1 minute read

Reduzir a emissão de Carbono e buscar fontes de energia alternativa

Reduzir as emissões de carbono nas operações; reduzir a demanda de energia, preservando a qualidade e funcionalidade dos ambientes internos; adotar fontes de energia renovável; reduzir as emissões de carbono durante a construção das edificações; e reduzir o carbono incorporado nos materiais estruturais, do envelope e dos sistemas dos edifícios são as missões mais importantes do ponto de vista ambiental nas áreas de atuação do segmento de HVAC. Em sua apresentação “Decarbonization, the solution to climate sta- bilization”, o convidado João Carlos Antoniolli abordou temas atuais associados ao ODP e os escudos do planeta, GWP e o calor, Efeito Estufa, Ciclo do carbono, Descarbonização e seu conceito e finalizando com os três fatores mais relevantes para reduzir os efeitos dos equipamentos de HVAC na pegada de carbono.

“O gás carbônico é um dos gases de efeito estufa, um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida no planeta. Mas quando há CO, em excesso, o efeito estufa é intensificado e a temperatura do planeta se eleva, o que chamamos de aquecimento global. Aqui vale relembrar que existem três formas de liberação de gás carbônico na atmosfera e apenas uma forma de absorção ou reciclagem. A liberação de gás carbônico acontece por meio da respiração celular; decomposição de organismos vivos e combustão”, disse.

Advertisement

Ao final, o palestrante lembrou que é fundamental que os países busquem fontes limpas de energia, como por exemplo, a energia solar, eólica e hidrelétrica. “É importante que essas fontes sejam renováveis. Os combustíveis fósseis levaram milhares de anos para serem produzidos e não se renovam na mesma velocidade da nossa utilização. Isso significa que essa é uma fonte de energia esgotável”, acrescentou.

Palestra Top Reasons to Choose Hitachi VRF Technology

Atualmente o VRF (Variable Refrigerant Flow) é mais do que uma simples família de produtos, é uma “tecnologia”. Em 2022 a Jonhson Controls Hitachi completou 38 anos do lançamento do seu primeiro VRF.

O sistema de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) é um sistema de ar- condicionado central, do tipo Multi Split, que funciona com uma única condensadora (unidade externa) ligada a várias evaporadoras (unidades internas) através de um ciclo único de refrigeração.

O palestrante é engenheiro Mecânico formado pela UNISINOS, possui especializações em Refrigeração e Climatização (UFRGS), Desenvolvimento de Produtos e Processo (UFRGS), Gestão Empresarial (UNISINOS) e MBA em Gestão de Projetos (FGV).

This article is from: