o que colocava a pessoa em lide e as demais em risco. Como isso nunca funcionou bem porque deixaram uma brecha na tal lei em que o elemento não é obrigado e passar pelo teste do bafômetro, a coisa nunca deu resultados. A não ser para os menos esclarecidos que não têm conhecimento de nada e acabam pagando o pato. Muito bem, agora fizeram alterações na tal lei. Com a mexida a coisa facilitou para quem bebe e dirige. O entendimento se baseia na alteração da parte principal do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, que retirou a expressão “concentração de álcool.” Sob esse argumento, foram rejeitadas denúncias do Ministério Público contra motoristas flagrados com quantidade proibida de álcool no sangue, e outros foram absolvidos. Motoristas pegos no teste do bafômetro, mas que não demonstram estar embriagados, estão sendo absolvidos na Justiça graças a uma interpretação mais branda da nova lei seca. O Código Brasileiro de Trânsito foi endurecido em dezembro de 2012 pela Lei 12.760 para punir motoristas que tentavam escapar da pena se negando a soprar o bafômetro. O G1 levantou decisões de diferentes tribunais, incluindo de segunda instância, que mostram que o resultado positivo no bafômetro não significa que o flagrado responderá penalmente. Os casos apenas começaram a chegar ao Judiciário. Antes, os motoristas não faziam o teste, eram multados (pena administrativa), perdiam a carteira e tinham o veículo apreendido, mas não respondiam a processo criminal. Com a nova lei, já não adianta fugir do teste. A norma incluiu novos tipos de provas contra os motoristas, como testemunhas, vídeos, fotos, entre outros, que já resultaram em condenações.

Jovem é assassinado a tiros em Nova Serrana Hudson Bruno / Gazeta NS

Na noite desta segunda-feira (14) a Polícia Militar de Nova Serrana registrou mais um homicídio na cidade. O crime aconteceu no bairro Santo Antônio e a vítima é um adolescente. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas contaram que quatro indivíduos abordaram a

vítima, três estavam em bicicletas motorizadas e o indivíduo negro, usando boné claro, blusa de moletom vermelha e bermuda, estava em uma motocicleta de cor preta. A testemunha afirmou ainda que o piloto da motocicleta foi o autor dos disparos que acertaram Fagner Lima Coelho,

de 17 anos. Fagner morreu no local e o autor dos disparos, segundo as testemunhas, fugiu a pé, sentido ao bairro Planalto em uma região de muito mato. O perito da Polícia Civil compareceu ao local e, após realização da perícia, liberou o corpo para o serviço funerário

para ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Bom Despacho. Segundo informações da Polícia Militar, Fagner Lima Coelho já tinha passagem por envolvimento com o submundo das drogas e ao que tudo indica sua morte teria sido por acerto de contas.

Menores são apreendidos com drogas e dinheiro Divulgação / PM

Polícia procura presos que fugiram da cadeia de Samonte Na madrugada de ontem (15) foi detectado a fuga de cinco detentos da cadeia de Santo Antônio do Monte. De acordo com a Polícia Civil, que é responsável pela segurança na unidade, os presos furaram um buraco no teto e conseguiram ter acesso à rua. Dos sete detentos que estavam na cela apenas dois não fugiram. Após a fuga, as polícias Civil e Militar montaram um cerco nas saídas da cidade e deram o alerta às polícias das cidades próximas a Santo Antônio do Monte. Segundo a Civil, conseguiram escapar Wallace de Jesus Pereira, preso por homicídio, Jizeldo Carlos Machado dos Santos, que estava na cadeia por tráfico de drogas. Além de Robson Luis Santos Moreira, Jeann Pierre Campos Brito e Willian Evangelista Oswaldo, que estavam presos pelo crime de roubo. Essa não é a primeira vez que é registrada fuga de presos do local. Drogas e celulares encontrados em presídio A PM foi procurada pelos Agentes Penitenciários que relataram que durante Operação de Buscas, realizada no interior do Presídio do Nelson Pires, em Oliveira, foram encontrados três aparelhos celulares nas celas. Na parte externa do presídio, próximo à fábrica de blocos, foi encontrada uma sacola contendo oito buchas de maconha no meio de uma camisa velha e ainda mais três aparelhos celulares. Os materiais foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia.

A Polícia Militar recebeu denúncias de que dois jovens em atitude suspeita haviam deixado uma motocicleta estacionada no bairro São Bernardo e saíram caminhando pelo local. A PM, após abordar os dois suspeitos e procederem a buscas no menor F.G.B., de 16 anos, foi encontrada no bolso dele uma bucha de maconha e no bolso da calça do menor M.H.A.S., também de 16 anos, foi encontrada a quantia de R$1.380. A motocicleta foi localizada

sem a placa de identificação e através do chassi foi constatado que a placa do veículo é GSS5917, de Oliveira, MG, e que o último licenciamento do veículo teria sido para o exercício de 2012. Os menores foram apreendidos em flagrante de ato infracional, juntamente com a droga e o dinheiro, e encaminhados com seus responsáveis à presença da autoridade policial. A motocicleta foi apreendida e removida para o pátio do guincho.

Assaltantes capotam Mais um caixa veículo durante fuga eletrônico é arrombado Divulgação / PM

Três homens armados, que estavam em uma caminhonete, renderam o motorista de um Pálio e anunciaram o assalto, levando o carro da vítima. A ação aconteceu em uma estrada de terra na comunidade rural de

Buritis. Na fuga, a caminhonete, onde estavam alguns criminosos, capotou na estrada de Córrego do Paiol. Os assaltantes continuaram a fuga no carro roubado e ainda não foram identificados.

em menos de 24 horas Em 24 horas foram registrados dois arrombamentos de caixa eletrônico em Divinópolis. A última ação foi registrada na agência da Caixa Econômica Federal da Avenida 1º de Junho, no Centro de Divinópolis. De acordo com a Polícia Militar, um funcionário chegou para trabalhar quando percebeu que um caixa eletrônico estava danificado. A central de monitoramento foi comunicada e depois de analisar as imagens verificou que um homem de aproximadamente 40 anos foi à agência por volta de 6h de segunda-feira (14) e colocou um banner em frente à máquina. Depois ele saiu, mas retornou com uma maleta que

continha várias ferramentas. O ladrão abriu o equipamento e levou dinheiro. O valor não foi divulgado. O suspeito pode ser o mesmo que agiu da mesma forma no último domingo (13), na agência do Santander, na rua Goiás, também no Centro. Três máquinas foram danificadas e uma delas teve a gaveta onde fica o dinheiro levada. Um pé-de-cabra teria sido usado para abrir o compartimento. Vários envelopes de depósitos foram furtados, mas o banco não informou a quantia. As polícias Civil e Federal vão analisar as imagens do circuito interno de segurança na tentativa de identificar o criminoso.


10 esporte

ROSCOBOL O FUTEBOL SEM A BOLA orlandoroscavr@hotmail.com

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

JA Revestimento teve a superação como maior arma diante do Grupo MBL no Clube dos Servidores Luciano Eurides

LUCIANO EURIDES

luciano.eurides@gazetaoeste.com.br

NOSSO BRAVO BUGRE É CAMPEÃO Agora chegou a vez vou cantar MULHER DIVINOPOLITANA em primeiro lugar. Alô Benito de Paula, se a mulher brasileira é bonita, tem a brasileirose, mistura da beleza com a lordose, aqui em Divinópolis temos nossa linda e charmosa Renata Martins. Ela foi eleita com mais de 46 mil votos a MUSA DO CAMPEONATO MINEIRO. Se nos gramados de Minas sofremos com o nosso GUARANI ESPORTE CLUBE, até a última rodada, onde nos salvamos do rebaixamento em Juiz de Fora, com a vitória maiúscula sobre o Tupy Esporte Clube, na passarela fomos campeões desbancando as representantes do Cruzeiro, Atlético e Tombense. Parabéns a todos que votaram e trabalharam para a vitória da Renata Martins, nos orgulhamos muito de você. O JACARÉ VENCEU O TARZAN Amigos da bola, todo dia é dia, toda hora é hora, quem não sonhou em ser um campeão no futebol?

