Revista Política Social e Desenvolvimento #6

Page 29

[ revista política social e desenvolvimento #06 ]

sociedade que ambos sonharam. Nela, o grilhão da necessidade não aprisionaria mais aos homens. O imenso potencial produtivo e tecnológico desenvolvido no último século permite que se imagine um futuro em que as carências mais gritantes sejam minoradas, ou até mesmo suprimidas. Um futuro em que o acesso universal à educação e à saúde, a proteção na velhice e a garantia de empregos permita que os homens vivam sem sobressaltos. Para que isto se torne possível, é essencial regulamentar as finanças e orientar os investimentos, o que somente será possível através da

ação racional da mão visível do Estado. Os homens não nasceram para se enfrentar como cães no terreno sórdido da concorrência desimpedida. Como lembra Gilles Dostaler em sua magnífica interpretação de Keynes (Keynes et ses Combats; Keynes and his Battles, na versão em língua inglesa), os homens foram enviados à Terra para usufruir a beleza, o conhecimento, a amizade e o amor. É esse o espírito que deveria nortear nossas ações.

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.