Mentalidade Criativa - Saiba como desenvolver

Page 1

Qualidade que faz parte do indivíduo desde seu nascimento. Que nasce com o indivíduo.

É a qualidade de uma pessoa hábil, que revela capacidade para fazer alguma tarefa específica com um determinado nível de facilidade. A criatividade nem sempre foi tratada como algo pertencente ao ser humano. Na antiguidade, alguns filósofos acreditavam que ela era restrita a poucos indivíduos capazes de receber mensagens de entidades divinas. Ao longo da história, o conceito gradualmente perdeu o seu apelo místico e, nos últimos anos, ganhou explicações embasadas em teorias sofisticadas da psicologia e da neurociência.


Alguns estudos provam que o comportamento Criativo pode ser aprendido com o tempo. De acordo com um teste de criatividade realizado pelo cientista George Land, crianças pequenas são gênios criativos, e se tornam menos criativas quando envelhecem. Este estudo foi feito com um grupo de 1600 crianças de 5 anos de idade e 98% foram tidas como gênias, pensando de maneiras inventivas de maneira similar a Picasso, Mozart, Einstein e outras personalidades. Land testou-as novamente aos 10 anos de idade e o número caiu para 30%. Outro teste foi feito aos 15 anos e os resultados decresceram para 12%. Por fim, ele deu a mesma avaliação para 280 mil adultos e ele encontrou somente 2% de gênios criativos. A boa notícia é que se você se considerar pouco criativo como um adulto, você pode se reeducar para ter uma mente totalmente nova (pelo menos no âmbito da criatividade) e ter o hábito de praticar criatividade e inovação novamente.

“A vida em sociedade, nos faz perder a criatividade, a imaginação em alguns casos até mesmo o humor. Isso não é devido a idade e sim ao tempo em que convivemos em sociedade”. (Afirma George Land e Beth, em seu livro “Breakpoint and Beyond: Mastering the Future Today”). Traduzindo > Ponto de interrupção e além: dominando o futuro hoje.

Pergunta Provocativa

Mas será que isso acontece apenas com a Criatividade ou, também, em outras áreas de nossas vidas? É importante saber que: “Se continuarmos no mesmo mundinho que vivemos, com as mesmas pessoas e as mesmas ideias, sempre seremos os mesmos”. Se quisermos crescer, mudar e ser diferente do que somos hoje, devemos conhecer pessoas, lugares e ideias novas”. Uma dica para ser criativo é sempre buscar pela Segunda Ideia. Quando temos um problema, a primeira resposta que vem à cabeça, geralmente é a mesma, inclusive para várias pessoas. A Criatividade está em buscar a Segunda Possibilidade, a Segunda Resposta. Outra forma é “fazer uma mudança na sua rotina”. Estamos acostumados a fazer as mesmas coisas, sempre.


Ao mudarmos nossa rotina, é uma chance de vermos as coisas por outro ângulo. (Ex: Trocar o Relógio de Pulso) Mais importante: tenha Paciência e Persistência. A Criatividade pode não vir na primeira ou na segunda vez, mas ela só aparece para quem tenta. Mito

Assim como o persistente mito do “nós só usamos 10% do cérebro“, o conceito de lado esquerdo = criatividade vs. lado direito = análise racional é totalmente uma pseudociência.

Profissionais de publicidade, artistas, designers, arquitetos e escritores são conhecidos por empregar muita criatividade em suas profissões. Mas não é preciso ter uma profissão específica para estimular a Criatividade, muito menos abrir mão dessas profissões, se você se considera pouco criativo. A Criatividade é bem-vinda em qualquer área e está disponível para qualquer pessoa disposta a desenvolver esta habilidade no seu dia a dia.

1. Seja Observador / Olhar Atento / Detalhista A simples observação do ambiente pode ser decisivo para garantir uma entrega de qualidade. Vivemos em tempos nos quais a nossa atenção está quase sempre presa às telas. Com isso, deixamos de reparar em toda a riqueza de informação que existe ao nosso redor. Dê uma pausa no trabalho e resista à tentação de conferir o celular. Crie o hábito de parar e simplesmente observar o local. As pessoas e os acontecimentos, nem que por apenas alguns minutos do dia.

2. Reserve e promova momentos de Ócio É o que chamamos de “ócio criativo”. Não pense que bancar o workaholic (aquele louco por trabalho) fará de você um Profissional Super Produtivo.


Seu corpo não funciona como um Computador ou Máquina. E tentar trabalhar como um só trará danos à sua saúde. Não menospreze as Férias, pausas ou seus momentos de ócio, pois eles são tão importantes para os seus resultados quanto os períodos em que está efetivamente trabalhando. É preciso deixar a mente Descansar e Reorganizar as ideias. Oxigenar a cabeça.

3. Percepção da Estrutura das coisas. Muitas vezes você está inserido dentro de uma Estrutura; Isso é ter uma percepção sobre como funcionam as coisas. Empresa, Negócio, Organização, Estrutura. É uma visão que começa a fazer associações, possibilidades e até perguntas, sobre como minha ideia pode se adaptar ou melhor utilizar os recursos da Estrutura.

4. Procure Respostas Diferentes (Questionador) Faça Perguntas Diferentes. Os inovadores não deixam nenhuma dúvida passar em branco. Eles têm o hábito de questionar, de modo a desafiar os padrões e não aceitar fórmulas fáceis ou prontas. É bastante comum que esses indivíduos usem a frase ‘’O que aconteceria se mudássemos isso?”. Esse tipo de questionamento ajuda a entender como as coisas são, por que são dessa maneira e como podem ser alteradas. Estas perguntas trazem ideias que colocam a sociedade rumo à inovação.

5. Conhecimento Metódico e Sistemático A famosa frase: “1% de inspiração, e 99% de transpiração”, como já diziam alguns lemas tradicionais. Na verdade, deve-se equalizar esses números. O ideal é ter estudo com dedicação, mas também saber desfrutar de um passeio, viagem, descanso, etc.


6. Coragem É o que nos faz ousar. Pensar fora da caixa. Sair da Zona de Conforto e Segurança. É o que nos faz sair da Rota Convencional. As pessoas precisam Externalizar suas ideias. Grande Verdade: Boas ideias e soluções estão dentro de gavetas.

7. Não tenha medo de Errar Todo processo criativo pode encontrar erro. Grandes criadores erraram bastante, até alcançar suas conquistas. Leonardo da Vinci, Sigmund Freud, Albert Einstein, Thomas Edison, e muitas pessoas da atualidade. Quantas vacinas da COVID deram errado, até descobrirem as corretas. Várias pessoas, ao tentar inovar, erraram e continuam errando. Grande Verdade: Boas ideias e soluções estão dentro de gavetas.

8. Modelagem Criativa / Cases Muitas pessoas pesquisam e buscam informações pela modelagem. Isso é muito inteligente e pode imprimir maior velocidade. Porém, tenha muito cuidado, pois os “Cases” em todas as situações nos são entregues como “Caixas”, que podem nos fazer aprender, mas não devem nos prender. Devemos lembrar que os Cases nos trazem referências, mas não a Essência do que se pesquisa.

9. Autoconhecimento É fundamental que eu me conheça para poder ter criatividade. Esse autoconhecimento deve ser acompanhado de uma visão clara das minhas Competências, Habilidades e quais Atitudes já tenho ou precisarei ter. O que eu sou? O que eu quero? O que eu preciso? São as perguntas que você deve fazer a si mesmo.


10. Estude seu Comportamento Criativo Recorde os momentos em que sua criatividade foi mais ativa. Identifique elementos, horários, locais e situações em que você mais experimenta novas ideias, e principalmente, tente explorá-los com maior frequência. Outra dica é tentar tornar o seu ambiente de trabalho mais estimulante, introduzindo essas características para favorecer o seu processo criativo. Explore Músicas, Cores, Sons, Aromas, Temperaturas; e o que mais for preciso para estimular o Potencial Criativo que existe em você.

11. Analise diferentes cenários Antes de entregar um trabalho, procure enxergar o que poderia ter sido feito de diferente. Uma revisão não apenas ajuda a detectar erros e inconsistências em um projeto, como também pode trazer maior clareza sobre todo o conteúdo trabalhado. Pessoas criativas são reconhecidas por estarem frequentemente incomodadas pelo senso comum. Estão sempre imaginando cenários alternativos para as mais variadas situações, inclusive, para suas próprias criações, projetos e inventos.

12. Consuma Arte Existem muitas inspirações por trás da Criatividade. É fundamental nutrir sua mente com elementos que possam te inspirar. Leia livros inspiradores, aprecie uma boa música, filmes, fotografias, pinturas ou qualquer outra coisa que desperte algo dentro de você. Você também pode utilizar a Criatividade dos outros como um combustível (matéria prima) para as suas inspirações. A importância de termos Propósitos. Acordar de manhã (...)

13. Exercite suas melhores habilidades Não precisa ser o seu trabalho principal, pode ser um hobby ou esporte que você goste. Qualquer tipo de aprendizado contribui para o enriquecimento das suas futuras ideias.


14. Seja uma Pessoa Atualizada Já se foi o tempo em que o Profissional aprendia algo, e aquilo se mantinha sólido por muito tempo. Nos dias de hoje, tudo se transforma com muita rapidez. Todos precisam estar permanentemente atualizados. Estar antenado ajuda você a sintonizar a sua criatividade com o que há de mais novo, e principalmente, a criar soluções efetivas e até mesmo, prever tendências.

15. Crie Desafios Não é nada fácil abandonar a segurança da nossa zona de conforto, principalmente aqueles comportamentos com os quais já nos habituamos. Uma forma de exercitar a sua Criatividade nesse sentido é se expor a Pequenos Desafios Diários. Sair para caminhar ou treinar mesmo sem muita disposição. Tentar preparar uma Refeição ou um Prato diferente. Enfim, crie o hábito de se desafiar (...) até passar a se divertir com isso.

16. Procure materiais diferentes (conteúdos) Se a criatividade pode ser desenvolvida de maneira combinativa, quanto mais variados forem os seus conteúdos, mais ricas serão as suas ideias. O problema é que nos acostumamos a vivenciar e consumir quase sempre as mesmas coisas. São as experiências que fogem do nosso habitual que mais transformam o nosso modo de pensar. Esse exercício consiste em ouvir opiniões diferentes sem julgar, ler livros e ver filmes que nunca imaginou apreciar, ou seja, abrir a cabeça para novos conteúdos e informações. Exemplo: Charles Darwin, passava várias horas do dia catalogando exemplares de plantas e animais que recebia por correspondência, mas foi nas longas caminhadas em sua propriedade que desenvolveu as principais ideias que deram embasamento à sua teoria sobre a evolução das espécies.


Por que a leitura é fundamental? Ler é uma das mais poderosas ferramentas para enriquecer o seu repertório de ideias. Os renomados neurocientistas brasileiros Ivan Izquierdo e Suzana Herculano-Houzel defendem que a leitura é o mais completo exercício que existe para o cérebro e, certamente, uma das práticas que mais contribui para o desenvolvimento da criatividade. Profissionais de sucesso podem ter trilhado caminhos e adotado estratégias diferentes para chegar onde chegaram, mas há algo que praticamente todas essas personalidades compartilham: elas estão sempre lendo alguma coisa. E não fará mal algum fazer o mesmo.

***** Siga @lessandrobonato Visite meu Site Oficial

www.lessandrobonato.com.br Siga minhas Redes Sociais » Instagram

https://instagram.com/lessandrobonato

» Linkedin

https://www.linkedin.com/in/lessandrobonato

» Facebook

https://www.facebook.com/lessandrobonato

» Clubhouse

https://joinclubhouse.com/@lessandrobonato

» Telegram

https://t.me/+5541998606060

» WhatsApp

41 99860-6060 https://www.lessandrobonato.com.br/whatsapp


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.