20.ª edição da revista digital da Plural&Singular

Page 94

PLURAL

Acreditamos que as diversas investigações internacionais e nacionais venham a dar fruto, no entanto, reconhecemos que os resultados ainda estão longe do que se anseia: uma cura, um retardar e/ou um conhecimento das causas”, presidente da APELA, Pedro Souto.

94

Encontrar a cura para esta doença é o santo graal para quem vive com ELA, que pelo menos a curto prazo, sonha com o desenvolvimento de novos fármacos que possam retardar os efeitos desta patologia. Mas há outras alternativas e o presidente da APELA diz que “uma resposta terapêutica, não farmacológica, adequada e atempada poderá minimizar sintomas, diminuir o nível de ansiedade e melhorar a qualidade de vida do doente e seus cuidadores e familiares”. E este é um dos aspetos em que a APELA entra em ação. Além de levar “a cabo campanhas de sensibilização e consciencialização junto da população em geral e, em particular, junto das equipas de saúde, familiares e cuidadores”, a associação também dispõe dos serviços de fisioterapia, terapia da fala, psicologia, apoio social, nutrição e apoio jurídico. Além disso, tem um banco de produtos de apoio para o empréstimo e aluguer a nível nacional, prestando, apoio à distância através de orientação e aconselhamento a doentes e familiares. “Ser considerada uma referência na área da formação graças aos serviços de que dispõe”, estando mais próximo dos doentes, para “perceber as suas necessidades e procurar meios de as minimizar” é um dos aspetos que a equipa da APELA mais se orgulha.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.