2 minute read

Horta-Residencial Livramento

Next Article
Casa do Vigia

Casa do Vigia

Tipo: Residencial Multifamiliar/Praça

Parceria: Nathalia Santos

Advertisement

Orientação: Bruno Amadei e João Folly

Disciplina: Projeto Arquitetônico II e Projeto Paisagístico I

Periodo: 2021.2

Para este projeto, situado no bairro da Gamboa, a proposta era a de um edifício de habitação social que cumprisse também o papel de reavivar o bairro.

O projeto final consiste em 24 unidades residenciais divididas em dois blocos e uma praça pública que conecta as duas ruas de frente e fundos do terreno.

O Bloco A é completamente privado, enquanto a parte privada do bloco B é elevada para que seja criada no nível térreo uma entrada para a praça. Quanto a forma da parte não edificada, devido ao declive, essa é dividida em três seções: uma praça, uma horta comunitária e um pequeno passeio na parte mais alta.

Ao visitar a área percebemos, na Rua do Livra-mento, a grande frequência com que acontecem as ocupações de lotes abandonados na área e a existencia de poucas áreas verdes expressivas. As famílias que estão alí muitas vezes utilizam também o local para atuar com algum tipo de comércio, que vemos na forma de barraquinhas de doces, pequenhas feiras e vendas irregulares.

Com isso, a ideia foi atuar em alguns desses lotes onde ocorrem ocupações, visando a concepção de um projeto misto, residencial e de caráter público, podendo atuar sobre a necessidade de moradia mais apropriada e também implementando na rua um espaço de praça e horta do qual a comunidade possa usufruir.

Lotes Originais Rea De Atua O Implementada

As Fachadas

O edifício preexistente no meio do lote, mencionado anteriormente, dividia dois estados diferentes. Á esquerda havia uma fachada em ruinas que seguia a tipologia que vemos muito na rua, com seus arcos e grandes janelas, a qual decidimos manter e que dá característica ao bloco A.

possivel tos no Assim com seu talidade

À direita havia apenas pavimentação, tornando possivel que implementássemos outros detalhes visno bairro que haviam chamado a nossa atenção. se deu a característica da fachada do bloco B, seu revestimento colorido que marca a horizontalidade e os elementos verticais em concreto.

Já um ponto mais destoante do entorno é a entrada do Jardim no Bloco B, com a proposta de atuar como convite aos pedestres e moradores a entrarem no lote, para que ocupem o espaço, da maneira que foi concebido para ser.

Os lotes escolhidos possuem uma edificação que foi mantida durante todo o projeto, dividindo parte do lote final.

Por se tratar de um terreno em níveis, o dividimos em 4 grupos: Térreo, no qual são localizadas as entradas dos blocos residenciais; o Jardim, com circulação tanto para os blocos quanto para a Rua do Livramento; a Horta, que foi um dos direcionamentos principais do projeto, com o intuito de enfatizar a produção própria na comunidade e obter um maior uso do espaço, para que os moradores possam além de habitar o local, também usufruírem do que a própria terra os oferece, de forma que todos possam consumir e cuidar da horta comunitária livremente; e o Bosque, com a vegetação nativa do terreno que achamos importante manter ao máximo.

DIAGRAMA DE ALTURAS

DIAGRAMA DE FLUXOS

Bloco A Bloco B

RECUPERAÇÃO DA FACHADA E CRIAÇÃO DO VOLUME DE CIRCULAÇÃO

VOLUMES ACOMPANHANDO AS EMPENAS

ABERTURA DOS PÁTIOS

This article is from: