Microbiologia do solo - 2ª edição

Page 127

Fixação biológica de nitrogênio simbiótica 125

Figura 8.4. Desenvolvimento e nodulação de plantas de soja em solos com diferentes texturas e com dosagens crescentes de lodo de curtume (rico em N). Fotos: Martines, A. et al., 2006. LVAd (argiloso)

RQo (arenoso)

T T

maturação

enchimento de grãos

florescimento

Nvef (médio argiloso)

36t/ha Mg ha-1

612 t/ha t/ha Mg ha-1 12 t/ha 24 Mg ha-13636 Mg ha-1

NÓDULOS NÓDULOS

Figura 8.4 - Solos argilosos receberam doses de 0 a 36 Mg de lodo por ha e o solo arenoso de 0 a 24 Mg. Ver deficiência de N em solos sem adição de lodo (N). Abaixo de cada vaso uma caixa de Petri com os nódulos produzidos. Fotos após estabelecimento das plantas, em meio do ciclo e em produção final. Fotos: Martines, A. et al., 2006.

8.9. As actinorrizas Actinorriza é o nome que se dá aos nódulos formados em outro tipo de fixação simbiótica do nitrogênio. Estes nódulos são formados em raízes de algumas plantas de diversas famílias vegetais, sendo os principais gêneros conhecidos por esta propriedade a Casuarina, a Myrica, o Alnus. Podem também formar actinorrizas alguns representantes das ordens Fagales, Rosales e Cucurbitales (WALL, 2000; RUSSO, 2005). A bactéria responsável pela FBN é do gênero Frankia, classificado entre as Actinobactérias. A estrutura do nódulo também é um pouco diferente daquela dos nódulos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.