1 minute read

Figura 75 - Mapa de Cheios e Vazios

Esse mapa apresenta os lotes dessa região de forma a se enxergar os vazios urbanos ali presentes (Figura 75). Partir disso significa ter uma dimensão e noção para futuras expansões territoriais, isso porque entender esses espaços que não possuem uma utilidade pode agravar em um novo planejamento que reestruture a área que esteja inserido. A maior área da região que se encontra com essas características é a quadra estudada para o desenvolvimento do parque urbano.

Figura 75 - Mapa de Cheios e Vazios

Advertisement

Fonte: Autoria própria, 2021/ Imagem de satélite da região. Com base em imagem do Google Earth.

É fundamental salientar que esse recorte realizado para estudo pega uma parte da APA do Rio Tietê, e destacar esse espaço é de suma importância para que fique claro, também, o valor dessas áreas vazias dentro de um tecido urbano. Dentro do estudo citado anteriormente, foi pintado os lotes que possuem edificações, porém, uma parcela desses terrenos são os empreendimentos residenciais que dispõe também suas áreas não edificadas, que implica em ações consideráveis como permeabilidade do solo e temperaturas amenas quando não pavimentadas.

A realização desse mapa trouxe ao trabalho a identificação da tipologia das edificações e os usos adotados a elas. Com grandes quadras, incluindo até a área de

This article is from: