7.ª edição da Plural&Singular

Page 4

NOTÍCIAS

Junta de Freguesia de Loures é o mais recente Parceiro Institucional do CPP CAO da SCM em Arcos de Valdevez

A Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez anunciou que conta abrir, até final deste ano, um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) para pessoas com deficiência. Este CAO terá capacidade para cerca de três dezenas de pessoas e aguarda a reconversão de uma ala do Centro Comunitário de São José. O projeto, cujo orçamento ronda os 300 mil euros, inclui a criação de um centro residencial, esse com capacidade para 15 pessoas. Desta forma a Santa Casa de Misericórdia de Arcos de Valdevez está a alargar o âmbito das suas respostas sociais à área da deficiência.

A Junta de Freguesia de Loures (J.F. Loures) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) assinaram um protocolo de apoio às atividades do CPP. Assim o Programa de Preparação Paralímpica, a Missão Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Programa de Preparação Surdolímpicos 2017, o Programa Esperanças Paralímpicas, o Programa Esperanças Surdolímpicos e Programa de Desenvolvimento

Desportivo de Base já contam com o apoio da J.F. Loures. Considerando que os objetivos e valores do CPP, nomeadamente os da promoção do desporto e inclusão dos cidadãos com deficiência, são também partilhados pela J.F. Loures, este protocolo visa conceder apoio financeiro anual ao CPP durante este ciclo, bem como disponibilizar meios logísticos para ações do CPP.

ACAPO e Liga Portuguesa Contra o Cancro de Coimbra criam parceria

A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) de Coimbra e o Núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) criaram uma parceria para minorar as falhas no acesso à informação. Os responsáveis da ACAPO alertaram que na área da saúde existem várias lacunas na produção de informação adaptada aos utentes cegos ou amblíopes. A ACAPO denunciou, por exemplo, que num hospital regional, local ou centro de saúde não há informação 4

disponível para estes utentes como por exemplo os sites dedicados à saúde que não dispõem de carateres ampliados ou em braile. A parceria criada entre a ACAPO e a LPCC serve exatamente para suprir essas falhas, através da produção de informação em torno do cancro da mama para pessoas com deficiência ou incapacidade visual. Está a ser criado material áudio e em braile. A informação é sobretudo sobre factores de risco do cancro e é dirigida a mulheres e familiares.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.