Placar Fevereiro 2009

Page 54

ARTILHARIA

PESADA

R

Ronaldo, Keirrison, Alex Mineiro, Washington, Leandro Amaral, Wellington Paulista, Marcos Aurélio... Os atacantes brasileiros balançaram o mercado da bola nesta temporada. Somente os 20 clubes que vão disputar a série A do Brasileirão já haviam contratado — entre troca-trocas, empréstimos e compras — 38 atacantes neste começo de ano, até o fechamento desta edição. O Corinthians fez a “operação Ronaldo”. O Palmeiras trouxe Keirrison e Marquinhos, as revelações da posição no último Brasileiro. O São Paulo foi buscar Washington no Rio. Contando Kléber Pereira no Santos (agora na companhia de Roni e do equatoriano Bolaños, que vieram do exterior), o Paulistão 2009 terá os três artilheiros do último Campeonato Brasileiro. O Botafogo repatriou Reinaldo do Japão. E o Fluminense repatriou Leandro Amaral do Vasco. Com a crise econômica mundial, poucos jogadores de destaque deixaram o país. E outros puderam (e ainda podem) voltar. Placar selecionou e analisou as 15 melhores duplas de ataque do país. O nível está alto. Um poder de fogo como o do Náutico, com Carlinhos Bala e Somália, não conseguiu uma vaguinha. A reportagem foi feita na forma de ranking. Nossa análise, com pontuação, está explicada em dez itens essenciais para um bom ataque (gols em 2008, encaixe da dupla, assiduidade em campo, velocidade, bola aérea, marcação, empatia com a torcida, peças de reposição, bola parada e poder de decisão). Cada item vale 10 pontos e cada ataque poderia chegar, portanto, ao máximo de 100 (veja a tabela completa na pág. 70).

62

| WWW.PLACAR.COM.BR | F E V E R E I R O | 2 0 0 9

PL1327 ATAQUE.indd 62-63

INTERNACIONAL

NILMAR E ALEX GOLS EM 2008: TOTAL DE PONTOS:

53 (21+32) 81

A dupla é praticamente perfeita: eles têm habilidade, visão de jogo, sabem concluir tanto de perto quanto de longa distância (principalmente no caso de Alex). Sem falar na frieza exibida em jogos decisivos. E na bola parada de Alex. Só falta altura para um jogo aéreo mais forte. Mas aí eles perderiam em agilidade... É até difícil falar em “dupla de ataque” no Colorado, já que os dois sempre vêm acompanhados do gringo D’Alessandro. Nilmar e Alex marcaram 53 gols em 2008 e foram lembrados por Dunga — é a única dupla do futebol brasileiro que já foi convocada na íntegra pelo treinador. O time, que já tinha Taison na reserva, agora recebe o fortão Alecsandro, caso Tite queira alterar a forma de jogar em algumas partidas. Duro seria imaginar o Inter sem Nilmar. Se ele for vendido, o Colorado despenca no ranking.

PALMEIRAS

SÃO PAULO

MARQUINHOS E KEIRRISON

BORGES E WASHINGTON

GOLS EM 2008:

GOLS EM 2008:

TOTAL DE PONTOS:

58 (17+41) 77

O entrosamento só virá com o tempo, mas trata-se de uma dupla promissora. Afinal, estamos falando das duas maiores revelações do Brasileirão 2008. Keirrisson, Chuteira de Ouro da Placar, fez 41 gols na temporada passada, sendo 21 no Brasileirão. O atacante finalizou 79 vezes na competição, o que dá um gol a cada quatro conclusões: marca impressionante. Versátil, o K-9 joga dentro e fora da área, além de ter bom cabeceio. O parceiro Marquinhos também chega com cartaz. Veloz e habilidoso, o baiano franzino é dono de um respeitável repertório de dribles. Muito magro, o Palmeiras vai “encorpar” o rapaz, que será o garçom do time. O clube ainda buscava um reserva e talvez um titular até o fechamento desta edição, o que pode fazer o Verdão rivalizar com o Inter pela ponta do ranking.

TOTAL DE PONTOS:

63 (26+37) 77

Nenhuma dupla do Brasil tem atacantes que marcaram mais gols no ano passado. Se mantiverem o apetite de 2008, os adversários terão pesadelos ao enfrentar os são-paulinos. A estreia de Washington, com dois gols, foi um aperitivo. Um ponto positivo da dupla: tanto Borges como Washington foram bem em momentos decisivos. O primeiro cresceu na reta final do Brasileirão, marcando sete gols nas últimas cinco rodadas. Já Washington fez gols importantes ao longo do ano, como o que eliminou o próprio São Paulo, já nos acréscimos, nas quartas-de-final da Libertadores. Secadores de plantão torcem para que a dupla não case bem. Borges é mais versátil, mas os dois têm a chamada “presença de área”. Com alas como Júnior César, Wágner Diniz e Jorge Wágner para municiá-los, a experiência não promete ser muito agradável para os beques adversários... F E V E R E I R O | 2 0 0 9 | WWW.PLACAR.COM.BR |

63

1/27/09 12:43:35 AM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.