Neste domingo, rodada completa no Clube dos Servidores Municipais (CSM) em Divinópolis. E na categoria veterano um grande jogo envolvendo o JA Revestimento e Grupo MBL/Castro Imóveis. Os times tiveram de se superar. O calor, o desgaste físico e os placar adverso foram os principais empecilhos. A equipe do Grupo MBL/ Castro Imóveis abriu o placar com Bem Te Vi. Ele recebeu o cruzamento da direita e entrou com bola e tudo. Depois de muita luta a equipe da JA Revestimento chegou ao segundo gol. Muito contestado pelos jogadores, depois do chute de fora da área, Edvar Matador dividiu a bola no alto com o goleiro e levou a melhor. A equipe da MBL ficou pedindo falta no goleiro, mas a arbitragem de Fernando Caçapa validou a jogada.Ainda pelo vete-

Não se trata dos filmes em preto e branco com que nossa saudosa TV ITACOLOMI, sempre na liderança, Canal 4, Belo Horizonte, Minas Gerais, nos presenteava quando crianças e reuníamos a galera para assistir e o Tarzan sempre travava uma luta com o Jacaré, e a Chita no final batia palmas, vibrando com o seu herói maior. _ Na final do Paulistão 2014 mudou tudo, venceu o Jacaré, o modesto, porém grandioso Ituano, deixando o Tarzan, o Santos, e seus milhares de torcedores pelo mundo inteiro boquiabertos não acreditando no que viam. Aliás, o jacaré venceu vários Tarzans: o São Paulo, o Corinthians e o Palmeiras. Provou o Ituano que no futebol ter grana e melhor estrutura não significa título garantido. Parabéns a toda acolhedora e simpática cidade de Itu pelo título e salve, salve o Barcelona Caipira. NA LUTA DE TITÃS VENCERAM OS AZUIS Polêmicas à parte, foi ou não pênalti do Dedé no Jô, o centésimo ttulo do paupérrimo e desinteressante Campeonato Mineiro de Futebol ficou com quem mais o procurou, o Cruzeiro, que foi premiado por ter tido mais foco e envolvimento com a competição pouco atraente. Os números não mentem. O Cruzeiro usou a vantagem que o regulamento lhe oferecia e teve mais vontade de ser campeão, essa é minha opinião. Parabéns aos azuis pela conquista invicta do título. NO CARIOCÃO, COM CHORO E TUDO, DEU MENGÃO Não nego, sou Flamengo, tenho um pimentinha, chama Hosana, não tenho um fusca e nem um violão, porém, não posso concordar com o que aconteceu no Maracanã, e reconheço que mais uma vez meteram a mão no Vascão, o Gigante da Colina. Impedimento que tudo mundo viu, só o assistente ou auxiliar de arbitragem não quis ver. Marcio Araújo fez o gol na banheira, diria o Mario Viana da Rádio Globo RJ, uma vergonha diria o Boris Casoy. Não posso aqui parabenizar aos vários amigos rubro-negros pelo título conquistado na mão grande. O Vasco irá tentar anular o jogo, porém, acho muito difícil, Não se caracterizou erro de direto. Amigos Rubão, em Volta Redonda, Ricardo Lúcio, da Radio Divinópolis, Tunico, em Barra do Piraí, vocês têm razão e o chororô é livre. O COLORADO HUMILHOU O TRICOLOR GAÚCHO O Internacional deu um verdadeiro chocolate promovendo uma Páscoa antecipada. Foi o COELHINHO DA PÁSCOA que distribuiu quatro ovos recheados de tradição e amor, as cores de um clube que há muito manda no futebol dos Pampas. Quem recebeu o presente foi o Grêmio que ainda está atordoado e sem rumo à procura da tal Arena Olímpica. Parabéns aos amigos colorados Paulo Regis, o Paulão, e o Felipe, que sofreu com o seu Santos, porém, vibrou muito com o título de campeão gaúcho. Um abração a todos os meus amigos e perseguidores desta coluna, uma FELIZ PÁSCOA, que CRISTO renasça no coração de todos. Renascer, reformular, reinventar, recomeçar e remar é preciso, mesmo quando a maré esteja contra.

Equipe da JA Revestimento lutou muito e ficou no empate frente ao Grupo MBL/Castro Imóveis.

rano, o Bar do Zé Henrique, ainda em crise, perdeu para a RM Gesso, por 2 a 1. Jogando no sábado, pelo máster, a Topodel venceu a Negão Alinhautos por 1 a 0, a partida tinha

Classificação Adulto

sido adiada em 8 de março. A Expresso Fernandes perdeu novamente para a Cervejaria do Teia por 4 a 2, esta partida abriu o returno da categoria adulto. Ainda

Classificação Veterano

pelo adulto, no domingo, a Farmácia Divinópolis voltou a perder para a Açougue do Pedrinho, desta vez por 7 a 2, com quatro gols de Felipe Martins. Classificação Máster

Time

J

P

V

E

D

GP GC S

Time

J

P

V

E

D

GP GC S

Time

J

P

V

E

D

GP GC S

Cervejaria do Teia

5

8

3

2

0

13

8

5

Auto Escola Guimarães

5

9

4

1

0

9

Toprol/Copiadora Clara 5

7

3

1

1

11

13

-2

Açougue do Pedri-nho 5

6

3

0

2

15

9

6

Grupo MBL/Castro Imó-veis 5

7

3

1

1

12 10 2

Lugo Esportes

6

3

0

1

11

6

5

1

8

4

Expresso Fernandes

5

4

2

0

3

8

11

-3

RM Gesso

5

6

3

0

2

6

5

1

Topodel

5

6

2

2

1

5

6

-1

Griphy Sports

4

3

1

1

2

9

12

-3

Auto Peças Niterói

4

5

2

1

1

6

5

1

Precred

5

5

2

1

1

11

7

4

Farmácia Divinópo-lis 5

3

1

1

3

9

14

-5

Bar do Zé Henrique

5

2

1

0

4

5

9

-4

Dimecol

4

4

2

0

2

11

9

2

J.A. Revestimentos

1

0

1

5

5

13

-8

J.A. Revestimentos

6

1

0

1

5

5

13 -8

Negão Alinhautos

5

2

1

0

4

11

19 -8

6

Cruzeiro encara o Cerro Porteño pelas oitavas de final da Libertadores Nas últimas duas partidas que fez no Mineirão o Cruzeiro decidiu contra o Real Garcilaso a sua vaga na terceira fase da Libertadores e, contra o Atlético-MG, o título de campeão mineiro deste ano. Contra os peruanos, a Raposa garantiu a classificação com uma vitória por 3 a 0 e, diante do grande rival, levantou o caneco após empate em 0 a 0 na partida de volta da decisão do torneio. Nesta quarta-feira, contra o Cerro Porteño, porém, o maior de Minas terá que, primeiramente, construir um bom placar em casa, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, para depois confirmar a sua classificação no duelo de volta, no Paraguai. “Esse jogo já muda um pouco, porque este confronto não vai ser resolvido em nossa casa. O Cruzeiro tem que entrar muito firme, forte, já que classificação não vai ser decidida aqui. Temos que fazer um bom placar para poder jogar lá com cautela, se possível jogar com o resultado, mas não deixar

de ser o Cruzeiro nem dentro, nem fora de casa, para buscarmos a classificação”, destacou o volante Lucas Silva. “Uma vitória de 1 x 0 já seria um bom placar, mas, se possível, fazer um, dois, três gols vai ser melhor ainda”, completou. Para o camisa 16, o caminho para que a Cruzeiro consiga um bom resultado no Mineirão passa pelo excelente desempenho da equipe no estádio, potencializado pelo apoio da China Azul, fundamental nas últimas partidas da Raposa. “Esperamos mais uma vez casa cheia, como aconteceu nos últimos dois jogos. O incentivo que a torcida nos dá na entrada do est��dio e durante o jogo, isso é um coisa que só quem está em campo pode sentir. É algo de muito bom e positivo, que nos dá força dentro de campo”, ressaltou o prata da casa. Um time que faz e leva muitos gols e que tem a força ofensiva concentrada em dois jogadores. Assim é o Cerro Porteño-PAR, adversário do Cruzeiro nas oita-

vas de final da Copa Libertadores da América. A disputa por uma vaga nas quartas começa amanhã, às 22h, no Mineirão, e dois rivais merecem atenção especial dos homens de defesa da Raposa: o meia paraguaio Julio dos Santos e o atacante espanhol Daniel Güiza. A dupla é responsável por oito dos dez gols marcados pelo Cerro na atual edição da Libertadores. Revelado pelo próprio Cerro, Julio dos Santos é artilheiro da Libertadores com cinco gols. Ele tem 31 anos e soma 30 jogos pela seleção paraguaia. O meia

já passou pelo Bayern Munique, Wolfsburg, Almería, Grêmio, Atlético Paranaense, além de ter disputado a Copa do Mundo de 2006. O outro goleador da equipe comandada por Arce é o veterano Daniel Güiza, de 33 anos, que já balançou as redes três vezes. O jogador tem no currículo o título da Eurocopa de 2008 e passagens pelo Barcelona B, Getafe, Mallorca e Fenerbahçe-TUR. Ele defende o Cerro desde o ano passado. Após um período de adaptação, assumiu a titularidade nesta temporada.


esporte 11

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Palmeiras vence o Frigoarnaldo em todas as categorias jogadas LUCIANO EURIDES

luciano.eurides@gazetaoeste.com.br

O Palmeiras do Afonso Pena recebeu o Frigoarnaldo de Contagem em três categorias, em jogos válidos pelo Instituto Mineiro de Escolinhas de Futebol (Imef). O time de Divinópolis venceu duas e caminhava para a terceira vitória dentro do Pelezinho, quando foi totalmente surpreendido pela decisão do Frigoarnaldo de deixar a partida. Nas categorias jogadas (mirim e pré-infantil) o representante de Divinópolis está na liderança. O jogo entre Palmeiras e Frigoarnaldo, categoria infantil, marcado para a manhã de sábado, não aconteceu. Segundo a arbitragem, a partida foi suspensa devido a uma alegação do Frigoarnaldo sobre a ausência da bola oficial do Imef. A equipe de Belo Horizonte disse que a bola colocada em jogo não era a vendida pela organização do campeonato, se recusou a jogar e foi embora. A equipe infantil do Palmeiras ficou em campo para o jogo e foi surpreendida com a alegação. O vice-presidente do Palmeiras,

Adailton Batista, esteve no Imef desde as inscrições da competição, cerca oito vezes, e não conseguiu adquirir as bolas. Segundo o Frigoarnaldo, elas foram comercializadas durante essa semana. A atitude do Frigoarnaldo revoltou os jogadores do Palmeiras, como conta o capitão Tallys. “Muito complicado, as outras categorias puderam jogar com a bola, nós não pudemos, o treinador deles que está assim e vamos ver a decisão da Imef, ficam todos prejudicados e até eles mesmos que saíram de longe para vir jogar. O Palmeiras quer jogo, mas eles não estão querendo”, lembrando que o jogo estava em andamento e o Palmeiras muito superior em campo. Pela quarta e penúltima rodada da fase de classificação, categoria pré-infantil, o Palmeiras venceu por 2 a 0, gols de Lelê e Marcelinho. A partida não foi fácil, o goleiro Pedro da equipe de Divinópolis foi um dos melhores em campo. Palmeiras e Frigoarnaldo fizeram um jogo muito disputado, aberto e com chances para os dois lados.

