Templos modernos: estudo das igrejas projetadas por Dominikus e Gottfried Böhn em SC

Page 36

71

70

Polêmicas à parte, a Igreja São Luis Gonzaga – bem como a Igreja Matriz de Blumenau (Imagens 37 e 38) - é um marco da arquitetura moderna no Estado. As semelhanças entre os projetos religiosos para Brusque e Blumenau se dá externamente pela volumetria prismática dos edifícios e pela configuração da torre em arco. Entretanto, no que diz respeito à articulação do volume da torre com o restante do edifício, Brusque se revela um exemplo particular na obra de Dominikus e Gottfried: diferentemente de muitos dos exemplares nos quais a torre se impõe como monumento descolado do volume principal, como em Blumenau, em Brusque ela se conecta ao volume principal, sustentando a cobertura e estendendo Imagem 38 – Dominikus e Gottfried o átrio para a escadaria de acesso ao edifício, o que, Imagem 37 – Dominikus e Gottfried Böhm, Böhm, Igreja Matriz São Paulo ApósIgreja Matriz São Luis Gonzaga, Brusque, aliado ao tratamento em vitrais da fachada principal, tolo, Blumenau, 1953-1958. Croqui. 1955-1962. Croqui. faz uma sutil transição entre o espaço exterior e o interior. A edificação também faz referência a trabalhos de Dominikus e Gottfried na Europa (Imagens 39 e 40, respectivamente), tanto no que diz respeito ao tratamento volumétrico, quando aos efeitos espaciais verificados nos interiores. Os portais rodeados por vitrais utilizados tanto Imagem 39 – Gottfried Böhm, Interior da Igreja St. Imagem 40 – Gottfried Böhm, Igreja St. Albert, Saarbrücken, em Blumenau, como em BrusKonrad, Neuss, 1953-1959. 1951-1953.

que, assim como os arcobotantes presentes da Igreja de São Luis Gonzaga, são comuns às obras dos arquitetos e consistem em releituras historicistas de elementos do estilo gótico. Além disso, a qualidade arquitetônica da Igreja Matriz São Luis Gonzaga não reside somente na sua concepção como arquitetura, mas como monumento e ponto nodal importante no centro da cidade, a partir de sua relação com a malha urbana adjacente (Imagem 41 e 42). Na imagem 41 observa-se a interferência clara da implantação do templo na cidade, a partir da liberação de um eixo visual no alinhamento da edificação. Nesta época começaram a ser construídos os primeiros edifícios em altura da cidade, o que, entretanto, não prejudicou a monumentalidade da edificação religiosa. Já na Imagem 42, a dominação da quadra torna clara a importância do volume na malha viária, bem como da massa verde adjacente.

Imagem 41 – Vista da Igreja Matriz São Luis Gonzaga (em construção) perante a avenida adjacente.

Imagem 42 – Vista da Igreja Matriz São Luis Gonzaga na malha urbana.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Templos modernos: estudo das igrejas projetadas por Dominikus e Gottfried Böhn em SC by PET Arquitetura e Urbanismo UFSC - Issuu