Page 1

PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Ano Letivo (2011/2012)


Relatório Atividades

CONSTRUÇÃO DA ROSA DOS VENTOS

Nada melhor para começar o novo ano lectivo que colocar os nossos alunos a fazerem o que mais gostam: trabalhos manuais. Na disciplina de Mundo Social e Atual, a professora desafiou-os a construir uma Rosa dos Ventos, aproveitando material reciclado. Os resultados estão à vista.

2


Relatório Atividades

CORTA MATO ESCOLAR No dia 14 de Novembro, realizou se, mais uma vez, o Corta Mato do nosso Agrupamento no Estádio Municipal, com a participação de muitos alunos das escolas de Arcos de Valdevez e Sabadim. Este ano, ao contrário do ano anterior, os alunos das turmas Pief ficaram-se pela participação... nas bancadas.

COMEMORAÇÃO DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA Porque as crianças merecem crescer de forma equilibrada, saudável, digna e justa, mais uma vez o PIEF quis celebrar os direitos da criança, hasteando a bandeira que construíram e expondo alguns trabalhos.

3


Relat贸rio Atividades

4


Relatório Atividades

PRESÉPIO DE NATAL Tendo em conta que a construção do presépio de Natal foi um sucesso no ano anterior, as turmas PIEF voltaram a pôr mãos à obra e criaram mais umas obras de arte. Este ano puderam aperfeiçoar as técnicas e criar um presépio que, mais uma vez, pôde ser contemplado na igreja da Misericórdia de Arcos de Valdevez. Tal como no ano anterior, os elogios foram se ouvindo da boca dos que pertencem à comunidade escolar e por parte da comunidade em geral.

Construção dos presépios

5


Relat贸rio Atividades

Exposi莽茫o na Igreja da Miseric贸rdia

6


Relatório Atividades

POSTAL DE NATAL DIGITAL 2011 O PIEF associou-se à atividade Postal de Natal Digital 2011 promovida pela escola e contribuiu com dois postais realizados pelos alunos de cada turma.

7


Relatório Atividades

8º CAMPEONATO NACIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS

CONSTRUÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS Inserido no projeto Eco-Escolas, as docentes de Matemática propuseram aos alunos a construção de jogos matemáticos, reaproveitando materiais. Pondo mãos à obra, os alunos construíram 6 jogos diferentes, nomeadamente “Semáforo”, “Cães e Gatos”, “Ouri”, “Hex”, “Rastros" e “Avanço”.

8


Relatório Atividades

PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS MATEMÁTICOS Os nossos alunos juntaram-se à restante comunidade escolar e participaram no apuramento para a final do Campeonato. Alguns foram júris de algumas partidas, outros jogaram e até venceram algumas. É de destacar o aluno Sérgio Gomes que se apurou para a final em Coimbra, no jogo “Rastos”, representando o nosso agrupamento. Na final, o aluno classificou-se em 11º lugar.

Alunos do PIEF

Sérgio Gomes

9


Relatório Atividades

PLANO NACIONAL DE LEITURA Inserido no Plano Nacional de Leitura, a atividade “Os 5 minutos de Leitura, manteve-se este ano, sempre com o objetivo de criar hábitos de leitura e melhorar o ato de ler. Este ano, os alunos tiveram oportunidade de ler as seguintes obras: - “Os Lusíadas de Luís de Camões. Contado às crianças e lembrado ao povo” de João de Barros; - “Romance de Rita R.” de Ana Saldanha.

SEMANA DA LEITURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2012

Entre os dias 19 e 23 de Março, decorreu no Agrupamento a Semana da Leitura, Ciência e Tecnologia. As turmas PIEF não só participaram em algumas atividades como foram protagonistas de outras. Assim, apresentaram duas peças teatrais, nomeadamente “A História do Petroleiro” e “Mãe Natureza", peças essas que visavam promover a consciência ecológica. Se tivermos em conta os risos e os aplausos que se puderam ouvir durante as atuações, é possível dizer-se que estes alunos, mais uma vez, mostraram o seu talento para a representação.

10


Relatório Atividades

Para além disso, elaboraram uns marcadores de livros que foram distribuídos na escola alusivos ao tema a “Visão” e tiveram oportunidade de realizar um rastreio visual gratuitamente.

As turmas ainda visitaram os vários laboratórios existentes, uns relacionados com as ciências, outras com as novas tecnologias.