Depois de duas defesas importantes do goleiro Pedro, a equipe do Palmeiras armou-se no ataque e o artilheiro Lelê fez 1 a 0. No segundo tempo, depois de boa defesa do goleiro do Frigoarnaldo, o time do Palmeiras não desistiu. Marcos Paulo sofreu pênalti, Marcelinho cobrou e aumentou para 2 a 0. Após o gol o time do Frigoarnaldo tentou colocar pressão na equipe divinopolitana. Pedro garantiu o placar e por isso foi escolhido um dos melhores em campo. O zagueiro Antônio, que estava no Atlético Mineiro, voltou para reforçar o Palmeiras. “É bom estar de volta e representar o time que me formou. Compondo o grupo conseguimos ter força, raça e fé para a vitória que foi um bom resultado e dar a liderança”, do zagueiro para o goleiro Pedro, um dos melhores em campo e comentou. “Foi muito difícil, o time deles é muito bom, igual ao nosso, vou falar para meus zagueiros que eles ajudaram muito e também para todos que a melhor defesa é um bom ataque. Começamos lá na frente e cada um fez a sua parte, a terminar

comigo e com o treinador Dinei”, disse. A categoria 2001, Mirim, do Palmeiras venceu o Frigoarnaldo por 3 a 1. Ainda no primeiro tempo o Palmeiras deu o ritmo de jogo e abriu dois a zero, com dois gols de Caio. Na segunda etapa Caio marcou o terceiro gol da equipe divinopolitana. O time teve uma excelente apresentação inicial, caiu um pouco o ritmo no segundo tempo, acabou dando espaços para o adversário e Rossini teve de trabalhar. Já no final da segunda etapa, em uma cobrança de falta, o Frigoarnaldo diminuiu. Final 3 a 1. O artilheiro Caio pediu música e ofereceu os gols. “Foi muito difícil. No primeiro tempo ainda o (Gabriel) Balaio lançou a bola para mim e eu pude passar no meio do zagueiro e fazer o primeiro gol, já no final do primeiro tempo o Maike lança uma bola e eu faço o gol de novo. No segundo tempo a bola enfiada do Balaio, eu faço o terceiro gol e eu ofereço eles para a Tamara e Vitória que são minhas irmãs. Próximo jogo ir confiante, ter concentração e fazer o máximo nos treinos é muito

importante para fazermos a final em casa. Se eu pedisse música seria a Lepo-Lepo”, falou. O Palmeiras fecha a fase de classificação contra o América

de Sete Lagoas, dia 26 de abril. Lembrando que as equipes podem estar disputando o primeiro lugar na chave e o direito de fazer até mesmo a final em casa.

São Lázaro vence amistosos frente à Associação Danilo Passos O Esporte Clube São Lázaro venceu na manhã de domingo a Associação Danilo Passos. Os bicolores venceram os Alviverdes nas categorias Escolinha, Mirim, Infantil e Juvenil. A torcida lazarina lotou a Arena do Vulcão e ficou satisfeita com o que viu. As escolinhas de São Lázaro e Associação fizeram um bom jogo na abertura futebolística da Arena do Vulcão. Os lazarinos marcaram primeiro com Sorin e logo em seguida ampliaram com Antônio. Os divinopolitanos diminuíram após o rebote do goleiro, Guilherme, sobrar na área e se oferecer

para o atacante alviverde: 2 a 1. O jogo ficou corrido e a equipe de Divinópolis avançou seus meias, povoando a defesa lazarina. Essa pressão gerou confusão na defesa cajuruense. Quando tudo caminhava para que a Associação empatasse a partida, em um contra-ataque, veio o balde de água fria. A bola roubada na defesa encontrou o atacante lazarino, Rian. Ele avançou por entre a defesa da Associação e fuzilou o gol, 3 a 1. Os divinopolitanos marcaram mais um em uma cobrança de falta, mas não havia mais tempo

para a reação. Final de partida, 3 a 1 para o bicolor cajuruense. Na categoria Mirim, lazarinos e alviverdes ficaram o primeiro tempo todo se estudando. Jogo mesmo, só na segunda etapa. No retorno do intervalo os cajuruenses imprimiram uma forte pressão nos minutos iniciais e chegaram ao gol depois de uma cobrança de falta. Zé Eduardo cobrou pela esquerda e achou a cabeça do atacante Rodrigo, que só desviou para abrir o marcador, 1 a 0. A partida ganhou emoção e os bicolores desperdiçaram

muitas chances para ampliarem o marcador. Nos minutos finais, Luís Gustavo recebeu um bom passe pela direita, driblou seus marcadores e invadiu a área chutando no canto esquerdo do goleiro alviverde, 2 a 0. Não deu tempo para comemorar muito. Os divinopolitanos também conseguiram chegar ao gol quatro minutos depois. Cobrança de falta pela direita, a bola passou pela defesa lazarina e encontrou a cabeça do atacante da Associação, 2 a 1. Mas já era tarde. O jogo da categoria Infantil até se mostrou equilibrado nos primeiros dez minutos, porém, daí por diante, só deu São Lázaro. Os lazarinos dominaram todos os setores do campo alviverde e não deixavam que os divinopolitanos trabalhassem a bola. Com esse domínio imprimiram forte pressão à meta adversária. As jogadas feitas pelo meio campo e a ligação do mesmo com o ataque eram rápidos e as finalizações esbarravam na boa atuação do goleiro da Associação. Foi a bela partida do guarda metas alviverde que impediu a abertura do marcador no primeiro tempo. Na segunda etapa, a pressão do bicolor continuou e não demorou muito para que fosse inaugurado o marcador na Are-

na do Vulcão. Samuel desviou, com a cabeça, uma falta cobrada pela direita e fez 1 a 0. Minutos depois Matheus recebeu a bola na entrada da área, driblou seus marcadores e chutou forte para ampliar: 2 a 0. Foi de Matheus também o terceiro gol. Ele aproveitou a péssima cobrança de tiro de metas e chutou da intermediária para vencer o bom goleiro divinopolitano: 3 a 0. A partida estava nos descontos quando o lateral, Natan, pegou a bola pela esquerda, avançou driblando todo o sistema defensivo da Associação, adentrou a área e foi derrubado: pênalti. Natan cobrou e fechou o marcador na Arena do Vulcão em 4 a 0.

Na partida de fundo os juvenis de São Lázaro e Associação fizeram um jogo nervoso e cheio de discussões. Querelas à parte, o futebol foi bem jogado. A partida foi bem administrada pelos meio campistas das duas equipes e as chances estiveram ao alcance dos atacantes durante toda a partida. A primeira etapa ficou no 0 a 0 com equilíbrio dentro da partida. No segundo tempo o São Lázaro foi melhor e conseguiu seu gol num chute de fora da área de Tales. O gol foi bastante comemorado pelos lazarinos, Tales fazia seu retorno à equipe. A partida foi disputada debaixo de um forte sol e isso prejudicou muito o futebol das duas equipes. Final de partida, São Lázaro 1 a 0.


12 geral

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14


Rainha e princesas da 44ª Divinaexpo As 90 candidatas começaram no início dessa semana o treinamento para o dia da eliminatória.

DIVINAEXPO NA MODA

Cleuber Joinha

As roupas da grife da 44ª Divinaexpo já podem ser aquiridas na loja Country Chaparral, na Avenida Paraná. As peças deste ano incluem um novo modelito para as mulheres, um vestido. Conforme Márcio, além das roupas, os fãs do rodeio podem aquirir bonés, adesivos e canecas. Cláudio Ramalhão

A segunda reunião com as candidatas ocorreu no início dessa semana. Mariana Gonçalves

mariana.goncalves@gazetaoeste.com.br

No próximo dia 26 ocorrerá a primeira etapa eliminatória do concurso Rainha e Princesas da 44ª Divinaexpo. O evento será na sede urbana do Estrela do Oeste Clube (ginásio coberto), os ingressos podem ser adquiridos na loja

Divinópolis Calçados. Essa semana as 90 candidatas iniciaram os treinamentos de passarela. A eliminatória é feita de acordo com a avaliação de desfiles na passarela, além dos critérios simpatia e beleza das candidatas. O organizador do concurso, Marcio Antônio, diz que a fase preparatória é a oportunidade que as

candidatas têm para se igualarem. Segundo Márcio, nenhuma candidata é melhor que a outra, todas têm as mesmas chances de vencer. O que conta é o desempenho final. Os ensaios ocorrerão até o dia da grande final. Vale destacar que o corpo de jurados responsável pela escolha das finalistas não será o mesmo que irá votar para

as ganhadoras, a cada etapa serão renovados os membros que compõem a mesa de júri. “Como já foi feito em anos anteriores, teremos pessoas totalmente indôneas. Os nossos jurados são alguns dos nossos patrocinadores, além de pessoas da imprensa e pessoas ligadas ao mundo da moda”, encerra Márcio.

Sindicato Rural lança a grife da 44ª Divinaexpo.

