Comunicação Política e Eleitoral no Brasil: Perspectivas e limitações no dinamismo político

Page 9

9

CANTAR PARA VENCER: REFLEXÕES SOBRE OS JINGLES ELEITORAIS Luciana PANKE 1 Universidade Federal do Paraná - UFPR

RESUMO Propomos uma discussão sobre o status do jingle como peça persuasiva adotada na comunicação política. Buscamos conceituar, elencar as características da mensagem musicada, bem como categorizar os jingles políticos em político partidários, eleitorais, de mobilização e governamentais. Focamos, entretanto, no estudo sobre jingles eleitorais. Tratamos o assunto com vistas a levantar questões teóricas que auxiliem a realização de pesquisas na área de comunicação.

PALAVRAS-CHAVE:jingle; propaganda eleitoral; comunicação política; eleições.

INTRODUÇÃO A música é um dos elementos universais no amplo processo da comunicação. Ela comove, motiva, sensibiliza, incita. Conforme Marchamalo e Ortiz (2005, p.57), alguns sons e especialmente a música, são capazes de despertar determinadas sensações anímicas, “comuns praticamente à totalidade dos receptores.”. Os autores citam BeltránMoner (1991) para explicar a linguagem musical como criadora de sensações: Os fragmentos musicais nos quais predomina uma estrutura aguda e tonalidade maior produzem em nós a sensação de clareza. Por esse motivo, nós nos relacionamos com o estado anímico de regozijo, sinceridade, diversão, admiração, etc, ou seja, expressões agradáveis. Os sons de tessitura grave produzem, de modo maior, sensações de tranqüilidade, paciência, desejo, honra, orgulho (...) e, de modo menor, turbação temor, desalento, suspeita, cansaço... (Beltran, 1991, p. 20 e 21 apud Marchamalo; Ortiz, 2005, p. 58)

Os sentimentos, quando associados à música, potencializam-se, pois as melodias ultrapassam a comunicação sonora e facilmente geram associações diversas ao ouvinte, seja marcando determinada situação pessoal ou ilustrando algum contexto ou época específicos.

1

Doutora em Ciências da Comunicação (USP); Professora da Universidade Federal do Paraná nos cursos de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) e do Programa de Pósgraduação em Comunicação, do qual é Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais e Pesquisadores de Marketing Político (POLITICOM) e autora do livro “Lula do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso”. São Paulo, Editora Horizonte: 2010. Contato panke@ufpr.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.