Tamara o uso da guacatonga

Page 1

P383

Prefeitura do Municipal de São Paulo Secretaria Municipal da Saúde Programa DST/AIDS Autor: COLLIER, Tamara N.¹

¹ Secretaria Municipal de Saúde - Programa de DST/Aids – SAE Campos Elíseos / PRD Sampa Prevenção / Departamento de Saúde Mental - Programa De Braços Abertos, São Paulo

O USO DA GUAÇATONGA COMO REDUÇÃO DE DANOS ENTRE USUÁRIOS DE CRACK

Email: tamarancterra@gmail.com

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

Distribuição de protetores labiais a base de Guaçatonga entre usuários de drogas beneficiários do Programa De Braços Abertos, acompanhamento e monitoramento com os usuários.

Distribuição de protetores labiais a base de Guaçatonga aos usuários de crack da região central de São Paulo inseridos no Programa De Braços Abertos e usuários de crack em situação de rua na região central da cidade. Os redutores de Danos do PRD SAMPA localizado no SAE Campos Elíseos e a equipe odontológica que acompanha os usuários do Programa De Braços Abertos e usuários de drogas em situação de rua na mesma região distribuíam semanalmente um tubo da pomada e preenchiam um pequeno questionário de avaliação da pomada.

OBJETIVOS

RESULTADOS

Inserir o protetor de labial a base de Guaçatonga como insumo de redução de danos a DSTs, Hepatites Virais e Tuberculose entre os usuários de crack beneficiários do Programa De Braços Abertos e avaliar o quanto a pomada é eficiente enquanto estratégia de prevenção e o quanto a inserção no Programa De Braços Abertos melhora o auto cuidado do usuário de crack em São Paulo.

O resultado da pesquisa foi satisfatório em vários aspectos. Os dados estatísticos da pesquisa ainda estão sendo organizados, mas previamente pudemos comprovar que o Beneficiário do Programa De Braços Abertos melhora o auto cuidado a partir de sua inserção no programa. Eles conseguem guardar o tubo de pomada e usá-la por mais tempo do que os usuários em situação de rua, além de ter maior preocupação com o auto Cuidado, a prevenção de doenças e o cuidado com a saúde. Os usuários também relatam o quanto o uso do protetor labial de Guaçatonga ajudou na cicatrização de feridas pré existentes e a prevenção do surgimento de novas queimaduras. Em comparação com outras manteigas de cacau distribuídas por outros serviços com o mesmo objetivo de prevenção, a maioria dos usuários relatou que a Guaçatonga tem mais resultados do que a outra pomada.

prefeitura.sp.gov.br/saude


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.