Pedro Gianelli

Email: pedro.gianelli@hotmail.com / Twitter: @IamPedroG Músico, compositor, crítico musical, empresário, professor, fotógrafo e escritor.

$uce$$o se faz com espetáculos Com 21 anos de estrada e shows que vão muito além da música, a banda Lex Luthor se tornou uma das maiores atrações da música mineira – e talvez, da música brasileira –, mas se engana que o Lex Luthor é ‘apenas’ uma grande banda, o nome Lex Luthor virou uma produtora, que agencia outros grandes artistas, como: Gang Lex, Batuket, Liah Bey, Lu Bahia, Thales Maia e Sávio Fernatti. O início “Desde quando era pequeno, fui influenciado por esse mundo, meu pai fazia peças de teatro, e minha mãe sempre foi muito ligada com a dança. E sempre vislumbrei shows performáticos, eu assistia a musicais ou grandes shows, e aquilo enchia meus olhos.” Conta o fundador do grupo, Sávio Fernatti. Diferentemente de hoje, o Lex Luthor não tinha o projeto de ser uma ‘banda de baile’: “no início, o projeto era criar uma banda eletrônica, com menos integrantes, mais coreografias e menos instrumentos, mas o mercado foi exigindo que mudássemos isto”. Continua. Sucesso Na temporada de 2012 do programa, Astros, transmitido pelo canal televisivo, SBT, a banda Lex Luthor se apresentou, inclusive chegando até a fase final do programa. Este ano foi a vez da banda, Gang Lex, que fez uma aparição no Programa do Ratinho, também pelo SBT. E durante a última segunda-feira (14), eis que a banda, Lex Luthor, volta às telinhas brasileiras, desta vez pelo Programa do Ratinho, e mais uma vez, classificada. “Não esperava este sucesso todo no início, mas tinha certeza que iria dar certo, mas não com essa grandiosidade. Desde o começo, fazíamos como profissionais, o mercado não dá espaço para quem não se dedica a musica”. Afirma Sávio. “O mercado não perdoa erros, e não se pode ter medo de críticas, se você está no mundo musical, você está sujeito a isso. A música é um negócio, se você não está para ser o melhor, não tente entrar.” Diz Fernatti.

Shows “Já toquei em praticamente todas as bandas de baile de Divinópolis, mas sempre se preocupavam mais com o aspecto musical, do que com o show em si (claro, que ambos são importantes, mas temos que unir os dois). Inspiramos-nos nos estrangeiros, sempre que via shows como o do Queen, do Kiss, etc., ficava querendo fazer aquilo, mas do meu jeito. Hoje, algumas bandas começaram a seguir esta nossa tendência, e isso é ótimo! Quando um contratante nos procura, ele quer um artista com as mesmas características do Lex Luthor, ou seja, a banda virou sinônimo de qualidade”. Conta o empresário. DVD de 20 anos No ano passado, o Lex Luthor lançou o DVD que comemora os 20 anos da banda, o show foi gravado no final da Rua Pitangui, em Divinópolis. “Comecei a pensar neste DVD, quando fizemos 18 anos de carreira. Tivemos muito tempo para planejar tudo, e deixar do jeito que queríamos. Mas mesmo assim, não conseguimos gravar o DVD todo, o tempo extrapolou, mas o montante foi gravado, e ficou lindo”. Conta. “Este ano faremos um DVD, desta vez com a Gang Lex.” Revela

Sávio Fernatti. “Será totalmente diferente do primeiro que fizemos, temos que inovar, vamos reinvestir sempre, o mundo dos negócios é assim. Penso da seguinte forma: ‘já que somos uma banda de baile, seremos a melhor”. Afirma o empresário e músico, Sávio Fernatti. #VamosMusicalizar (www.pedrogianelli.blogspot.com.br)


02 variedades

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Fabiana Amorim

fabianaamorim@yahoo.com.br Gestora em Marketing e Produtora Executiva

O TEMPO E AS JABUTICABAS Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos

e sorte... Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos... Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: ‘as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de

Irlanda Nêimea, esposa do diretor da Divicred Urias Geraldo Sousa e sua cunhada Regina Miranda, chegaram recentemente de uma viagem a Irlanda. Elas visitaram a amiga Angelita Fonseca Hynes na linda cidade turí stica Kilkenny. Entre experiências culturais indescritíveis, tiveram a oportunidade de conhecer belas paisagens medievais como monume ntos, lagos, montanhas, a beleza única como dos castelos de Kilkenny Castle, Kyle more Abbey e Westport House. Como boas viajantes que são visitaram fam osos pubs como o “Temple Bar” na charmosa capital Dublin, apreciando o ama rgor da pura cerveja irlandesa Guinness, e se arriscaram a aprender como servir uma pint de Guinness corretamente ao som da tradicional “Irish Music”. Segunda elas um dos lugares mais marcantes foi visitar a “House of Waterford Crystal”, a mais famosa fabrica de cristais do mundo e também a fabrica de porcelanas Nicholas Mosse. Uma boa recomendação para que vai visitar a Irlanda e quer conhecer um pouco mais do que os rote iros turísticos oferecem. Nêimea e Regina

Festvídeo A agência PRP. Marketing e Comunicação, do publicitário Paulo Bocca, que existe há mais de 24 anos no mercado, é uma das finalistas do Festvídeo. O VT “Pleconceito” desenvolvido para o restaurante Ohashi, em Gravando o VT Ohashi parceria com a Imaginare Filmes, está no short list do renomado festival. A premiação será realizada hoje dia 16 de abril na cidade de Ribeirão Preto. O FestVídeo é o evento mais importante da área de comunicação do interior na sua categoria e um dos mais respeitados prêmios publicitários do país. É realizado pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) desde 1990. O Festival tem como princípio reconhecer e premiar os trabalhos desenvolvidos regionalmente, além de incentivar os investimentos em talentos e tecnologia, visando o aperfeiçoamento da criatividade e da qualidade dos serviços técnicos das agências e produtoras do interior do país. Parabéns a equipe da PRP. Marketing e Comunicação, estar entre os oito finalistas já é uma grande vitória e reconhecimento pelo belo trabalho desenvolvido.

Energia positiva Dona de um astral contagiante, a empresaria Angelica Brasil, esposa do oftalmologista Dr. Homero Brasil, retornou de uma viagem ao Camboja encantada com a receptividade das pessoas, com os monges e com a cultura mística. Cheia de novidades e boas energias na bagagem.

gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado do que é justo. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.’ O essencial faz a vida valer a pena. Rubem Alves


Variedades 03

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

FABIANO TOLENTINO & PAULO mARIUS tv@campoenegocio.com

PROGRAMA TV

Recebemos na última sexta o cantor, Breno Nogueira, de Belo Horizonte, e o cantor daqui de Divinópolis, Lula. A dupla Cauã e Rafael convidou os telespectadores para o Show no Point Beer! O C & N esteve presente conferindo tudo!

SIMPÓSIO DE LEITE A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Agronegócios em parceria com empresas do ramo leiteiro, realiza o Iº Simpósio de Produção de Leite do Centro-Oeste, no dia 19 de maio, no Teatro Usina Gravatá. Grandes nomes da bovinocultura leiteira participarão com palestras sobre qualidade do leite, saúde animal e haverá um painel sobre a atual política do leite com presença de diversas autoridades.

PROVA DA AMIZADE EM OLIVEIRA O C & N esteve em Oliveira acompanhando a Prova de Três Tambores, onde homens e mulheres disputavam vários prêmios. Vários cavaleiros e Amazonas daqui da cidade participaram. Douglas Fernandes

Douglas Fernandes

FONTE CEPEA ESALQ

COTAÇÕES da semana Arroba do Boi - R$ 123,47- variação de menos 1,92% no mês. Litro de Leite - R$1,0570 em Minas. Média no Brasil – R$1,0209 – Estável, tendendo a subir.

Douglas Fernandes

Milho (saca de 60 kg) - R$31,26 - variação de menos 0,26% no mês. Soja (saca de 60 kg) - R$69,38 – variação de menos 1,59% no mês. Suíno -R$ 3,63 kg – Estável. Frango – R$ 3,28kg – variação de menos 5,20% no mês.


04 variedades

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Horóscopo

Rodapé alerta Ferdinando para tomar cuidado com Gina. Renato ensina para as crianças na escola como fazer os exames laboratoriais. Renato comenta com Catarina sobre seu constrangimento Formar parcerias e alianças com os colegas vai ser a melhor maneira de dar conta das tarefas. Há chances de conseguir uma grana extra: coloque as mãos na massa!

de estar em sua casa sem a presença de Ferdinando e ela aproveita para alertá-lo que o enteado está interessado em Juliana. Rodapé deixa na mesa de Juliana a carta de amor que escreveu a pedido

No trabalho, preste atenção em seu sexto sentido, pois pode se sair melhor do que espera. Quanto mais se empenhar no que faz, melhores serão os resultados.

de Zelão. Epaminondas não gosta de saber que Renato resolveu construir seu consultório em Vila Santa Fé. Juliana se surpreende ao ver a carta que Rodapé deixou em sua mesa.

Hoje, você pode se sair muito bem. Além de contar com a sorte, também estará com seu sexto sentido aguçado. Ouça sua intuição e faça uma fezinha. Há boas chances de conseguir uma grana.

Além do horizonte

Globo - 19h Priscila fica tensa com o exercício proposto por Vânia para ela e Marcelo. Kleber

No trabalho, você vai se dar bem se trabalha em casa ou com produtos voltados para o lar. Com um astral de cooperação mútua e muita diplomacia, pode se entender bem tanto com os colegas quanto com os clientes.

galpão. Marcelo e Priscila discutem. LC se enfurece com a notícia do roubo da carga, e Lili tenta conter a satisfação. Heloísa estar correndo perigo. Jorge é demitido, e Álvaro comemora. Nilson convida Pâmela para tomar sorvete. Edu contata LC e Tereza para negociar a carga roubada. Celina pede para Kleber ajudar Tapiré. Matias tenta beijar Celina. Kleber se aproxima

No trabalho, ouça sua intuição e vai aumentar suas chances de ganhar uma grana extra. Se estava pensando em pedir um aumento, esse é o momento de tocar no assunto.

de Keila. Fernanda avisa a Inês que Jorge foi demitido. Edu leva LC, Tereza e seus capangas até o local onde escondeu a caixa com a substância. Walmor cai na lama gulosa, e LC se recusa a ajudá-lo. Inês fica arrasada ao saber o motivo da demissão

Ótimas energias agitam o trabalho e você saberá como explorar as oportunidades que surgirem. Se ouvir sua intuição, vai se sair ainda melhor.

de Jorge. Nilson conta para Fátima que está apaixonado por Pâmela. LC encontra a caixa com a substância e pergunta se Edu quer assumir o lugar de Kleber.

As coisas vão correr bem no trabalho, desde que não chame muita atenção. É que nem todo mundo merece confiança, e isso vale tanto para o trabalho quanto na paquera.

em família Globo - 21h Juliana seduz Jairo e o convence a voltar para casa. Cadu reclama que Clara não

É hora de correr atrás dos seus sonhos. Se puder trabalhar em equipe, vai alcançar resultados mais positivos. Em passeio ou programa com os amigos, pode se interessar por alguém.

tem dado atenção a Ivan. Alice sofre ao saber que é filha de um estupro. Selma demonstra para Laerte e Verônica a vontade de morar na casa de repouso onde Neidinha trabalha. Alice diz a Luiza que gostaria de conhecer o homem que

No trabalho, ouça seu sexto sentido e tudo vai correr bem. Sua atenção vai se voltar para a carreira e é hora de ir atrás dos seus objetivos.

violentou sua mãe. Luiza pergunta a Clara se ela está mesmo dividida entre Cadu e Marina. Chica pede que Laerte tenha cuidado ao se aproximar de Luiza. Shirley doa

Bom humor e otimismo ajudam a trabalhar melhor em equipe, e isso você tem de sobra. Bom momento para enxergar as coisas de maneira mais ampla e aumentar seus conhecimentos.

Ben cede aos encantos de Sofia. Abelardo desmascara Caetano, que finge ser um primo distante do empresário. Com a intenção de irritar o namorado, Flaviana divulga fotos de Serguei neném em uma rede social. Bárbara garante a Raíssa que responderá a carta de Virgílio. Paulino pede nova ajuda a Virgílio. Zureta, Junior e Vitor tentam descobrir se Soraia é mesmo a modelo de uma revista. Giovana exige que Clara converse com Guilherme e Vitor para resolver a situação. Serguei descobre a armação de Flaviana, mas não sente raiva da namorada. Abelardo consegue fazer com que Caetano confesse sua verdadeira identidade, e aceita ajudar o ex-patrão. Bárbara dá indiretas para Virgílio. Martin e Micaela decidem manter o namoro. Fábio pede dicas para Omar para conquistar Luciana. Giovana conta para Raíssa o motivo da tristeza de Guilherme. Bárbara troca cartas com Paulino acreditando que se trata de Virgílio. Sofia afirma que revelará à família que ama Ben, e o menino hesita.

manda Edu levar a substância para seu

decide contar para Priscila que Lili pode Vai ser mais fácil se expressar no trabalho. Aproveite para mostrar suas ideias e ouça sua intuição. Tarefas que exigem atenção aos detalhes e rapidez de raciocínio serão feitas com mais facilidade.

malhação Globo - 17h30

vários instrumentos para o galpão. Alice procura Neidinha na casa de repouso. Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora, estando sujeitos a eventuais alterações.

Chiquititas SBT - 20h30

Junior indica Carol para ser diretora do orfanato, mas José Ricardo diz que não acha uma boa ideia. Mili conta para Mosca de um sonho que teve sobre sua infância. Cris descobre que haverá um novo show de Tomás Ferraz, o primeiro na linha sertanejo universitário. A menina diz para Vivi que fará de tudo para comparecer ao evento, mesmo sendo no mesmo dia do casamento do Junior. Beto pede para Tobias, que finge ser Tomás Ferraz, ir ao orfanato antes do show para cantar uma música. Tomás diz que não irá, mas seu novo empresário gosta da ideia e acha que isso pode servir de marketing para o cantor. Oscar alerta a filha, Maria Cecília, de que ela sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e que ela deveria procurar ajuda.

Pecado Mortal Record - 21h15

Picasso protege Patrícia dos tiros com o próprio corpo. Patrícia atira em capanga e foge com Picasso. Helena pressiona Carlão para que ele conte para Patrícia a verdade sobre ameaça de Tufik. Carlão a convence de que dizer a verdade pode colocar Patrícia em risco. Picasso e Patrícia são perseguidos durante a fuga e se escondem em casa de show. Otávio pede a Tufik parte do morro de Quintino como recompensa pela ajuda durante invasão. Tufik não faz acordo e promete um aumento para ele e Carlão. Laura se assusta ao encontrar Patrícia e vê atiradores perseguindo-a. Ela faz strip-tease e distrai a atenção dos atiradores, facilitando a fuga de Patrícia e Picasso. Os dois são surpreendidos por outro atirador, que os mantém na mira do revólver.

Dina Lohan, mãe de Lindsay Lohan, foi condenada por digirir alcoolizada. Como punição ela terá que prestar 100 horas de serviço comunitário. Dina deverá ter sua carteira revogada e um dispositivo de bloqueio será instalado em seu carro. O dispositivo de bloqueio é instalado na ignição do veículo, e é capaz de medir o nível de álcool no sangue do motorista

Divulgação

Meu Pedacinho de Chão Globo - 18h No trabalho, ouça a sua intuição, que estará ainda mais afiada. Algumas mudanças vão marcar o ambiente profissional, mas elas têm tudo para serem positivas.

Mãe de Lindsay Lohan é condenada por dirigir alcoolizada

Novelas

e impedir que ele ligue o carro, caso tenha excedido o limite de segurança. Ligada à bebida como a mãe, Lindsay, que ficou internada durante 90 dias em uma clínica de reabilitação em 2013, revelou em entrevista recente que ingeriu álcool após o tratamento. A atriz e cantora admitiu que bebeu uma taça de vinho durante o tempo que permaneceu internada.

Danielle Souza e Dentinho deixam maternidade com gêmeas Divulgação

Danielle Souza e Dentinho deixaram a maternidade com suas filhas gêmeas nesta terça-feira, 15, em São Paulo. A ex-Mulher Samambaia e o jogador posaram para os fotógrafos na porta do hospital São Luiz, onde ela deu a luz Rafaella e Sophia neste sábado, 12. Ele estava todo orgulhoso com uma das meninas no colo e não se incomodou de mostrar o rostinho delas. “Quero agradecer a todos da maternidade São Luiz pelo carinho, atenção e paciência. Enfim, por tudo que fizeram por mim e por minha família”, escreveu ele no Twitter pouco tempo depois de deixar o local. A notícia do nascimento foi dada pelo próprio pai babão através de redes sociais. Mirella Santos,

que está grávida de quatro meses do marido, o humorista Ceará, foi visitar as pequenas e postou foto: “Já treinando com a Sophia!!! Parabéns Dani Souza e Dentinho. As pequenas são lindas”. Dentinho também mostrou

as meninas ainda na maternidade. Dani e Dentinho já têm um filho, Bruno Lucas, de um ano. Atualmente, o casal mora na Ucrânia, onde o jogador, ex-Corinthians, joga pelo Shakhtar Donetsk.

Wladimir Costa e Silva

wladimir.psiquiatra@gmail.com

Conversando sobre TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada. O transtorno de ansiedade generalizada ou, em sua abreviação: TAG é, de fato, o transtorno de ansiedade mais comum nos consultórios, e um dos que mais se associa ao transtorno depressivo. Digo isto, pois, apesar das fobias específicas serem mais comuns, como o seu comprometimento é mais leve, muitas vezes estes pacientes não chegam a requerer ajuda médica. Estudos mostram que até 6% da população podem sofrer de TAG, isto é mais ou menos uma pessoa para cada grupo de quinze pessoas, ou seja, de cada quinze pessoas que conhecemos uma pode estar sofrendo deste transtorno neste momento. A proporção entre mulheres e homens é de duas mulheres para cada homem, logo é mais comum nas mulheres, mas ainda sim bastante frequente em homens. O transtorno de ansiedade generalizada, ou TAG se caracteriza, obviamente pela Ansiedade, que é excessiva, como um medo desproporcional e persistente. O termo Generalizada significa que esta ansiedade não depende do contexto, ou seja, pode ocorrer nos mais diversos momentos e situações da vida, na maior parte dos dias, por um período de meses. É diferente do transtorno de pânico, principalmente por que neste último o medo é direcionado às crises de pânico, onde o portador deixa de realizar várias atividades de vida, mas sempre tendo em mente a evitar a possibilidade de sofrer A Crise. No caso do TAG, a ansiedade ou medo excessivo e injustificado pode contaminar todas as atividades de vida, ele aparece de forma difusa, todas as atividades são vistas com resalvas e todas as mínimas possibilidades de risco são vivenciadas como perigos mortais impedindo atividades corriqueiras como uma viagem, ir a uma festa, até mesmo trabalhar e estudar. Em alguns casos o medo pode não ter objeto, ou seja, há a sentimento de medo intenso, mas sem conseguir explicar o que o desperta. Este medo é simplesmente experimentado como uma sensação, mas não há explicação. Mais comumente o medo é atribuído situações

que carregam risco em potencial, porém estes riscos são muito pouco prováveis, entretanto são vivenciados pelo portador deste transtorno como sendo impossíveis de se suportar. A titulo de exemplo, quando pensamento em realizar uma pequena viagem, seja ela em qualquer meio de transporte, não deixamos de ter em mente que existe um risco de um problema em nosso percurso, mas como este risco é uma probabilidade não muito grande, acabamos por realizar esta atividade sem sofrimento, mas para alguém que tenha TAG, todas as mínimas possibilidades são reconsideradas e sofridas martirizando-se e muitas das vezes este sofrimento pode interferir na decisão de realizar ou não determinada atividade, ou impedir que alguém que lhe é importante realize, neste caso a ansiedade é sofrida, por exemplo, por um pai ou mãe, projetando o medo na segurança de um filho. Além do sentimento de insegurança diante das mais diversas situações há sintomas como um aumento da tensão motora, que pode gerar tremores, inquietação, dores de cabeça, e musculares. Podem ocorrer também sintomas físicos determinados pela ação da adrenalina, uma substancia liberada em nosso organismo, quando temos de responder a situações de perigo. Neste caso se alguém vive em constante tensão haverá uma propensão a sentir estes efeitos da adrenalina como suor excessivo, falta de ar, palpitações, sintomas gastrointestinais. Esta gama de sintomatologia muita das vezes leva o portador do transtorno de ansiedade a um longo percurso de consultas, exames e tratamentos sem eficácia, até chegar a um diagnóstico correto e obter um tratamento que forneça alívio para este sofrimento. Interessado em saber mais sobre este ou outros temas já mencionados aqui, ou quer que ler sobre algum tema que ainda não escrevi, entre em contato. Coloco-me a disposição por email: wladimir.psiquiatra@gmail.com. WLADIMIR COSTA E SILVA MÉDICO PSIQUIATRA


QI e hereditariedade: qual é a relação? Conheça sites para criar recursos visuais Se você acha que o principal motivo para o QI alto é a hereditariedade, estudos recentes mostraram que isso não é verdade. Entenda.

Divulgação

Muitos se perguntam qual é o segredo para ter um QI alto. Seria o resultado de uma boa criação vinda dos pais? Ou então o hábito de estudar muito? Muito se diz sobre a relação entre o alto QI e os genes, já que existem casos de crianças muito pequenas que demonstravam inteligência acima do normal. Porém, estudos recentes mostraram que essa relação não é verdadeira. De acordo com o livro Intelligence and How to Get It, do professor de psicologia da Universidade de Michigan, Richard Nisbett, o QI alto só vem de, no máximo, 50% dos genes, ao contrário dos 80% que muitos cientistas costumavam dizer. O pesquisador conseguiu provar que o ambiente em que a criança vive influencia diretamente no nível de inteligência. Crianças que nasceram órfãs e viviam abandonadas, após serem adotadas por famílias classe média, aumentaram seu nível de QI de 12 para 18. Além disso, crianças que estão há meses sem estudar sofrem um retrocesso no seu QI, principalmente aquelas que não possuem o hábito da leitura. Outro exemplo da importância do ambiente para a inteligência é um experimento realizado na Finlândia. No fim dos anos 70, educadores finlandeses propu-

Quer que seus alunos fiquem atentos e absorvam o conteúdo rapidamente? Conheça três sites úteis para professores criarem recursos visuais Divulgação

Uma das melhores maneiras de desenvolver aulas mais interativas é por meio dos recursos visuais

Utilizar recursos visuais na sala de aula é uma das melhores maneiras de desenvolver aulas mais interativas e chamar a atenção dos alunos. Por isso, é importante inserir esses recursos nas suas aulas. Veja três sites que podem ajudá-lo com isso: Richard Nisbett conseguiu provar que o ambiente em que a criança vive influencia diretamente no nível de inteligência

seram um programa nas escolas que, ao invés de focar em notas altas e bons resultados, incentivava a autoanálise e a compreensão do relacionamento entre o aluno e o estudo. Uma década depois essas mesmas crianças se

formaram com ótimos resultados e boas perspectivas para o futuro. Dessa forma, tanto Nisbett quanto os pesquisadores finlandeses mostraram que, para ser inteligente, não é necessário esperar por um milagre dos genes.

Com estratégias que reforçam a importância de um bom ambiente de estudos, os alunos poderão aproveitar mais o aprendizado e obter melhores resultados. Fonte: Universia Brasil

1 – BlockPosters Com o BlockPoster mesmo pôsteres grandes e complexos podem ser impressos em folhas A4, sem perder a qualidade e com impressores comuns. O serviço é gratuito, e só é necessário cadastrar a imagem que deseja imprimir.

2 – Wordle O Wordle é um site gratuito que cria nuvens de palavras criativas e diferentes. Se você deseja abordar os temas centrais de um texto, por exemplo, utilize o Wordle para mostrar quais palavras são as mais citadas. 3 – Glogster Com o Glogster é possível criar arquivos com textos, imagens, vídeos e sons em um só lugar. Ele organiza o conteúdo de uma maneira que fique fácil de compreender e reproduzir. Por isso, se o conteúdo que você deseja passar é multimídia, aproveite o Glogster para enriquecer a aula. Fonte: Universia Brasil


02 Classificados

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Pequenos Anúncios Vende-se uma casa na rua Men de Sá n° 20 – Porto Velho, 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, garagem p/ 4 carros – 2 áreas de serviço, cobertura com cozinha , sala grande, banheiro - quintal todo em cimento – Tratar no 3221-7865 Vende-se uma lavadoura (tanquinho) de roupas Arno com programações. Óimo estado de conservação Preço R$150,00 - tratar tel 9949-6306 Vendo Uno ELX 1.0 94/94. Tratar: 9927.4800 CASA VILA ROMANA - 3 quartos, 1 suíte, 2 salas, copa, 2 cozinhas, 2 banhos, área gourmet, varanda, quintal, 2 vagas de garagem. R$380.000,00. Interesse em permuta por apartamento central. - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483 CASA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - 3 quartos, 1 suíte, sala conjugada com cozinha, 2 banhos, área lateral e de fundo. Ótimo acabamento. R$210.000,00 - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 88540483 CASA BELVEDERE - 3 quartos, 1 suíte, ampla sala, cozinha com área, quintal, jardim, 4 vagas de garagem. R$290.000,00 - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483 CASA MANOEL VALINHAS -3 amplos quartos com ar condicionado, banho social e suíte, sala para 2 ambientes; escritório; ampla sala planejada conjugada com copa. Área de lavanderia. Nos fundos quintal com espaço gourmet, piscina e ducha. R$480.000,00 - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483 APARTAMENTO CENTRAL - 3 quartos, sendo 1 suíte, sala para 2 ambientes, cozinha interna com armários, cozinha externa com armários e bancada em granito, banhos com armários e blindex, área privativa, elevador, 2 vagas de garagem. R450.000,00 - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483 APARTAMENTO COBERTURA SIDIL - 3 quartos, 1 suíte com armários, ampla sala de estar, cozinha planejada, banho com armários e hidromassagem, área livre de cobertura, 2 vagas de garagem. Todo mobiliado. R$400.000,00 - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483 APARTAMENTO CENTRAL - 3 quartos, 1 suíte, sala, cozinha, 2 banhos. Uma vaga de garagem. R$260.000,00 - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483

APARTAMENTO ALVORADA - 3 quartos, 1 suíte, sala, cozinha, 2 banhos, área privativa. Todo mobiliado. R$270.000,00 - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483 APARTAMENTO CENTRAL - 3 quartos, 1 suíte, sala, copa, varanda, cozinha com armários, área de serviço, 1 vaga de garagem. Localizado central, Rua Bahia. R$290.000,00 - Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483 APARTAMENTO BAIRRO IPIRANGA 3 quartos, 1 suíte, copa, sala, cozinha com área, 2 banhos com armários. Elevador, 1 vaga de garagem e vaga para visitante. R$260.000,00. Azevedo Imóveis (37)3071-3130 | 8854-0483 Vende-se um lote em São Sebastião do Oeste, no centro, 700m² - Tratar: 3222-1248 Vende-se ou troca por lote uma mercearia bem montada localizada no bairro Jardim das Oliveiras. Ótima clientela formada há 20 anos no mesmo local. Tratar com José Pinto ou Fátima no tel: 3511.7995 Vendo Lanchonete bem montada. Ótima localização, Porto Velho. Preço Ocasião, R$15 mil. Tratar pelo fone: 3213.4558 ou 9905.7256. Vendo 1 janela de correr, nova, medindo 1,80x1,50. Um basculante de 80x80. Uma porta de ferro de 80x210 nova. Uma grade de 1,30x8m. Tel: (37) 9116.2573 Vendo um Fiorino Furgão 147 ano 1984, reformado em estado de novo. Placa vermelha raridade. Tel.: (37) 9116.2573 Alugo um lote na entrada do Esplanada, cabe 30 carros. Tel.: (37) 9116.2573 Ve n d o K a n g o o R e n a u l t 1 . 0 2001/2001 c/ alarme. Único dono. Cinza. Tratar (37) 8834.3922 / 3222.6822 Vende-se uma mesa alta com 2 banquetas. 1 estufa giratória de três andares. Cadeiras branca de bar. 1 geladeira Duples Brastemp Frost Free (semi nova). 1 fogão Branco Brastemp 4 bocas. Tratar: 3213.7062 Vendo 02 lotes no bairro Santa Clara 1000 m² na Rua Frei Caneca ao lado do número 80. Ótima localização. Contato 3071.3436. Vende-se Fox Prime 1.6 completo ano 2011 preto com 20 mil KM. Único dono. tel.: 37 8819.9294 ou 3511.1957

