Page 1

Livro de Cânticos âdicionâis pârâ â Celebrâçâo

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ATALAIA ANO DE 2011


2

Cânticos Adicionais

ADEUS DO ALENTEJO

500 [8]

1. Adeus, adeus, ó Mãe Adeus, adeus, Maria No céu, no céu, no céu Eu Vos verei um dia. Sois a nossa mãe Sois a Mãe de Deus Rainha dos Anjos Adeus, adeus, adeus. (bis) 2. De vós me aparto, ó Virgem O pranto aos olhos vem Adeus repito e choro Adeus, saudosa Mãe.

ALELUIA EU SOU O BOM PASTOR

501 [17]

Aleluia. Aleluia. Aleluia. Aleluia. Eu sou o Bom Pastor, diz o Senhor. Apascento as minhas ovelhas, Eu sou o bom Pastor, diz o Senhor, Minhas ovelhas me conhecem.


Cânticos Adicionais

3

ALELUIA, VEM CANTAR

502 [211]

Aleluia, vem cantar, Aleluia, é tempo de amar. Aleluia, encontra um amigo Que venha contigo e diga: Aleluia Aleluia, Deus está Aleluia, em todo o lugar, Aleluia, é estrela que brilha Indica o caminho e a vida da salvação.

AMAR COMO JESUS AMOU

503 [19]

1. Um dia uma criança me parou, Olhou-me nos meus olhos a sorrir; Caneta e papel na sua mão, Tarefa escolar para cumprir. E perguntou, no meio dum sorriso, O que era preciso para ser feliz. Amar como Jesus amou, Sonhar como Jesus sonhou, Pensar como Jesus pensou, Viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia, Sorrir como Jesus sorria E, ao chegar ao fim do dia, Eu sei que dormiria Muito mais feliz. (bis)


4

Cânticos Adicionais

2. Ouvindo o que eu falei, ela me olhou E disse que era lindo o que eu falei, Pediu que repetisse, por favor, Que não falasse tudo duma vez E perguntou de novo, num sorriso, O que é preciso para ser feliz.

AVÉ MARIA

504 [23]

Avé Maria Cheia de Graça, O Senhor está contigo, reza por nós. (bis) 1. Tu que és a Mãe de Deus, reza por nós, Tu que és a Mãe de Cristo, reza por nós. 2. Tu que estás sem pecado, reza por nós, Tu que nos deste a vida, reza por nós. 3. Tu que consolas quem chora, reza por nós, Tu que proteges quem sofre, reza por nós. 4. Tu que és a Mãe de todos, reza por nós, És a Rainha dos Santos, reza por nós.

AVE MARIA GRATIA PLENA

505 [141]

1. Todo o dia espero Que esta hora chega enfim Para sentir, que o Teu olhar Repousa agora em mim.


Cânticos Adicionais

5

Avé Maria gratia plena Dominus Tecum Benedicta Tu. 2. Venho confiar-Te O que tenho e o que sou Das tuas mãos chega Jesus Tudo quanto dou. 3. Levo a confiança Que o Teu amor deixou Olha por mim, Mãe de Jesus Contigo agora estou.

BEM – AVENTURANÇAS

506 [142]

1. Felizes seremos nós na pobreza Se em nossas mãos Houver amor de Deus, Se nos abrirmos à esperança. Se trabalharmos para fazer o Bem. Felizes seremos nós na humildade. Se como crianças soubermos viver, A terra será nossa herança, a nossa herança Se o grão de trigo não morrer na terra É impossível que nasça fruto. Aquele que dá a vida aos outros Terá sempre o Senhor.


6

Cânticos Adicionais

2. Felizes seremos partilhando, Se o nosso tempo for para os irmãos Para quem vive em grande tristeza E para quem caminha em solidão Felizes seremos se dermos amor, Se houver sinceridade em nossas mãos Poderemos sempre olhar e ver a Deus, E ver a Deus. 3. Felizes seremos se oferecemos paz Se denunciarmos toda a opressão, Se desterrarmos ódios e rancores, Será mais limpo o nosso coração. Felizes seremos na adversidade Se nos perseguirem sem terem razão. Então a vida terá sentido em Deus, Sentido em Deus.

