Pós-modernidade e literatura: letramento literário, produção artesanal, novas formas de consumo.

Page 187

Anais Eletrônicos - XIV EELL

Logo, salienta, pois, o professor, que:

Assim, tornar visível o invisível, ou seja, fazer com que os alunos percebam o que vem em mente quando leem é função do professor. A sugestão é que ele estabeleça em sua rotina não só momentos de leitura individual, mas também espaços em que molde o ato de ler. Para tanto, um texto deve ser escolhido e sua leitura em voz alta iniciada com interrupções do próprio docente que, ao perceber uma habilidade de leitura, a comenta e a exemplifica aos alunos. (COSSON, 2014, p, 104)

Estas sete colocações somadas às questões estudadas na pesquisa do professor Rildo Cosson (2014), agregam um conjunto de ações que podem modificar por completo as estruturas do ensino-aprendizagem da leitura e do letramento literário que nesta investigação está enfatizando o uso dos textos poéticos, mas, que torna-se de suma importância a observação de que estes conceitos perpassam a utilização de, apenas, os textos poéticos, pois, estas práticas podem ser aplicadas em diversas metodologias que permeiam o âmbito educacional. Pensando no dito logo acima, discutiremos no tópico seguinte os contextos que permeiam o letramento literário e a formação do leitor, isso para promovermos melhores interações entre as discussões levantadas até aqui e as que ainda surgirão logo mais adiante. É importante, ainda, salientarmos que entender os contextos que envolvem a nossa temática é um dos pontos cruciais para a conquista de bons resultados na prática do letramento literário. Afirmamos isto por sabermos das demandas existentes nas escolas e da insuficiência das ações de melhorias.

187


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.