Augusto teste rapido com fluido oral

Page 1

Autor: MATHIAS, Augusto¹ Coautores: BASSO, Cáritas R.¹; QUEIROZ, Solange S.¹; SPIASSI, Ana Lucia¹; SOARES, Carmem Lucia¹; SANTOS, Flávio A.¹; SILVA, Adriano Q.¹; GUTIERREZ, Eliana B.¹,²

Prefeitura do Municipal de São Paulo Secretaria Municipal da Saúde Programa DST/AIDS ¹ Secretaria Municipal da Saúde - Programa Municipal de DST/Aids, São Paulo ² Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, São Paulo

Email: augustomathias@prefeitura.sp.gov.br

TESTE RÁPIDO COM FLUIDO ORAL: EXPERIÊNCIAS EM TESTAGEM EXTRAMUROS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

O Ministério da Saúde (MS) estima que pelo menos 20% das pessoas vivendo HIV desconhecem seu status sorológico. Estudo de base populacional, realizado pelo Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo (PM-DST/Aids) demonstrou que 65% da população do município nunca fez o teste. A falta de diagnóstico precoce do HIV é um problema individual, que impacta negativamente a transmissão de HIV, uma vez que os indivíduos com HIV tratados de forma efetiva praticamente não transmitem o vírus, mesmo mantendo relações sexuais desprotegidas. O desconhecimento de onde obter um teste gratuito, somado ao medo de exames invasivos, podem contribuir para a falta de procura pelo teste.

Em 2014, o PM-DST/Aids iniciou, de forma pioneira no país, a realização de testes rápidos de fluído oral (TRFO) para diagnóstico de infecção por HIV, nas atividades extramuros da campanha que antecedeu a Parada do Orgulho LGBT. No mesmo ano, em parceria com as Coordenadorias Regionais de Saúde foram realizadas testagem extramuros, com o uso TRFO em ações regionalizadas na semana do Dia Mundial de Luta Contra Aids como parte do “Fique Sabendo Municipal” e em grandes eventos como a Copa do Mundo da FIFA. Foi avaliada a experiência com o TRFO através do relato das equipes que participaram das ações extramuros.

P436

RESULTADOS De abril a dezembro de 2014 foram realizados 1976 TRFO como primeiro teste. O TRFO foi avaliado de forma positiva pelas equipes, como é possível verificar na quadro 1. Além disso, o TRFO teve grande aceitação entre os indivíduos testados e, finalmente, sua utilização teve grande repercussão, positiva na mídia, atraindo mais pessoas aos locais de testagem.

OBJETIVOS

CONCLUSÃO

Avaliar o desempenho do o teste rápido diagnóstico de HIV com Fluido Oral em testagens fora das unidades de saúde.

A incorporação do TRFO foi positiva para diagnóstico de HIV em ações extramuros. O PM-DST/Aids têm investido no aumento da cobertura de testagem para HIV para elevar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico, facilitando o atendimento precoce e oferta de tratamento para as pessoas com infecção por HIV. A concentração da epidemia em populações chave aponta a necessidade de focalizar a divulgação e a oferta de testagem nos locais de concentração dessas populações, diminuindo cada vez mais as barreiras a esse tipo de estratégia. O TRFO é um excelente instrumento para ações extramuros, agregando mais uma opção para o leque de prevenção e diagnóstico.

prefeitura.sp.gov.br/saude


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.