“FELIZ NATAL” CAI A NOITE

507 [27]

1. Cai a noite serena sobre nós, Envolvida em seu manto irreal, E o desejo vai a todos vós: Bom Natal! Bom Natal! Bom Natal! Tocam sinos pelas capelinhas, Há no ar não sei quê de divino; Em redor do presépio há criancinhas A olharem p’ro Deus Menino. Natal! Natal! Natal! Sonho e poesia, noite de luz! Natal! Natal! Natal! Junto a Maria está Jesus!


Cânticos Adicionais

7

Natal! Natal! Natal! Sobem canções da terra aos céus E de todos os nossos corações Saem mil orações a Jesus que nasceu! ( Parte musical ) + (bis)

COMO SÃO BELOS OS PÉS

508 [146]

1. Já se ouvem nossos passos a chegar Já se ouvem nossas vozes de alegria Neste dia que é uma bênção Para igreja reunida Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos Como são belos os pés Que anunciam a Paz E as mãos que repartem o Pão Na refeição do cordeiro Da palavra, Vinho e Pão Somos o Povo de Deus em Comunhão 2. Todos vós que tendes sede Vinde beber da fonte da verdade Saciai a vossa fome Sem pagar vinho nem pão 3. Já se mudam nossos corações de pedra Pela força do Espírito de Deus Já vencemos as barreiras Que destroem a harmonia Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos


8

Cânticos Adicionais

4. Vinde todos que sois pobres Injustiçados, sem tecto ou sem pão Vinde ser fraternidade Gerar o Cristo, fazer libertação 5. Vão morrer os nossos medos de ser livres, Já calaram tantas vozes derrotistas Já partimos ao encontro Dessa terra prometida Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos

CONFIAREI NO MEU DEUS

509 [34]

Confiarei no meu Deus, confiarei no meu Deus. Ele conduz-me, não temo, Vai comigo a caminhar. 1. Nem que eu sem luz caminhe pela noite. Nem que o temor me impeça d’avançar. 2. Nem que eu avance errante pelas ruas, Sem encontrar amor e amizade. 3. Nem que eu inquieto ande todo o dia, Sem encontrar a paz do coração. 4. Nem que as forças me venham a faltar, E a ilusão se apague frente a mim. 5. Nem que o caminhe se oculte nas trevas. Nem que eu não veja Teu rosto luminoso.


Cânticos Adicionais

9

DEUS, VINDE EM MEU AUXILIO

510 [242]

Deus, vinde em meu auxílio, Senhor, socorrei-me e salvai-me. Sois o meu libertador e o meu refúgio: Não tardeis, Senhor. 1. Deus, vinde em meu auxílio, Senhor, socorrei-me e salvai-me. Cubram-se de desonra e de ignominia Os que atentam contra a minha vida. 2. Recuem e corem de vergonha Os que me querem mal. Afastem-se, cobertos de confusão, Os que se alegram com a minha ruína. 3. Alegrem-se e exultem em Vós Todos os que Vos procuram; E digam sempre: “Grande é o Senhor” Os que desejam a vossa salvação. 4. Eu sou pobre e infeliz; Meu Deus, socorrei-me. Sois o meu protector e libertador: Senhor, não tardeis.

É NATAL SALVAÇÃO E LUZ

511 [41]

É Natal, é Natal! Salvação e luz! Alegria, Cristãos: Já nasceu Jesus. (bis)


10

Cânticos Adicionais

1. Paz na terra aos homens! Alegria e Bem!! Foi a boa nova do Anjo em Belém (bis) 2. A todos os homens de boa vontade Anunciou Jesus nova Humanidade (bis)

EM NOME DO PAI

512 [195]

Em nome do Pai, Em nome do Filho, Em nome do Espírito Santo, Estamos aqui. (bis) 1. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, Estamos aqui Senhor, ao Teu dispor. 2. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, Te aclamar ___, Deus trino de Amor.