11


Relatório Atividades

PROJETO ECO-ESCOLAS

Ao longo do ano, o agrupamento dinamizou o projeto Eco-Escolas, pretendendo sensibilizar os discentes e toda a Comunidade Educativa para a necessidade de alterar atitudes face ao tratamento dos resíduos e desperdícios das mais

variadas

proveniências.

O

PIEF

também

colaborou

nessa

iniciativa,

nomeadamente: - Construção dos Jogos Matemáticos; - Construção de Presépios de Natal ("Natal na Rua"); - Criação plástica “O olho” - Venda de artigos: . "Dia dos Namorados" . "Dia do Pai" . "Dia da Mulher" - Apresentação de peças teatrais para algumas turmas do agrupamento; - Encadernação de Livros e Blocos de Apontamentos; - Recolha de tampas plásticas, rolhas de cortiça, cápsulas, óleo alimentar, borra de café

12


Relatório Atividades

COMEMORAÇÃO DE DIAS TEMÁTICOS As turmas PIEF gostam de mostrar o seu talento e aproveitaram vários dias temáticos para expor os seus trabalhos, como é possível ver nas próximas imagens.

DIA DOS NAMORADOS

DIA DA MULHER No dia 8 de Março, os alunos distribuíram um poema a todas as Mulheres, professoras e funcionárias do agrupamento e declamaram-no junto à turmas da sede do agrupamento.

13


Relatório Atividades

DIA DO PAI

CRIAÇÃO DA EMPRESA

Quisemos aproveitar a criatividade, habilidade e talento que os nossos alunos têm vindo a demonstrar, criando "Trabalhos e Ideias PIEF", como uma forma de dar a conhecer o que de bom se faz nestas turmas e angariar algum dinheiro para alguns materiais necessários e contribuir para algumas visitas de estudo. Assim, tal como já foi referido anteriormente, colocaram-se à venda alguns produtos criados pelos nossos alunos e que fizeram sucesso. É de destacar: - Porta-chaves no "Dia dos Namorados" e "Dia do Pai"; - Velas Pascais: os alunos decoraram 400 velas que serviram de oferta no Dia de Páscoa numa freguesia de Braga;

14


Relatório Atividades

- Encadernação de Livros e Blocos de Apontamentos

15


Relat贸rio Atividades

16


Relatório Atividades

PROJETO “A HORA DO SONHO” O Pief de Reguengos de Monsaraz dinamizou o concurso “A hora do Sonho”, desafiando as turmas PIEF do país a criar uma almofada relacionada com o tema. As nossas turmas quiseram participar, não só criando uma almofada lindíssima, como escrevendo um poema alusivo.

Na hora do sonho… Perdemos a noção do tempo! Sonhar faz parte da nossa vida, Junto daqueles que amamos… É ir mais além, Ultrapassar as nossas dificuldades. Sonhar, aprender e crescer A cada dia que passa… Sonhar é viver.

O meu sonho é ser feliz!... Quero esforçar-me. Tirar boas notas. Concluir o 9.º ano e ir trabalhar… Ser cabeleireira, educadora de infância, jogador de futebol, mecânico ou criador de animais… Constituir família. E mudar o Mundo!... 9º H 9ºG

17


Relatório Atividades

VISITAS DE ESTUDO

CAMINHADA AO PAÇO DE GIELA:

A 15 de Março, os alunos efetuaram uma caminhada até ao Paço de Giela e, no decorrer do percurso, foram respondendo a um pequeno questionário, ao estilo peddy-paper, relacionado com as temáticas abordadas no decorrer das atividades letivas. Já no local, os alunos concluíram a atividade e, simultaneamente, foram encaminhados para o relacionamento das diferentes temáticas teóricas aplicadas ao quotidiano prático. Posteriormente, efetuou-se um convívio/piquenique, com a prática de jogos tradicionais.

18


Relatório Atividades

VILA NOVA DE CERVEIRA: No dia 17 de Maio, as turmas PIEF e os alunos do curso Psicossocial foram até Vila Nova de Cerveira, onde decorria a V Mostra de Arte Infanto-Juvenil – Educarte. Pela manhã, foi feita a visita onde decorria o evento, sendo que os alunos puderam apreciar os trabalhos expostos e assistir à sessão de abertura. Seguiu-se um piquenique nos jardins, junto ao rio.

