1 minute read

Casa do Vigia

Tipo: Residencial Unifamiliar

Parceria: Nathalia Santos

Advertisement

Orientação: Pedro Engel

Disciplina: Concepção da Forma Arquitetônica II

Periodo: 2020.2

Nessa disciplina o objetivo era a concepção de um edifício que contivesse uma residencia e um espaço de trabalho. O lote era predeterminado e tinha proximidade com uma lagoa, definindo alguns afastamentos.

A o projeto final consiste em uma residência de dois quartos com um ateliê para trabalho. Os volumes de moradia e trabalho foram separados para que não houvesse interferência entre eles, o que resultou na forma do projeto.

A casa do vigia é caracterizada pela torre que abriga o ateliê, ligado à casa pelas escadas expostas. A casa segue uma forma simples segmentada em três faixas e alinhada à lagoa.

A Casa do Vigia é assim apelidada em razão da torre com vista para a lagoa no fundo do terreno. O objetivo é que o volume de trabalho fosse um ateliê de artes onde o usuário pudesse se isolar e estimular sua criatividde sem que fosse atrapalhado pelos ruídos da rua e da residência.

AV. PARAÍSO DO LUZ

Atualiza O

O projeto original foi feito a mão, em um dos primeiros períodos do curso.

Para entrar neste portfólio ele foi redesenhado digitalmente, implementando algumas mudanças básicas,sem que fosse necessário descartar partidos originais de projeto.

Houve principalmente uma pequena atualização na escada e no pátio de uma das suítes para que pudessem condizer melhor com o método construtivo utilizado, o de estrutura metálica.

Guarda-Corpo

Pilar Metálico

Detalhe Da Escada

Faixas Adjacentes

Faixas Principais

Conexão

Vol. de Trabalho

Horizontalidade

Verticalidade

Chapa Metálica

Viga Primária

This article is from: