2 minute read

5.4 Ultimação dos estudos

5.4 Ultimação dos estudos

No Parque Madureira, a análise como a maior dos três estudos, trouxe a relevância da sua dimensão e como suas atividades aconteceram no decorrer do parque. Além do seu programa arquitetônico, a implantação apresentada pelos seus autores traz conceitos sustentáveis para uma região periférica, na qual o seu valor com o trabalho comunitário nasce no contato dos profissionais em entender esses usuários, assim como eles descrevem, e, por último, mas não menos importante, como atendê-los; o parque também traz ao entorno um espaço com diferentes atividades, para atender todos os públicos, e é esse o conteúdo que se espera para a proposta no bairro Mogilar.

Advertisement

O projeto na China agregou ao estudo de diferentes formas, a primeira identificação com Parque Comunitário Meifeng ocorreu no processo de análise do terreno, no qual as suas características casam de forma direta com a situação do terreno em Mogi das Cruzes, sendo um espaço que já foi um estacionamento e hoje em dia não agrega na vida urbana, tornando-se um espaço ocioso, como o Parque Comunitário que estava há 20 anos nessas condições. Além da demolição dos muros e piso de concreto, o projeto trabalhou com estratégias sustentáveis usando os resíduos da demolição na drenagem do espaço, que sempre foi um propósito dentro desse estudo dos parques. A ideia é usar o sistema de dreno e o parque ter um papel de equipamento esponja que trabalhe a questão das águas pluviais no município, onde se encontra tão próximo ao córrego lava-pés (afluente do Rio Tietê).

O parque gaúcho traz a pesquisa a melhor maneira de lidar com o entorno, como envolver os equipamentos e a infraestrutura presentes na área. Desse modo, como o Parque Urbano da Orla de Guaíba, o projeto entre a Av. Cívica e o córrego lava-pés pretende envolver ao parque o Ginásio Municipal de Esporte Professor Hugo Ramos e o novo ginásio poliesportivo e como forma de espraiamento do projeto, tornálo acessíveis as diferentes vias. Outra estratégia é o projeto luminotécnico que a equipe desenvolveu, trazendo uma maneira de interação e cativação para o espaço, algo desejável para que o projeto do novo parque urbano proponha essa identidade à vida noturna, na qual as luzes guiem os usuários às diferentes atividades.

Nesses levantamentos, foi possível perceber a relevância social dos parques dentro das suas regiões. Nessa perspectiva, os estudos do Parque Madureira, Parque

Comunitário Meifeng e o Parque Urbano da Orla de Guaíba, trouxeram ao trabalho as experiências da sua implantação e como isso foi desenvolvido com o ideal adquirido, incialmente, pela a equipe de projeto. A escolha desses estudos não é inocente, sem um propósito, uma vez que está entrelaçada diretamente com a ideia que se tem para o projeto do parque urbano em Mogi das Cruzes, seja na maneira de como foi construído, seu partido, conceitos ou mesmo o programa de necessidades. Em resumo, os estudos foram cruciais para o entendimento a respeito das técnicas utilizadas para a concretização dessas conceituações, de forma a observar além do espaço construído, como: os impactos ambientais, sociais e econômicos que um projeto de um parque urbano pode trazer à região.

CAPÍTULO 6 ÁREA DE INTERVENÇÃO

This article is from: