VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Page 70

O D E S E N V O LV I M E N T O M U N I C I PA L S A I U D O PA P E L

Muitos não acreditavam que a Prefeitura iria cumprir as decisões do conselho. “Eles achavam que era uma jogada política porque não acreditavam que suas propostas seriam acatadas”, lembra Benkendorf. A descrença se diluiu quando a Prefeitura fez do conselho o principal fórum de debates de ideias e de propostas para subsidiar as ações da administração municipal. “A partir das resoluções do conselho, criamos leis de incentivo e subsídios, aprimoramos leis anteriores e fizemos realmente acontecer”, relata o prefeito.

Novas associações de produtores rurais surgiram com o apoio da Prefeitura

Mentalidade empreendedora

O que aconteceu foi um conjunto de ações de aperfeiçoamento da máquina administrativa e de fortalecimento do cooperativismo. A Prefeitura, por exemplo, cortou gastos, equilibrou as contas públicas e passou a aplicar melhor os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao mesmo tempo, se reestruturou para servir aos produtores. Informatizou serviços, modernizou o atendimento e criou uma mentalidade empreendedora no campo e na cidade. Motivados, os produtores responderam com mais trabalho, multiplicando e organizando os setores produtivos. O melhor exemplo desse novo cenário foi o surgimento de instituições representativas dos produtores. Até 1998, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais era praticamente a única voz dos empreendedores do agronegócio. A partir de 2005, com as novas políticas, surgiram outras entidades, como as associações de Cafeicultores (Acamm), Regional dos Produtores de Leite (Arproleite), dos Produtores e Vendedores de Leite (Aproveleite) e dos Pequenos Produtores Rurais (Apprumm). Nascidas com o apoio e o estímulo da Prefeitura, essas associações fortalecem o comércio e tornam a comunidade mais forte e capaz para construir um futuro melhor, Programa disponibiliza sementes, aponta o prefeito. Os incentivos aos produtores rurais também insumos e máquinas para os chegavam por meio do Programa Municipal de Apoio à Agriculprodutores tura Familiar. Implantado em 2006, o programa passou a disponibilizar sementes, insumos e máquinas agrícolas para estimular o desenvolvimento da produção familiar de grãos, leite, frutas e aves. Esses e outros pequenos produtores foram também estimulados a sair da informalidade, passando a comercializar seus produtos com nota fiscal, o que, consequentemente, contribui para combater a evasão de divisas e a aumentar a arrecadação da Prefeitura.

70


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.