PROCLAMAS Leila Maria Fagundes Isolani, Oficiala e Tabeliã de Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito de Santo Antônio dos Campos, município e comarca de Divinópolis- MG, situado na Rua João Martins Coelho, nº 331, em Santo Antônio dos Campos, município de Divinópolis-MG, em pleno exercício de seu cargo e na forma da lei, faz saber que pretendem se casar: RENÊ RUI RAMOS, filho de Alvimar Joaquim Jorge e de Dª. Geny Maria Ramos e DAYANA MARIA DE FREITAS, filha de Carlos Agostinho de Freitas e de Dª. Maria de Lourdes Freitas. Santo Antônio dos Campos, 11 de abril de 2.014.

Vende-se Gol prata 4 portas, completo, único dono, 2013, 4000 KM. Já passou por 2 revisões. Tratar: 3221.6160 / 9186.1528 - Wantuil. Vende-se lote Rua Estados Unidos, perto da Bom Sucesso - Sagrada Família. 10x25m R$60.000,00. Tratar: 3213-4077 - Jefferson. Vende-se lote na Rua Goitaquase, bairro Candidés. Rua asfaltada, água, luz, telefone, lotação. Tratar: 3213.4077. Valor: R$60.000,00. Ve n d e - s e m a q u i n á r i o p a r a açougue. Tratar: 9961.9414 ou 8821.0185 / Vera Vende-se um apartamento,região da catedral,com 3 quartos,(sendo 1 suíte com box e armário),1 banheiro social com box e armário, sala conjugada/,cozinha azulejada , armários, bancada em granito,área de serviço, janelas em vidro temperado, garagem com vaga livre,elevador, piso em porcelanato,condomínio barato,ótima localização, seminovo, desocupado, valor R$ 310.000,00 - tratar 32123010 -99219063 Vendo apartamento no bairro Nova Floresta, rua Horta Barbosa em Belo Horizonte com 4 quartos área de serviço, quarto de empregada, sala, copa, cozinha. Ótima localização. Tratar: (31) 3423.7526 Vendo casa de lage boa + barracão com entrada independente sem garagem no bairro Planalto. Precisa de reforma 220 mil tratar: 9932.9406 ou 8817.4112 Venda de três grupos de sofá uma cristaleira, rack e mesa de escritório, uma maquina de lavar roupa. Tratar: 8805.1927 Vende-se uma maquina expressa de sorvete da marca Taylor modelo 336 com 3 bicos ano 2009 com batedor de Milk Shake anexo, suporte de copos e casquinha anexo. Falar com Júnior (37) 3213.7062 / 8803.0753 Vende-se um barracão Avenida do Aço, 2331, Sagrada Família 90.000. Lote 373 metros área verde do lado. Tratar: 9928.9157 / 8824.9133 - Marcilene

Vende-se casa com barracão no bairro São João de Deus, próximo Accom. 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço e o barracão possui 3 comodos. Tratar 3215.1727 Vendo casa, 2 quartos grandes, sala, cozinha, banheiro, ws, garagem ótimo acabamento, lote com espaço para outra casa. R$ 125.000. Tel: 37-98110077 Vendo 2 portas de aço bem reforçadas com vidro e tetra chave 70 e 80 cm barato. Tel: 37-98110077 Vende-se Crossfox, ano 2007, completo, cor prata. Com roda! Valor R$ 27.000,00. Tratar: (37) 9192-0649 Vende-se estruturas metálicas: 1 de 320 mts²; 1 de 220 mts²; 1 de 120 mts². Tratar: 9981-2856 - com Mauricio. Vende-se balança de braço capacidade 300 Kg conservada, regulada. Tratar: 3221-3916 ou 9904-6959 com Isac. Vendo Drogaria com 9 anos em fucionamento. Local Av. Paraná, bairro São Judas. Tratar: 9192-4278. Vende-se casa com 3 quartos, sala, cozinha grande, banheiro com box blindex, varanda e garagem para 02 carros a 02 quarteirões da UPA Ponte Funda. Tratar: 3222.9030 Vendo terreno rural, sem benfeitorias, com 41,9 hectares, a 17 km de Divinópolis, todo cercado, com 3 nascentes e reserva legal já demarcada. Via de acesso ao imóvel 50% pavimentada. A área de reserva é composta de floresta de perobas e arco de pipa. Toda documentação está legalizada. Área ideal para compensação ambiental. Informações (24hs): 37-3221-4443, 37-9902-1919 (Dino) Vendo Apartamento em Condomínio Fechado, dois quartos, copa, sala conjugados, cozinha, aréa de serviço,sacada. Aérea externa, Piscina, quadras, churrasqueira, play grand, salão de festas. Bairro BelvedereII Divinópolis. Preço R$170,00 sendo R$110.000,00 de entrada e R$70,00 financiado. Contato 379949-6306 Vendo 2 lotes no bairro Itacolomi, rua Salgado Antonio Paulino (altura do nº1111), area total 9000ª (area plana). Tratar: 9949.0008 / 9906.6462.

Edital de Convocação do Aeroclube de Divinópolis Assembléia Geral Ordinária Pelo presente Edital ficam os Senhores Sócios do Aeroclube de Divinópolis, convocados para a Assembléia Geral Ordinária, a realizar-se em sua Sede Social situada no Aeroporto local, no dia 28 de Abril de 2014 às 18:00 horas em primeira convocação e às 19:00 horas em Segunda Convocação de Assembléia Geral, a fim de deliberarem sobre a seguinte pauta: 1. Relatório e prestação de contas da Diretoria anterior. 2. Eleição e Posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes. Divinópolis, 14 de Abril de 2.014 ___________________________ Antônio Maria Claret de Morais - Presidente -

Vendo 3 lotes de 300m² cada, com asfalto, água e luz. Rua Caraibas, bairro Del Rey. Divinópolis-MG. Fones: (37) 9987.5811 / 9199.5049 VENDA - I01373 Apartamento, novo, com 03 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e garagem para 01 veículo. – B. NITEROI - R$ 135.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254 VENDA - I01446 Apartamento, novo, com 03 quartos, cozinha, banheiro social, área de serviço, área livre e garagem para 01 veículo. Imóvel com piso em cerâmica. – B. SAO LUIS - R$ 150.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 373222.3229 - PJ2254 VENDA - I01450 Casa com 03 quartos (sendo 01 suíte), sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, área lilvre e garagem para 03 veículos. Imóvel com piso em cerâmica. – B. UNIVERSITARIO - R$ 210.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 373222.3229 - PJ2254 VENDA - I01453 Casa de laje, com 04 quartos, sala, copa, cozinha com bancada em granito e armário, banheiro social, área de serviço e área de lazer conjugadas, quintal e garagem para 02 veículos. Imóvel com ponto comercial. Piso em cerâmica. – B. ESPIRITO SANTO - R$ 250.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254 VENDA - I01455 Loja com 120m² (sendo 5m de frente), 02 banheiros sociais, cozinha e área livre. Imóvel com pisos em cerâmica, teto com forro em PVC e piso em cerâmica. – B. VILA BELO HORIZONTE - R$ 400.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 373222.3229 - PJ2254 VENDA - I01464 Apartamento, novo, com 02 quartos (sendo 01 suíte), sala e cozinha conjugadas, banheiro social, área de serviço, área livre e garagem para 02 veículos. – B. VILA ROMANA - R$ 195.000,00 ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

VENDA - I01457 Galpão com 140m², 02 pavimentos cada um com 70m², banheiro social e área livre. Imóvel com piso em cerâmica. – B. SANTA TEREZA - R$ 180.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254 VENDA - I01458 Apartamento com 03 quartos (sendo 01 suíte), sala para 02 ambientes, cozinha com armário, banheiro social, área de serviço e garagem para 02 veículos. Imóvel com closet na suíte, box blindex no banheiro. Piso em porcelanato e durafloor. Prédio com elevador. – B. SIDIL - R$ 340.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254 VENDA - I01460 Lote com 288m² (sendo 12x24), todo murado e com 01 barracão sem divisão com banheiro social externo. – B. BELVEDERE - R$ 185.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254 VENDA - I01461 São 02 apartamentos, cada um com 02 quartos, sala, cozinha e banheiro social, área de serviço. Piso em cerâmica. Há também 01 barracão com quarto, sala, cozinha e banheiro social. Piso em cimento liso. Imóvel sem elevador. – B. SAO JOSE - R$ 300.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254 VENDA - I01462 Casa com 03 quartos (sendo 02 conjugados), sala, copa, cozinha, banheiro social, varanda, área de serviço, área de lazer com churrasqueira, quarto, lavabo, quintal e garagem pra 02 veículos. Imóvel com taco e cerâmica. – B. SANTA TEREZA - R$ 390.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254 VENDA - I01466 Apartamento, novo, com 02 quartos (sendo 01 suíte), sala e cozinha conjugadas, banheiro social, área de serviço e garagem para 01 veículo. – B. VILA ROMANA - R$ 183.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254


