1 minute read

Olhar atento ao passado presente e futuro na refrigeração

Nas últimas décadas, as ciências de refrigeração e ar condicionado têm estado em um estado de fluxo, principalmente devido à eliminação progressiva dos refrigerantes CFC e HCFC que destroem a camada de ozônio e, secundariamente, devido a preocupações ambientais relacionadas aos impactos diretos do aquecimento global de alguns dos refrigerantes de reposição. Devido a essas preocupações, há um grande interesse mundial em usar substâncias que ocorrem naturalmente na biosfera como refrigerantes, que são considerados benignos ao meio ambiente e são denominados “fluidos de trabalho naturais”.

rantes e suas respectivas tecnologias que podem ser usadas no futuro. É importante uma avaliação de suas características relacionadas à escolha de um versus outro, e uma identifica- ção das tendências estabelecidas por essas escolhas”, disse Dr. Eckhard, que é o Reilly Professor da Engenharia Mecânica e Chefe da Engenharia Mecânica da Purdue University.

Advertisement

“Surpreendentemente, muitas dessas substâncias já eram usadas como refrigerantes no início da tecnologia de refrigeração no final de 1800. Por isso, fiz uma revisão detalhada dos refrigerantes passados e presentes e refrige -

This article is from: