Rotas/Rutas

Page 225

Em 2017 e 2018 realizei uma travessia na região do semiárido baiano, uma caminhada coletiva, que acontece anualmente, a Caminhada dos Umbuzeiros. Refazemos o percurso dos Conselheiristas (peregrinos que acompanharam Antônio Conselheiro na construção do arraial de Belo Monte) da cidade de Uauá até Canudos Velho. Nessa caminhada de três dias percorremos 55 quilômetros na caatinga.

1

O sistema Fundo de Pasto se estabelece não por uma intencionalidade coletiva de definição de uma área de utilização comunitária, mas através de regime de uso comum das terras que se desenvolve de acordo com a utilidade daquela porção do espaço para sobrevivência dos rebanhos de ovinos e caprinos e, por conseguinte, da própria família camponesa. Do texto As comunidades de fundo de pasto e o processo de formação de terras de uso comum no semiárido brasileiro de Leônidas de Santana Marques, 2016.

Fig. 1. Gildemar Sena e Felipe Rhein. Mapa da carta do caminho da IV Caminhada dos Umbuzeiros, 2017. Fonte: acervo pessoal

225

Rotas/Rutas

Atravessar esse pequeno trecho do semiárido baiano é viver o sol intensamente, a seca e, as vezes, as rápidas transformações proporcionadas pela chuva; é levar espinhos que grudam na roupa, passar por currais nas comunidades de fundo e fecho de pasto1, cuidar para não encostar na favela, árvore cravejada de pequenos espinhos que causam ferimentos e urticária na pele. É passar por muitos leitos de rios temporariamente secos, colher umbu do pé e se ofuscar na luminosidade da região: de tudo isso se faz a Caminhada dos Umbuzeiros. É também construída de encontros, conversas com os gestores das cooperativas locais de catadoras de umbu, com os moradores do caminho, descendentes de conselheiristas do Belo Monte, pequenos agricultores, criadores de bode, poetas e artesãos da região.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.