NOTAER - Julho de 2015

Page 3

Julho - 2015

PALAVRAS DO COMANDANTE

O ajuste orçamentário e a credibilidade

Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato Comandante da Aeronáutica

Este mês gostaria de tratar de dois assuntos. O primeiro é o ajuste orçamentário no Comando da Aeronáutica e seus reflexos no nosso dia a dia. O segundo tem a ver com a nossa reputação perante a sociedade. No primeiro caso, reforço que, apesar da conjuntura econômica, nossa missão de defender a soberania do espaço aéreo brasileiro está sendo cumprida de acordo com os meios que dispomos. Por isso, delineamos algumas ações no âmbito do Comando da Aeronáutica para nos ajustarmos à realidade que vivemos no momento. Vamos reduzir sensivelmente os deslocamentos das unidades aéreas para missões fora de sede. Viagens de estudo internacionais ou intercâmbios considerados não essenciais também serão cancelados. Obras previstas no Plano Plurianual de Obras para 2015 serão postergadas para 2016. Nesta mesma linha de ação, vamos analisar contratos de manutenção de bens e viaturas, conservação e limpeza, telecomunicações, enfim, tudo para ajustar as despesas. Os contratos de projetos em desenvolvimento e de modernização em andamento serão readequados, com alteração de cronogramas, se necessário. Os investimentos em obras e material permanente serão aplicados criteriosamente. Contamos ainda com a ajuda de todo o efetivo para adotar procedimentos que ajudem a reduzir os gastos com serviços públicos, como água e energia. O momento é peculiar e pede a conscientização de todos para

que possamos manter nosso nível de excelência, que, aliás, remete ao segundo tópico que gostaria de tratar, ou seja, a nossa reputação perante a sociedade. A credibilidade em relação ao nosso trabalho está aumentando. A recente pesquisa realizada pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, divulgada em junho, apontou que as Forças Armadas são a instituição na qual os brasileiros mais confiam, à frente de outras instituições públicas. O relatório mostra que temos aprovação de 68% dos brasileiros. Certamente, isso é o reflexo da competência do trabalho de cada um de nós, militares e civis da Aeronáutica. A alta confiança decorre, segundo o estudo, do que é mais visível à sociedade, como nossa participação nas ações de defesa e controle do tráfego aéreo durante os grandes eventos - internacionalmente reconhecido e elogiado, nas operações de ajuda humanitária e nas ações cívico-sociais, onde se leva, além de atendimento médico, a solidariedade. Todo esse contato com a população se traduz em confiança. Portanto, mais uma vez, insisto na necessidade de mantermos a proatividade e, principalmente, a determinação e a persistência. É a oportunidade para sermos exemplo, com nossa disciplina e afinco em servir. Desta forma poderemos cumprir as nossas missões e continuar a figurar como a instituição mais respeitada por toda a sociedade brasileira.

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.