5.ª edição da Plural&Singular

Page 105

PERFIL

“Superar os limites é o que é a Carla”, diz Ivo Quendera com o desabafo “superar limites e até demais”. Porquê? “Ao ponto de se magoar e de se maltratar. Os treinos, o muito empenho que coloca em tudo, fizeram com que conseguisse superar-se e superar a sua postura, melhorar as suas capacidades… Mas também cometeu excessos. A luta da Carla não conhece limites. Já fez uma ou outra asneira na postura das ancas… Isto não lhe retira mérito como mulher, só lhe acrescenta mérito como atleta”, descreveu o treinador. Ivo Quendera considera que a Carla é “uma pessoa que nasceu com deficiência mas ao fim ao cabo é o mesmo que ter nascido sem ela e tê-la adquirido”, porque, refere o técnico, a Carla “tem consciência do que seria a Carla sem deficiência, ela sabe os passos, ela percebe os movimentos, mas é o corpo dela que não lhe obedece”. Carla Ferreira treina e já competiu, em canoagem, com atletas sem qualquer tipo de deficiência, sendo, no entanto, mais comum que partilhe o rio com remadores amputados ou com poliomielite ou outros tipos de deficiência. Assim, pode dizer-se, aliás como Ivo Quendera referiu isso mesmo à Plural&Singular, que esta atleta do Montijo “ultrapassa dificuldades que pessoas sem deficiência não ultrapassam e ultrapassa dificuldades a competir, que outras pessoas ultrapassam mas sem índole competitiva porque a competir talvez não ultrapassassem”. O cenário de motivação, de exigência, de superação e de inspiração é este! E o que falta para além de reconhecimento? Que sejam criadas condições para que Carla Ferreira, bem como outros atletas com caraterísticas semelhantes, possam continuar a treinar, continuar a fazer magia dentro do rio, continuar a levar longe as cores de Portugal com as suas conquistas, a começar pela mudança de algumas regras… É que atualmente a única canoísta nacional com paralisia cerebral não pode marcar presença, em representação da Seleção, em campeonatos do Mundo devido à falta de escalão para pessoas com este tipo de deficiência e deixou de existir o pontão que permita ao Clube Atlético do Montijo levar canoístas à água com mais regularidade.

105

BI NOME: Carla Ferreira IDADE: 43 CLUBE: CA Montijo PROFISSÃO: funcionária Divisão de Desporto da CM do Montijo RESIDÊNCIA: Moita MODALIDADE: Canoagem Adaptada TIPO DE DEFICIÊNCIA: Paralisia cerebral


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.