Notaer - Edição de Fevereiro

Page 14

14

Reaparelhamento

Aeronaves A-1 da FAB serão modernizadas pela Embraer Sgt Johnson / CECOMSAER

A

O contrato prevê a revisão de 43 caças A-1. A primeira entrega está programada para o final de 2012

Bandeirante modernizado faz voo inaugural no RJ

O

céu do Rio de Janeiro foi palco do voo inaugural da aeronave C-95 Bandeirante modernizado da Força Aérea Brasileira (FAB), no dia 14 de janeiro. Ao todo, até 2013, 54 aeronaves do mesmo modelo passarão pelo mesmo processo de modernização. O projeto é coordenado no Rio de Janeiro pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), por intermédio do Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF). O programa irá modernizar tanto as aeronaves C- 95 como as P-95, utilizadas pela Aviação de Patrulha, e inclui a integração de aviônicos de última geração, tais como mapa digital, displays digitais, sistemas avançados de navegação e comunicação e sistemas adicionais que visam melhorar o desempenho e a segurança da aeronave. História - Um dos maiores

Aeroeletronica

Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram contrato para a revisão de 43 caças A-1. O acordo complementa o contrato assinado em 2003. “Temos muito orgulho em apoiar a Força Aérea Brasileira na tarefa de manter esta aeronave estratégica totalmente operacional”, explica Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Comercial da Embraer Defesa e Segurança. “Com este novo contrato, deixaremos as aeronaves mais preparadas para o subsequente programa de modernização, cujo contrato já está em vigor, resultando em maior eficácia no processo de atualização geral dos caças”, disse Neto. O contrato original de modernização tem foco na atualização dos sistemas eletrônicos. Um novo acordo contempla a revisão estrutural, e o reparo e a substituição de outros equipamentos desatualizados. O voo inaugural do protótipo monoposto modernizado está previsto para o começo de 2012 e dará início aos ensaios em voo dos sistemas. A primeira entrega está programada para o final de 2012. Segundo a EMBRAER, o novo contrato reforçará o longo e produtivo relacionamento entre a empresa e a FAB, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de defesa brasileiro. Saiba mais - A aeronave A-1, ou AM-X como ficou popularmente conhecida nos anos 80, é um caça bombardeiro reconhecedor leve projetado, desenvolvido e produzido por um consórcio BrasilItália, que envolveu as empresas Embraer, Alenia e Aermacchi. O A-1 tem como missão principal o reconhecimento (RA-1) e o ataque a alvos de superfície (A-1), nas versões monoplace (A) e biplace (B). O caça conta com grande raio de ação e autonomia. (Com informações da EMBRAER).

Ao todo, até 2013, 54 aeronvaves passaram pelo mesmo processo de modernização

êxitos da aviação civil e militar brasileiras, o Bandeirante partiu de um ambicioso projeto do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) na década de 60, que tornou-se sucesso em vendas no Brasil e no exterior. O Bandeirante efetua

missões de transporte de cargas leves e de passageiros, além de lançar paraquedistas em missões de infiltração ou de salto livre. Sua versatilidade permite também o emprego em operações de busca e salvamento, dentre outras.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Notaer - Edição de Fevereiro by Força Aérea Brasileira - Issuu