EM TUDO TE ENCONTRO, SENHOR

513 [44]

1. Nos campos coalhados de trigo e boninas No pão de cevada, nas verdes colinas, Nas mãos das crianças, na voz do pastor, Em tudo te encontro, Senhor! Nas nuvens redondas, nos cucos, nos galhos, Nos ninhos cantando por moitas e atalhos, Nas manhãs cingidas de sonho e de cor, Em tudo Te encontro, Senhor!


Cânticos Adicionais

11

Na esperança que mora nuns olhos gaiatos, Na voz da seara, no aroma dos matos, Nas asas do sonho, no gosto do pão, Em tudo te encontro, Jesus meu irmão! 2. Em tudo te encontro, Jesus meu amigo Na graça das pombas, na dança do trigo, Na voz dos garotos, no vento bailando, Nas mãos dos velhinhos rezando... Em tudo te encontro, meu irmão Jesus, Nas gotas da chuva, nos raios de luz, No barco encalhado, na espuma do mar, Em cada menino a sonhar.

EU NAVEGAREI

514 [177]

1. Eu navegarei no Oceano do Espírito E ali adorarei ao Deus do meu amor. (bis) Espírito, Espírito, que desce como o fogo Vem como em Pentecostes e enche-me de novo. (bis) 2. Eu adorarei ao Deus da minha vida, Que me compreendeu sem nenhuma explicação. (bis) 3. Eu servirei ao meu Deus Fiel, Ao meu libertador, aquele que venceu. (bis)


12

Cânticos Adicionais

EU SOU TEU – (Ofertório)

515 [153]

1. Eu não sou nada e do nada nasci Mas Tu me amas e morreste por mim Frente à cruz eu só posso exclamar Eu sou Teu, eu sou Teu Toma meus braços, Te peço: Toma meus lábios, Te amo: Toma minha vida, Ó Pai, eu sou Teu! (bis) Eu sou Teu! 2. Quando de joelhos eu Te olho, Senhor Vejo Tua grandeza e minha pequenez Que posso eu dar-te? Apenas o meu ser Eu sou Teu, eu sou Teu.

FAZ A PAZ, ESCOLHE O AMOR

516 [155]

Faz a paz, escolhe o amor. Vai, constrói um mundo melhor. Abraça os homens: são teus irmãos. Serás feliz na união. (bis)

FORTALECE-ME SENHOR

517 [193]

1. Fortalece-me Senhor com Teu Espírito (3x) Fortalece-me, Fortalece-me Senhor


Cânticos Adicionais

13

E deixa-me sentir o Fogo do Teu amor No meu coração Senhor. (bis) 2. Baptiza-me Senhor com Teu Espírito (3x) Baptiza-me, Baptiza-me Senhor. 3. Inunda-me Senhor com Teu Espírito (3x) Inunda-me, Inunda-me Senhor.

HINO ALENTEJANO A NOSSA SENHORA

518 [58]

Senhora da Atalaia Que está no seu altar, Todos lá vamos ajoelhar, E a cantar, a cantar vamos rezar. 1. Pedimos a uma voz: Nossa Senhora, rogai por nós 2. Senhora, do Vosso altar Lançai benigno, o Vosso olhar. 3. Senhora, que és Mãe de Deus, Olha por nós, os filhos Teus. 4. Senhora, Medianeira, Da nossa terra, sois Padroeira.


14

Cânticos Adicionais

HINO I CONGR. EUCARISTICO DIOCESE DE SETÚBAL

519

[160]

Pão divino descido dos Céus Para dar a vida ao Mundo Pão divino descido dos Céus O Maná verdadeiro é Jesus. 1. Nossos pais comeram o Maná No deserto vieram a morrer Mas o Pai deu-nos novo alimento Quem o toma não há-de perecer. (bis) 2. Jesus é verdadeira comida Que tomamos em comunhão fraterna O seu sangue é verdadeira bebida Quem o come terá a vida eterna. (bis) 3. Este pão é semente que lançamos Para a construção de um Reino fecundo Oblação que Senhor santifica Sacrifício pra salvação do mundo. (bis) 4. Demos glória ao Senhor por este Pão Saboroso que a fome nos sacia Com os Anjos e Arcanjos do Céu Bendigamos a Divina Eucaristia. (bis)

HOMENS DA GALILEIA (Cântico de Entrada – Ascensão) [245]

Homens da Galileia, que olhais vós no céu? Jesus que ao céu subiu assim há-de vir. Aleluia! Aleluia!

520


Cânticos Adicionais

15

1. Povos todos batei palmas, Aclamai a Deus com brados de alegria, Porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível, O Rei soberano de toda a terra. 2. Deus subiu entre aclamações. O Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai, Cantai hinos ao nosso Rei, cantai.

Kyrie (Acto Penitencial)

521 [kyrie]

Kyrie, kyrie Eleison. (bis) Christe, Christe, Eleison. (bis) Kyrie, kyrie Eleison. (bis)

LUZ QUE VENCE A SOMBRA

522 [66]

Como o bago de trigo que ao morrer dá mil frutos, Ressuscitou o Senhor! Como a flor da Oliveira que venceu a inclemência, Ressuscitou o Senhor! Como o sol que se esconde e revive na aurora, Ressuscitou o Senhor! Como pena que morre e se torna alegria, Ressuscitou o Senhor! O amor vence o ódio e o humilde o soberbo: Ressuscitou o Senhor! A luz vence a sombra e a paz vence a guerra: Ressuscitou o Senhor!


16

Cânticos Adicionais

Ressuscitou o Senhor e vive na palavra Daquele que luta e morre gritando a verdade. Ressuscitou o Senhor e vive no empenho De todos os que pegam nas armas da paz. Ressuscitou o Senhor e está na fortaleza, Do triste que se alegra, do pobre que dá pão.

MARANATHA, ALELUIA

523 [232]

Maranatha, Mara-na-tha. Alelu-u-ia, Alelu-u-ia. Vem Senhor Jesus, Vem Senhor Jesus Despertar o coração dos homens, Iluminar as trevas deste mundo. 1. Deus de bondade_e amor Vem visitar o teu Povo Aleluia, Aleluia 2. Sol de Justiça_ e Verdade Vem despertar as Nações Aleluia, Aleluia 3. Guia Seguro_e fiel Vem conduzir os errantes Aleluia, Aleluia 4. Fonte de Vida_e de Paz Vem fecundar toda_a terra Aleluia, Aleluia 5. Verbo eterno de Deus Vem renovar a esp’rança Aleluia, Aleluia


Cânticos Adicionais

17

NA HÓSTIA SOBRE A PATENA

524 [220]

1. Na hóstia sobre a patena Vai o nosso coração. Oferta da nossa vida, Nosso ser em doação. Aceitai-nos Senhor, Com Jesus, nosso irmão Imolado na cruz, No altar da Redenção. 2. Nós somos a gota de água Que se vai sobre o altar, No Sangue de Jesus Cristo Com o vinho transformar. 3. Misturado ao Vosso Sangue Vai nosso trabalho e dor: Matéria do sacrifício Somos também nós Senhor. 4. Muitos grãos fazem a hóstia Que vai ser nosso Pão: Juntai também num só corpo, Todos nós em comunhão.

NESSE ALTAR DE LUZ

525 [229]

1. Nesse altar de luz Senhora da Atalaia Dai-nos Tu Jesus Nossa Mãe amada.


18

Cânticos Adicionais

Com o Vosso olhar Com Vosso sorriso Vinde-nos guiar Para o Paraíso. (bis) 2. Vós sois a Rainha Da nossa fronteira Vós sois a madrinha Nossa Padroeira 3. Ó Virgem Maria Ouve o nosso canto Com Vossa alegria Sois o nosso encanto. 4. Ó Virgem Maria Que eu venero tanto Dai-nos tua bênção Com o teu Santo Manto

NOSSA SENHORA DO SIM (Acção de Graças)

526 [170]

Nossa Senhora do Sim Maravilha Virgem Mãe Cuida Maria de mim E que eu diga sim também 1. Chamou o anjo de Deus, Maria, não tenhas medo, Serás Mãe do filho eterno. Eis revelado o segredo!


Cânticos Adicionais

19

2. Eis a serva do Senhor, Foi a resposta que deu. Cumpriu-se então a promessa, E o Evangelho nasceu. 3. Com Ela a Igreja toda, Responde que sim a Deus, E com Maria proclama, Nova terra e novos Céus. 4. Hoje é o dia do Senhor, Hoje é o dia de alegria. Que vivemos em amor, Sempre contigo Maria

NOVO ACTO PENITÊNCIAL

527

(melodia de Pedro Oliveira, Jan. 2007)

[237]

Senhor, Tende piedade, Senhor, Tende piedade, Senhor, Tende piedade, Piedade de nós. Cristo, tende piedade, Cristo, tende piedade, Cristo, tende piedade, Piedade de nós. Senhor, Tende piedade, Senhor, Tende piedade, Senhor, Tende piedade, Piedade de nós.


20

Cânticos Adicionais

O DEUS MENINO

528 [83]

1. O Deus Menino nasceu em Belém – Aleluia! Aleluia! E quer nascer em nós todos também – Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) 2. Mas só os pobres e humildes O vêem – Aleluia! Aleluia! E só no amor nos conduz até Ele – Aleluia! Aleluia! 3. Pairam nos céus as mensagens de paz – Aleluia! Aleluia! Para os homens de Fé e Vontade – Aleluia! Aleluia!

Ó PESCADOR DO LAGO DA GALILEIA

529 [196]

Ó Pescador do Lago da Galileia, Deixa teu Barco na areia e vai homens pescar. (2x) E tu, sonhador que não importa de onde, Deixa tudo e responde o Mestre está-te a chamar. (2x) 1. Na manhã fresca da boa pesca Jesus passou, E ao pescador madrugador chamou, chamou: Quero que deixes a rede, os peixes, a praia, o mar. Daqui em frente tu vais somente homens pescar. 2. Naquele cais da Galileia deixou os pais Deixou a areia e foi pescar a outro mar. Um a um muito alegres juntos os pescadores Foram pescar a outro mar peixes melhores.


Cânticos Adicionais

21

3. No mar do mundo, no mar sem fundo, no mar em flor, Houve uma festa, houve uma pesca, pesca de amor. Ei-los cantando no mar dançando os pescadores Madrugadores na barca cheia da Galileia. 4. Ei-los que vão aos mares todos pescando à mão E de outros modos pesca de luz que ao céu conduz. Esta é a festa, esta é a pesca da Santa Igreja Pesca ditosa, miraculosa, bendita seja!

OFERTAS SINGELAS

530 [92]

1. Ofertas singelas: Pão e Vinho Sobre a mesa colocamos. Sinal do trabalho que fizemos E aqui depositamos. É Teu também nosso coração. Aceita Senhor a nossa oferta Que será depois, na certa O Teu próprio Ser. 2. Recebe, Senhor, da Natureza Todo o fruto que colhemos. Recebe o louvor das nossas obras E o progresso que fizemos. 3. Sabemos que tudo tem valor Depois que a terra visitaste; Embora tivéssemos pecado Foi bem mais o que pagastes


22

Cânticos Adicionais

PAI NOSSO GALEGO

531 [218]

1. Junto ao mar eu ouvi hoje, Senhor tua voz que me chamou E me pediu que me entregasse a meus irmãos. Essa voz me transformou, A minha vida ela mudou E só penso agora, Senhor em repetir-Te Pai nosso, em Ti cremos Pai nosso, Te oferecemos Pai nosso, nossas mãos, de irmãos. (bis) 2. Quando eu for a outros lugares Terei eu que abandonar Minha família e meus amigos para seguir-Te. Mas eu sei que algum dia Ensinarei Tua verdade A meus irmãos e junto deles vou repetir-Te

PAI NOSSO, QUE ESTAIS NO CÉU

532 [93]

1. Pai Nosso que estais no céu, Tudo nós queremos dar... O pouco que nós fizemos Também vamos ofertar Abençoai a nossa oferta: Olhai as crianças do mundo Suspirando por amor. Abençoai a nossa oferta: Olhais os velhinhos que sofrem: Sem ninguém, nem lar, nem pão.