CLASSIFICADOS 03

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Salão Adriana • Chapa • Corte Feminino • Escova Progressiva • Selagem

Segurança e Agilidade

Mudanças residenciais e comerciais. Montagem e desmontagem de móveis. Atendimento de 7:00 h às 22:00 h- Isaías

Fone: (37) 8802-5712/9939-4072

(37) 3212-6540 - 9961-6540 – 8834-8931

Rua Havana, 801 - Dona Rosa

(37) 3212-1333

UT

JOEL CAMARGOS DESPACHANTE

O PEÇ

3212.1333 M

IN

S

Buscamos e entregamos seu animalzinho

(37) 3213-0508

AS GO Peças – acessórios escapamentos – troca de óleo

Av. Rio Grande do Sul, n° 829 - Centro

Av. Paraná, n° 70 – São José – Divinópolis – MG

Aceitamos Cartão

Auto Car

Oficina do Curinga Àlcool, Diesel, Gasolina

Transporte Escolar e Viagens

Especializada em manutenção de

Ítalo

Caminhonete (Utilitários)

(37) 8811-8404 :: GaZeta do oeSte :: DIVINÓPOLIS - TERÇA-FEIRA, 03/01/12 3221-0240

Hyundai HR e Empilhadeiras em geral

(37) 3214-1879 / 8803-6744 Rua José Rachid, 120 - Mangabeiras - Divinópolis - MG

Comunica aos seus clientes e amigos que está atendendo em nova sede, localizada na Rua São Paulo 1930, esquina com Rua Bambuí, Bairro Santo Antônio.

fones 3222-1221 / 9987-1221 (vivo) / 9941-1221 (oi).

VENDEDOR(A) AUTÔNOMO(A) Quer Ganhar Dinheiro? Veja as Vantagens! Ligue (31)3071.5757. www.freetimeturismo.com.br

Oportunidade de Emprego

Enc de Limpeza Fem com exp. Sal: 1.195,87 E-mail: rh@smconservacao.com.br

Brecho Chique

Quer renovar seu guarda roupa, sua casa? Você poderá lucrar, vendendo o que não usa mais. Vendemos e compramos roupas usadas. Endereço: Avenida Getúlio Vargas, nº 281 (Vila) – Fundos, Centro de Divinópolis. Telefone de Contato: 9952-5949 – Dulciméia.

Tito Despachante

divirede

ESPECIALIZADA

• Banho • Tosa • Rações • Busca - Entrega • Acessórios

Facebook: pet shop recanto animal

AS

Banho e Tosa Rações e Acessórios

Av. Paraná, 706 - São José (37) 3071-4250

Auto Peças Minas Goiás

Cantinho do Cão

A

• Manicure e Pedicure • Relaxamento • Mechas • Escova

ormigão FMudanças

Higienização; Geral completa; dedetizadora Geral Simples; Lavamos sua banco e forro de teto (a vapor); Limpeza a vapor interna;

37 3216.3799 8806.9583

Espelhamento 3M fator 3 erede 5; Cristalização de pintura; de proteção Plotagem; Hidratação em couro; Cristalização de vidros; Cristalização de farois;

para crianças

(37) 3214.4089 / 8805.7281 rua minas Gerais,Rua 31 -Tiradentes tel: (37) 3216.3335 32162007 351 - Santa /Clara

Rua Itapecerica, 610, Sala 1, Centro, Divinópolis - MG E-mail: titodespachante@hotmail.com

Rua goiás, 626 / Sala 202 - Divinópolis / mg Fone: (37) 3222-4048

da Vida!

rúrgico do

Bolsa imobiliária A cer t e z a d o me l h or i n ve s t ime n t o

Compra - Venda - Avaliação -Escritura www.bolsaimobiliariadiv.com.br

CRECI- 13.062 4ªRegião - MG

SITIOS, CHACARAS SITIO: TAMBORIL- 5000 MIL M2 COM CASA 3 QTOS CORREGO NOS FUNDOR$ 250 MIL SITIO : CACOCO DO MEIO- area de 5 hec com uma casa muita boa, 2 poços de criação de peixe, córrego nos fundo, pasto formado, pomar novo, casa com area construída de 300 m2, toda avarandada- próximo da cidade- R$ 700 MIL, estuda troca de imóvel de menor valor Chácara cachoeirinha; area de 600 m2, com uma casa de 3 quartos, excelenteR$ 130 mil Chácara trindade; area de 500 m2 com água,luz- R$ 35 MIL PREDINHO ESPLANADA: 2 aptºs em ótimo estado de conservação + 1 loja comercial, com aluguel de R$ 2.200 reais- R$ 500 MIL SOBRADINHO CENTRO: rua rio grande do norte, novo 3 quartos, sala, coz, bh. Garagem terraço , com piso toda em cerâmica: R$ 390 MIL

APARTAMENTOS: APTº FLORENCE- 4 quartos, sendo 1 suite, 2 salas, 3 vagas garagem banheira com hidromassagem, armários embutidos,acabamento: tabua corrida e granito,

A CIDADE

desocupado R$ 850 MIL APTº CENTRO- 2ª andar- 3quartos sendo 1 suite, sl, coz, bh, garagem, novoR$350 MIL APTº- SÃO JOSE- NOVO 3º quartos sendo 1 suite, sala, cozinha, bh, garagem R$ 2195 MIL APTº IPIRANGA- USADO- 3 quartos sendo 1 suite, sala, cozinha, bh, garagemR$ 170 ML APTº NITEROI- USADO- 3 quartos, sendo 1 suite, sala, cozinha, bh, garagem R$ 240 MIL

LOTES: LOTES: JARDIM BELVEDERE: area de 260m² plano, água, luz , asfalto R$80,000 JARDIM BELVEDERE: Rua Havaí de esquina área 250m² . Plano , água , luz , calçamento R$ 100 MIL NOVA HOLANDA : 240M² plano , água , luz , esgoto R$35 MIL REAIS 57 parcelas de R$ 70 mil VILA RICA 21 lotes aréa312m plano, água , luz , esquina R$ 70 mil cada JARDIM CANDIDÉS área 313 m plano , água , luz , 1 casa tem alvenaria R$ 45mil

(37) 9931-4096 (Vivo) 8847-0876 (Oi) 3071-2004 Fixo

GRAJAU Lote , plano com área de 200m² água , luz , R$ 15 MIL SÃO BENTO área 300m² plano , com luz R$ 25 MIL INTERLAGOS área 360m² plano , caimento casa usada de laje 3 quartos R$ 160 MIL TRINDADE 2 chácaras com área de 1000 m² , plana , água , luz , R$ 70 MIL MANOEL VALINHAS rua Niterói área 300m² plano , água , luz , alojamento R$ 210 MIL documentado DONA QUITA 288M² de esquina , com água , luz , ideal pára construção de casas R$ 75 MIL SÃO SIMÃO área 360m² plano , água , luz , esgoto . R$ 22 MIL JOVELINO RABELO área 360m² plano , água , luz , ônibus R$ 50 MIL MAR E TERRA área 235m² lote com declive , água , luz , ônibus . R$ 55 MIL LAGOA PARK vários lotes , com água , luz , calçamento , murado R$ 85 MIL WALKIR RESENDE área 195m² plano , água , luz asfalto R$ 95 MIL SOLAR DO TREVO- Area de 450 M2, plana, co luz, esquina, próximo a MG 050= R$ 30 mil ZONA SUL ; AREA de 330 m2, plano, esquina, luz, excelente- R$ 18 MIL MARIA PEÇANHA- Area de 360 m2, plano, água, luz, próximo ao asfaltoR$ 40 MIL ITACOLOMI- AREA de 300 m2, plano não tem água, nem luz- R$ 25 MIL B. NOVA SUISSA; area de 300 m2, plano, água, luz, asfalto- R$ 23 MIL

AV. SETE DE SETEMBRO- 450- CENTRO TEL 3071-2004- 9931- 4096- 8827-6158- 9962-9463- 9958-4079- 9966-7534


04 Classificados

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - quarta-FEIRA 16/04/14

Seu Pet Merece o Melhor! Merece Pet Shop Entre Patas.

Promoção imperdível no PET SHOP ENTRE PATAS

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA EQUIPE! Vagas para: • Cobrador (Salário com benefícios podem chegar acima de R$ 1.200,00)

02 banhos + 1 frontline por apenas 60.00. (Promoção válida para cães com até 10 kg)

• Motorista CNH D Oferecemos: - Ticket alimentação, Plano de saúde familiar, Transporte gratuito.

Promoção assim, você só encontra aqui.

(37) 3213-3237 (37) 8817-6937 grafica 1 25/02/14 13:30 Rua Mato sidil.pdf Grosso, n° 121 - Centro - Divinópolis

PROTEÇÃO EPI e EPC EXTINTORES DE INCÊNDIO

PROJETOS & LAUDOS

INSTALAÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA

CURSOS E PALESTRAS

Sua segurança, é nosso trabalho.

• Auxiliar de mecânico e mecânico (ótimo salário mais benefícios)

Os interessados podem se inscrever nos locais abaixo: - No site: www.trancid.com.br - Na empresa TRANCID: de 2º a 6º de 08:30 às 16:00 horas - No Sine: Toda terça-feira de 13:30 às 17:00 horas.


Edição gazeta do oeste 2302