Revista PIB

Page 18

DESTAQUE 18

Dia 2 - Sempre ao seu lado: Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31 Depois da ressurreição e ascensão de Jesus, a Bíblia conta que os discípulos estavam reunidos em Jerusalém, aguardando o cumprimento de uma promessa feita por Jesus pouco antes de subir ao céu. Ele disse: “...receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8). Poder é a palavra-chave. As pessoas estão sempre atrás dele. Quase sempre elas têm as melhores intenções. Infelizmente, para cada caso de poder usado para o bem, há inúmeras situações em que ele serve para fazer o mal. “O poder corrompe”, diz o ditado, e as evidências do dia a dia indicam que ele costuma estar certo... Dia 3 - Senhor do Reino: Vocês me chamam “Mestre” e “Senhor”, e com razão, pois eu o sou. João 13:13 A única palavra que se repete em todo o Pai Nosso é “Reino”. Jesus a usa no começo da oração e no final dela, para deixar claro que o nosso Deus possui autoridade e domínio sobre um reino. Ele é o Senhor de seu Reino. A palavra “senhor” tem perdido o seu valor na nossa sociedade. É cada vez menor o número de jovens que se referem aos mais velhos pelos termos “senhor” e “senhora”. Mesmo entre os cristãos, tão acostumados a referenciar Deus pelo título de Senhor, muitas vezes o profundo sentido da palavra escapa. A palavra Senhor está diretamente ligada ao conceito de autoridade. Chamar uma pessoa por senhor ou senhora, além de respeitoso, indica um reconhecimento da autoridade conquistada pela idade. Ao chamarmos Deus de Senhor, estamos indicando que reconhecemos sua autoridade. Mas será que reconhecemos mesmo? Dia 4 - Acima de tudo: A fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Efésios 1:12 Uma das palavras difíceis de definir na Bíblia é a “glória”. O que ela significa realmente? Na História, geralmente chamamos de período de glória de um império a época de maior poder, expansão, prosperidade e influência. Uma personalidade pública tem seu momento de glória quando obtém maior notoriedade – para um artista, pode ser um papel em uma grande produção; para um esportista, um recorde. São eventos que resultam em exaltação, reconhecimento público. Mas o que significa a glória de Deus? Dia 5 - Ele já está lá: “Respondeu Jesus: ‘Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! ” João 8:58 Há uma fase no desenvolvimento de todas as crianças em que elas aprendem a fazer birra ou manha. Os pais agem de várias maneiras diferentes para tratar isso e encurtar esta fase. Uma das metodologias, talvez até bem questionável, é fazer pequenas promessas para Primeira Igreja Batista de Curitiba | 8 de Abril de 2012| Ano III

acalmá-los. Prometem um brinquedo ou um passeio só para que a criança pare de fazer escândalo. Com frequência funciona, e os pais continuam seus afazeres aliviados. Isso até o momento em que se esquecem da promessa e são prontamente relembrados pelos seus pequenos, que não esquecem nada. A nossa mente tem esse hábito de se esquecer. Isso pode ser benéfico, como quando esquecemos mágoas ou traumas passados; ou prejudicial, ao esquecermos uma data de aniversário até uma promessa feita. E quanto mais nós confiamos nas pessoas, maior é a frustração quando ela esquece algo que nos prometeu. Deus não é assim Dia 6 - Santo, Santo, Santo: Pois está escrito: “Sejam santos, porque Eu sou santo”. 1 Pedro 1:16 Deus é bom. É poderoso. Ele reina sobre nós com glória e majestade. E Ele também é santo. A Bíblia fala com muita freqüência da santidade de Deus – veja, por exemplo, Salmos 78:41; Salmo 99:9; Isaías 6:3; Isaías 47:4; Lucas 1:49. O Pai Nosso diz: “santificado seja o teu nome”. Você sabe o que isso significa? Dia 7- Ele é diferente! Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 Na mitologia grega, o deus Cronos devorava todos os seus filhos, para evitar que algum deles se rebelasse e usurpasse seu poder. Nas lendas babilônicas, Apsu era o pai da maioria dos deuses, mas planejou matá-los por sua desobediência. Na tradição egípcia, Re, o deus criador, enraiveceu-se com a humanidade e enviou Sekhmet, divindade da guerra e da destruição, para acabar com ela. Assim eram as divindades em quem criam alguns dos contemporâneos de Jesus, dos profetas e dos patriarcas citados na Bíblia. Que diferença entre esses e o Deus que se revela nas Escrituras! Deus é amoroso, e essa característica faz toda a diferença. Quando você ora, suas petições sobem aos céus e chegam ao Todo Poderoso. Você gostou dessas introduções? Ficou curioso para saber mais? Então queremos te convidar a participar da Campanha 40 dias Orando como Jesus. Convide amigos, parentes e seus familiares, e aprenda como orar e se relacionar com Deus como Jesus fazia. Caso você não tenha um grupo, uma célula, não perca tempo, procure a mais próxima e participe.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.