Cânticos Adicionais

23

2. Aos homens Deus quis falar E à terra o Filho mandou A todos veio anunciar; O Reino de Deus Chegou. Olhai, Senhor, nós vos pedimos, A fome que existe no mundo, E a pobreza dos sem pão. Olhai, Senhor, a Vossa Igreja; Com ela nós caminhamos De mãos dadas com amor.

PASTORES QUE ANDAIS NA SERRA

533 [231]

1. Pastores que_andais na serra, Não corteis o rosmaninho. (Bis) É onde_a Senhora_estende Os paninhos do Menino. (Bis) Anjos e_Arcanjos em Jerusalém: O manso cordeiro nasceu em Belém. (Bis) 2. Deitai os olhos ao cé_u E lá vereis_uma lu_z. (Bis) Lá vereis camas e berços Para_o menino Jesus (Bis)


24

Cânticos Adicionais

PELO CÉU E PELO MAR

534 [95]

1. Pelo céu e pelo mar, Aleluia! Pelas aves a cantar, Aleluia! 2. Pelas flores a nascer, Aleluia! Pelas fontes a correr, Aleluia! 3. Pelo sol e pelo frio, Aleluia! Pelo amor que a Deus confio, Aleluia! 4. Pelas plantas a crescer, Aleluia! Pela paz de em ti viver, Aleluia! 5. Como é bom Senhor amar, Aleluia! Viver feliz e cantar, Aleluia! 6. Tua palavra é verdade, Aleluia! Para nós é luz e vida, Aleluia! 7. Vivamos do Teu amor, Aleluia! Através da nossa vida, Aleluia! 8. O Senhor fonte de visa, Aleluia! Enche-nos do Teu amor, Aleluia.

QUERO SER COMO TU

535 [178]; [CT 785]

1. Quero ser como Tu… Como Tu, Maria, Como Tu, um dia, Como Tu, Maria.


Cânticos Adicionais

25

2. Quero servir Jesus… 3. Quero dizer meu “Sim”… 4. Quero amar Jesus… 5. Quero-amar o irmão…

SALVÉ, Ó CRUZ

536 [244]

Salve, ó Cruz, ó árvore da vida Onde por Cristo a morte foi vencida (bis) 1. Nós te saudamos com amor, Ó Cruz da Salvação: Nos teus braços morreu Nosso Senhor, Em Ti foi operada a Redenção. 2. Sangue Divino em ti jorrou E as almas redimiu; Em teus braços, Jesus nos resgatou, Do Paraíso as portas nos abriu. 3. A cruz da vida, a nossa dor Não nos há-de abater: Quem nos veio remir com tanto amor O segredo ensinou de bem sofrer. 4. Já no baptismo a Santa Cruz Nos veio saudar, A dizer-nos que o nosso bom Jesus Nela morrera para nos salvar.


26

Cânticos Adicionais

5. E quando a hora de partir Pra nós chegada for, Nossa Alma de Ti verá cair Uma gota de Sangue Redentor

SANTO ( Lúcio )

537 [107]

Santo, Santo, Santo é o Senhor! Santo, Santo, Deus do Universo! A Terra canta a Sua Glória (3x) Santo é o Senhor! A Terra canta a Sua Glória (3x) Santo é o Senhor! Santo é o Senhor!

SANTO (D.EMILIA)

538 [108]

Santo, Santo é o nome do Senhor, Que deu a Vida pela Terra inteira, Céus e Terra proclamam a Vossa Glória Santo, Santo, é o nome do Senhor. (bis)


Cânticos Adicionais

27

SANTO, SANTO É O SENHOR!

