Suzy capacitação em teste rapido hiv sifilis

Page 1

P305

Autor: OSANAI, Suzy Marie K.¹ Coautores: SOUSA, Patricia L. ¹; MELLO, Isabel Cristina A.²

Prefeitura do Municipal de São Paulo Secretaria Municipal da Saúde Programa DST/AIDS ¹ Secretaria Municipal da Saúde – Coordenadoria Regional de Saúde Sul Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS M’Boi Mirim, São Paulo ² Secretaria Municipal da Saúde – Coordenadoria Regional de Saúde Sul, São Paulo

Email: suzyosanai@gmail.com

CAPACITAÇÃO EM TESTE RÁPIDO HIV/SÍFILIS PARA PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA REGIÃO SUL – 2014

INTRODUÇÃO

DESCRIÇÃO DO CASO/EXPERIÊNCIA

Segundo portarias 29 de 17/12/2013 e 3.275 de 26/12/2013 da SVS/MS, o teste rápido HIV/Sífilis busca criar alternativas para a ampliação do acesso ao diagnóstico da infecção, além da identificação dos indivíduos infectados pelos vírus que é importante para o acompanhamento precoce nos serviços de saúde e numa melhora na qualidade de vida desses indivíduos. Os testes rápidos para HIV/Sífilis devem ser executados de maneira sequencial e é necessária uma capacitação de 20horas aos profissionais dos serviços de saúde, de acordo com os fluxos estabelecidos e diretrizes do Programa Nacional de DST/HIV/AIDS.

Na região sul, em conjunto com as áreas técnicas de DST/AIDS, Vigilância em Saúde, Saúde da Mulher, Assistência Laboratorial e Enfermagem, foram realizadas no 2º semestre de 2014 três grandes capacitações, com a oferta de 210 inscritos, sendo 70 por turma, nas quais foram capacitados 186 profissionais. Os profissionais capacitados – enfermeiros, médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos - são de unidades básicas de saúde, ambulatórios, maternidades, hospitais, centro de assistência psicossocial, serviços especializados em DST/AIDS. A carga horária foi de 20 horas, realizadas em quatro encontros. A capacitação teve dois momentos: uma teórica e uma prática. Os assuntos abordados na teórica foram: legislações, dados epidemiológicos, transmissão vertical do HIV e da Sífilis, biossegurança, fluxos laboratoriais, aconselhamento e prevenção das DST/AIDS. Na parte prática houve o treinamento da técnica para realização dos testes e a abordagem no aconselhamento.

RELEVÊNCIA A capacitação do teste rápido HIV/Sífilis aos diversos profissionais está em consonância aos princípios da equidade, da integralidade e da universalidade do Sistema Único de Saúde – SUS, pois promove a expansão do teste aos serviços mais próximos da população, facilitando o acesso e a devida intervenção às populações vulneráveis como moradores de rua, usuários de álcool e drogas, profissionais do sexo, pacientes em tratamento de tuberculose e gestantes com sífilis.

COMENTÁRIOS Como proposta da SMS em capacitar todos os serviços de saúde em teste rápido HIV/Sífilis, a região sul irá realizar mais quatro turmas no ano de 2015 para atingir 100% dos serviços do território.

prefeitura.sp.gov.br/saude


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.