19


Relatório Atividades

À tarde, os alunos PIEF apresentaram duas peças teatrais “Mãe natureza” e “A História do Petroleiro” e os do curso Psicossocial atuaram com danças contemporâneas.

20


Relatório Atividades

PORTO: A 15 de Junho, último dia de aulas, quisemos premiar as nossas turmas com uma visita de estudo ao Porto. Chegados a Matosinhos, fomos até ao cinema ver uma comédia que animou todos e criou um clima de alegria e boa disposição.

Com a barriga a dar horas almoçou-se no shopping (Mac Donald´s) e os alunos até tiveram direito a um geladinho no final. À tarde, fomos até à cidade do Porto, na zona ribeirinha, para desfrutar de uma belo Cruzeiro no Douro – Cruzeiro das 6 Pontes. Este foi sem dúvida o momento alto da visita. A felicidade e a alegria estavam estampadas na cara de todos. Promover o contacto paisagístico e arquitetónico desta forma foi uma experiência inesquecível para todos estes jovens. Ouvia-se da boca de muitos “Isto é muita fixe!!!”, “É o melhor passeio que já tivemos”. No final, os alunos ainda receberam um “certificado” de presença no Projecto PIEF.

21


Relat贸rio Atividades

22


Relat贸rio Atividades

23


Relat贸rio Atividades

24


Relatório Atividades

FEIRA FRANCA

Este ano, o Agrupamento de Escolas promoveu uma “Feira Franca”, na qual o PIEF também participou com a venda de cadernos e blocos de apontamentos e ainda com a demonstração de aprendizagens adquiridas nas “Oficinas de Orientação Vocacional”, por parte de algumas alunas, nomeadamente manicure, colocação de rastas e tererés.

EXPOSIÇÃO FINAL DO ANO

Em associação com a equipa do Ensino Especial, montou-se uma exposição, no polivalente da escola, com todos os trabalhos realizados ao longo do ano e em anos anteriores. É incrível a criatividade que os nossos alunos e os jovens ditos “diferentes” têm e as verdadeiras obras de arte que são capazes de construir.

25


Relat贸rio Atividades

26


Relatório Atividades

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

Dinamizada pelas Técnicas de Intervenção Local, esta área é, sem dúvida, muito importante para estes jovens. Desprovidos de competências, é feito um trabalho de informação, sensibilização e discussão, no sentido de promover as competências necessárias para uma vida equilibrada. Utilizando as mais variadas estratégias (roleplay, brainstorming, dinâmicas de grupo, debate, pesquisa, visionamento de filmes e trabalho de grupo), como forma de os motivar e cativar para determinadas questões, esta área tem surtido efeito. Assiste-se ao crescimento, a vários níveis, destes nossos jovens, que nos chegam, muitas vezes, com a falta das competências mais básicas, quer pessoais quer sociais.

27


Relatório Atividades

OFICINAS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

A frequência de “Oficinas de Orientação Vocacional” permite uma aproximação real ao mundo do trabalho ao assumir um caráter de experienciação e exploração de vias, no processo de decisão vocacional, conducentes ao desenvolvimento pessoal e profissional futuros dos jovens.

Este ano, os nossos alunos tiveram oportunidade de frequentar as "Oficinas de Orientação Vocacional", sendo que, inicialmente, a expectativa e a impaciência que o grande dia chegasse eram enormes. Os jovens foram colocados em locais por eles escolhidos, nomeadamente cabeleireiros, oficinas de mecânica, centros de estética, quintas, infantários, lavandaria e refeitório da Santa Casa de Arcos de Valdevez. Ao fazermos o balanço destas oficinas, pode dizer-se que, para alguns, esta experiência foi benéfica e enriquecedora, enquanto que para outros, a falta de responsabilidade, assiduidade e a "desilusão” falaram mais alto. Isto poder-se-á dever à falta de maturidade de alguns jovens e ainda ao facto de algumas profissões não terem correspondido àquilo que tinham idealizado." Apesar disso, não queremos deixar de agradecer a todas as entidades e empresas que abriram as suas portas aos nossos alunos, tendo-os acolhido de forma generosa e simpática.

As Técnicas de Intervenção Local Ana Cristina Morêncio Isabel Pires

28

Atividades PIEF ARCOS 2011-2012  

Relatório de atividades realizadas no decorrer do ano letivo 2011-2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you