539

(Melodia de Pedro Oliveira)

[210]

Santo, Santo é o Senhor, Santo, Santo é o Senhor, Santo, Santo, Deus do Universo. (bis) Os céus e a terra proclamam a Vossa glória, Hossana nas alturas. Bendit’o que vem em nome do Senhor, Hossana nas alturas. Santo, Santo é o Senhor, Santo, Santo é o Senhor, Santo, Santo, Deus do Universo. (bis)

SENHOR MEU AMIGO (Acto Penitencial)

540 [230]

1. Senhor, meu amigo, Olha dentro do meu coração, Com carinho, com ternura, Vem-me dar o Teu perdão. (bis) 2. Jesus, meu amigo, Olha dentro do meu coração,


28

Cânticos Adicionais

SOMOS TODOS CONVIDADOS

541 [243]

Somos todos convidados Ao banquete do Senhor. Vamos ser alimentados Pelo pão do seu amor. (bis) 1. Nosso Pai com amor nos convida. Vamos todos tomar e comer. Quem comer deste pão tem a vida. Nunca mais há-de morrer. 2. Israel, no deserto, morria, Apesar de comer o maná. Mas quem come este pão da alegria, Para sempre viverá. 3. Quem tem sede venha à torrente Que do lado de Cristo nasceu. Quem tem fome recebe contente Esse pão que o Pai nos deu. 4. Vinde, vós os que andais fatigados E caís sob o peso da Cruz. Nessa mesa sereis transformados Com o sangue de Jesus.

UMA ESPIGA

542 [129]

Uma espiga dourada pelo Sol Uma vara que corta o podador Se convertem agora em pão e vinho de amor São o Corpo e Sangue do Senhor.


Cânticos Adicionais

29

1. Comungamos a mesma comunhão, Somos trigo do mesmo semeador. Um moinho, a vida nos tritura com dor: Deus nos faz Eucaristia de amor. 2. Como grãos que fazem nosso pão, Como notas que tocam em cantar, Como gotas de água que se fundem no mar, Os cristãos um só corpo formarão. 3. Sentados à mesa do Senhor, Como filhos seu pão comungarão Sorrindo uma esperança, caminhando a cantar E na vida como irmãos se hão-de amar.

UMA VIDA NOVA

543 [189]

Uma vida nova recém nascida Numa nova família que é a Tua família! São Teus filhos para sempre! 1. Por meio do Baptismo renascemos, Na água que nos salva nos lavamos. Passamos do que é carne e do humano Ao mundo da graça e do eterno. 2. Saímos do Sepulcro que é a água, Remidos p’lo Teu sangue Redentor. Libertados Contigo em Nova Páscoa, Anunciaremos na vida o amor.


30

Cânticos Adicionais

VEM ESPÍRITO SANTO, VEM!

544 [194]

Vem Espírito Santo, vem! Vem iluminar! 1. Nossos caminhos Vem Nossas angústias Vem Nossas ideias Vem As incertezas Vem

– – – –

iluminar. iluminar. iluminar. iluminar.

2. Toda a igreja Vem Nossas famílias Vem Nossos amigos Vem A juventude Vem

– – – –

iluminar. iluminar. iluminar. iluminar.

3. Todo este povo Vem A nossa vida Vem Nossos trabalhos Vem Toda a Terra Vem

– – – –

iluminar. iluminar. iluminar. iluminar.

VINDE SENHOR, VINDE VISITAR-NOS

545 [156]

Vinde Senhor, vinde visitar-nos Com a Vossa paz; A Vossa presença encher-nos-á de alegria, Encher-nos-á de alegria. 1. Quem poderá contar as obras do Senhor E apregoar todos os Seus louvores? Felizes os que observam todos os Seus preceitos E praticam sempre o que é justo.


