Revista A Posse 2021 - Capa Campina Grande

Page 76

São Mamede 76

A história de São Mamede começa em 28 de janeiro de 1762 através de um requerimento de Manoel Tavares Baia, onde lhe foi concedida a Sesmaria, porém a fundação da povoação se deu em 5 de abril de 1903, por iniciativa de Manoel Augusto de Araújo e Manoel Faustino da Costa, fazendeiros da região. No mesmo dia, foi realizada a primeira missa e a primeira feira da povoação que acabava de surgir. A primeira capela foi construída por José Paulo Souto, tendo sido consagrada a nossa senhora da conceição. Frei Martinho, no entanto, foi um dos grandes responsáveis pelo progresso do povoado. Por volta de 1919, demoliu a pequena capela e em seu lugar construiu a igreja sendo até hoje conservada pela comunidade. Após isso, São Mamede se desenvolveu e passou em 1938 a categoria de vila, seguido da sua autonomia de Santa Luzia dada em 02 de dezembro de 1953, porém sua instalação e emancipação só foi finalizada em 01 de maio de 1954. São Mamede também ficou conhecido pelas missões católicas que sempre tinham a sua frente Frei Damião, considerado um “santo” pelos nordestinos. A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição e realizada no período de 28 de novembro a 08 de dezembro de cada ano.

Hoje, São Mamede conta com 7.702 habitantes espalhados em seus 530,7 km² de área territorial e tem como patrimônio cultural destacado os festejos juninos, pois todos os anos o mês de junho e aguardado com muita ansiedade por todos aqueles que gostam de resgatar a tradição e ao mesmo tempo se diverte ao som do forró pé de serra e de todas as tendências atuais que este ritmo embala o nosso município durante o mês junino.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.