
1 minute read
Pequena Flor: Sabedoria
from REVISTA LITTERA N 5
A menina Flor entrou pela porta da sala, o cômodo estava infestado de adultos, viu apenas seu avô falando, se sentou no sofá e admirou o jeito que falava ,gesticulava.
O avô falava sobre feixe que, quando está amarrado, se torna mais forte e que esta metáfora pode ser pensada de outras formas, e quando o grupo se torna forte, o indivíduo se torna fraco, dependente, e é mais fácil levar um feixe para fogueira que galho por galho! A maioria sorriu e concordou com o que o velho disse; com o olhar percorreu a sala e viu sua neta sentada, olhando para ele, foi em sua direção e perguntou para a Flor: ‒Por que a menininha está sentada, séria e pensativa?
‒Estava ouvindo você, vovô. Olhando, gosto de ver você falar, você é diferente, fala com calma e parece que sabe tudo!
O velho sorriu e, com uma sensação de satisfação, percebeu que, talvez mesmo que Flor não tenha entendido o que ele disse, a menina sentiu verdade em suas palavras, e como é bom ser admirado por aqueles que se ama!
‒Eu não sei tudo, mas isso que é importante, saber que não sabe tudo!
‒Como assim, vô? Saber que não sabe tudo?
‒Tinha um homem, ele disse “Só sei que nada sei!” diziam que era o mais inteligente lá no seu tempo.
‒Se nada sabia, como era inteligente, vô?
‒É que quanto mais ele aprendia, ele descobria que menos sabia, e que aprendia coisas, com as crianças, com escravos e mulheres em um tempo onde a maioria dos homens pensavam que estas pessoas não tinham nada para ensinar!
‒Homens burros!
‒Não eram burros! Eram arrogantes, orgulhosos! O orgulho fecha muitas portas para o aprender!
‒O aprender?
‒Aprender para saber!
‒Eu posso ensinar algo para o senhor?
‒Você me ensina muitas coisas Flor! ‒Eu?
‒Sim! Quando você me chama para ver a rosa que nasceu no jardim, e a borboleta que voa em torno dela, ou quando você faz um desenho meu ou do seu pai, sua mãe. Quando passeamos pela praia e você faz perguntas difíceis, eu aprendo como é bom viver!
‒Nossa! Eu não sabia!
‒Agora você sabe! Mas sei que você ganhou um jogo novo de seus pais, me ensina a jogar?
E a peque na Flor não disse nada e saiu correndo para seu quarto atrás do presente que ganhou