Cânticos Adicionais

2. Lembrai-vos de nós, Senhor, Por amor do Vosso povo, Visitai-nos com a Vossa salvação Pecámos como os nossos pais; Fizemos o mal e praticámos a impiedade. 3. Mas Ele salvou-nos por amor do Seu nome; Para dar a conhecer o Seu poder. Salvou-os do poder de quem os odiava E livrou-os da mão do inimigo. 4. Mas depressa esqueceram Os Seus feitos grandiosos E não confiaram nos Seus desígnios Em favor deles, lembrou-se da Sua aliança, Teve piedade deles por sua imensa misericórdia.

Este anexo, é composto por 46 cânticos litúrgicos adicionais e destina-se a complementar o livro:

em utilização nesta Paróquia desde Setembro de 2011.

31


32

Cânticos Adicionais

ADEUS DO ALENTEJO ............................................................................................ 500 ALELUIA EU SOU O BOM PASTOR .......................................................................... 501 ALELUIA, VEM CANTAR ......................................................................................... 502 AMAR COMO JESUS AMOU ................................................................................... 503 AVÉ MARIA........................................................................................................... 504 AVE MARIA GRATIA PLENA ................................................................................... 505 BEM – AVENTURANÇAS ........................................................................................ 506 “FELIZ NATAL” CAI A NOITE ................................................................................... 507 COMO SÃO BELOS OS PÉS ..................................................................................... 508 CONFIAREI NO MEU DEUS..................................................................................... 509 DEUS, VINDE EM MEU AUXILIO ............................................................................. 510 É NATAL SALVAÇÃO E LUZ ..................................................................................... 511 EM NOME DO PAI ................................................................................................. 512 EM TUDO TE ENCONTRO, SENHOR ........................................................................ 513 EU NAVEGAREI ..................................................................................................... 514 EU SOU TEU – (OFERTÓRIO) .................................................................................. 515 FAZ A PAZ, ESCOLHE O AMOR ............................................................................... 516 FORTALECE-ME SENHOR ....................................................................................... 517 HINO ALENTEJANO A NOSSA SENHORA ................................................................. 518 HINO I CONGR. EUCARISTICO DIOCESE DE SETÚBAL .............................................. 519 HOMENS DA GALILEIA (CÂNTICO DE ENTRADA – ASCENSÃO) ................................ 520 KYRIE (ACTO PENITENCIAL) ................................................................................... 521 LUZ QUE VENCE A SOMBRA .................................................................................. 522 MARANATHA, ALELUIA ......................................................................................... 523 NA HÓSTIA SOBRE A PATENA ................................................................................ 524 NESSE ALTAR DE LUZ............................................................................................. 525 NOSSA SENHORA DO SIM (ACÇÃO DE GRAÇAS) ..................................................... 526 NOVO ACTO PENITÊNCIAL..................................................................................... 527 O DEUS MENINO................................................................................................... 528 Ó PESCADOR DO LAGO DA GALILEIA ..................................................................... 529 OFERTAS SINGELAS ............................................................................................... 530 PAI NOSSO GALEGO .............................................................................................. 531 PAI NOSSO, QUE ESTAIS NO CÉU ........................................................................... 532 PASTORES QUE ANDAIS NA SERRA ........................................................................ 533 PELO CÉU E PELO MAR .......................................................................................... 534 QUERO SER COMO TU........................................................................................... 535 SALVÉ, Ó CRUZ...................................................................................................... 536 SANTO ( LÚCIO ) ................................................................................................... 537 SANTO (D.EMILIA) ................................................................................................ 538 SANTO, SANTO É O SENHOR! ................................................................................ 539 SENHOR MEU AMIGO (ACTO PENITENCIAL)........................................................... 540 SOMOS TODOS CONVIDADOS ............................................................................... 541 UMA ESPIGA ......................................................................................................... 542 UMA VIDA NOVA .................................................................................................. 543 VEM ESPÍRITO SANTO, VEM! ................................................................................. 544 VINDE SENHOR, VINDE VISITAR-NOS ..................................................................... 545

Canticos  

Teste que seca

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you