Pós-modernidade e literatura: letramento literário, produção artesanal, novas formas de consumo.

Page 214

Anais Eletrônicos - XIV EELL

Há algo, no entanto, que não conheço sequer nos limites dessa precariedade, algo que jamais me contaram, e que ainda assim não quero, ou não posso, lhes perguntar. (FUKS, 2015, p. 90) (...) Visito o museu da memória, transito pelos corredores sinistros, me deixo consumir ainda uma vez pelos mesmos destinos trágicos, as mesmas tristes trajetórias. (op. cit. p. 93)

Os trechos destacados reforçam não só a ideia de memória (e lembrança) tratada como ruína, rastro, resquício, mas também como fenômeno que é recorrente no tempo presente. De fato, embora inicialmente calcado em um passado, o exercício de rememoração só pode ser materializado quando da ocorrência de um presente que evoca, organiza e sedimenta a memória. Como bem articulam Gagnebin e Seligmann-Silva nos excertos abaixo colacionados:

A rememoração também significa uma atenção precisa ao presente, em particular a estas estranhas ressurgências do passado no presente, pois não se trata somente de não se esquecer do passado, mas também de agir sobre o presente. a fidelidade ao passado, não sendo um fim em si, visa à transformação do presente. (GAGNEBIN, 2014, p. 55). Aquele que se recorda deve percorrer essas paisagens mnemônicas descortinando as ideias por trás das imagens. Essa anedota que está na origem da tradição clássica da arte da memória deixa entrever de modo claro não apenas a profunda relação entre memória e o espaço, e portanto notar em que medida a memória é uma arte do presente, mas também a relação entre memória e catástrofe, entre memória e morte, desabamento. (SELIGMANN-SILVA, 2003, p. 56).

No que concerne especificamente ao papel da memória e da lembrança atinentes à ditadura militar (tanto a brasileira como a argentina), percebe-se que no desenrolar da trama ele funciona não só como pano de fundo aos 214


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.