Livro ProsPeg

Page 74

III. Tratamento de imagens de satélite

FIGURA III.13 Imagem RGB124 obtida pela combinação de bandas do satélite SPOT

III.3 Classificação de imagens A possibilidade de repetição de padrões espectrais pegmatíticos na área E e de configurações geométricas sugestivas de uma implantação de tipo balloning na área A, levou a que se equacionasse nestes sectores a utilização da classificação Maxver.

III.3.1 Área A A fotointerpretação da imagem obtida pela combinação RGB das bandas 3, 2 e 1 revelou na área A padrões de alinhamentos curvilíneos localizados na faixa granítica produtiva, os quais pelo desenho circular, parecem testemunhar contrastes relacionados com uma ascensão magmática por balloning. Nas figuras III.3 e III.4 verificou-se existir alguma correlação espacial entre a localização dos pegmatitos e os invólucros mais periféricos dos conjuntos de alinhamentos. Segundo esta hipótese, os alinhamentos observados podem então corresponder a imagens de fluidalidades convolutas, expressando trajectórias de fluxo, e assim representar domínios diferenciados de “clustering” de fenocristais nas fácies graníticas exumadas. Aplicando a classificação Maxver à imagem resultante da combinação RGB321 e utilizando como guias para atribuição de pixéis as indicações provenientes da fotointerpretação, obteve-se a imagem com cores artificiais da Fig. III.14-A (cenário 1). Estão aí representadas com 3 cores contrastantes, manchas que do ponto de vista espectral melhor correspondem aos granitos porfiróides (1) e aos granitos de grão médio a fino (2) representados na carta geológica 5B, e por inferência a domínios diferenciados de “clustering” de fenocristais (3). A extracção de lineamentos a partir da imagem obtida por classificação realça os alinhamentos curvilíneos notados nas observações anteriores, permitindo deduzir ainda outras situações com a mesma expressão geométrica que não eram aparentes sem a imagem tratada. A restituição do cenário 1 à morfologia em Google-Earth (figura III.14-B, cenário 2) parece ser compatível com o modelo proposto, apoiando a existência de fluidalidades planares ou plano-lineares concêntricas intersectadas pela superfície topográfica em níveis elevados. Com o intuito de obter um cenário 3D para a organização de plumas de “balooning” e sua estruturação face às superfícies erosivas actuais, operou-se, uma manipulação em Google Earth Pro com distorção do cenário 2 para um contexto 3D que é apresentado na Fig. III.15. A simulação das relações de intrusão sugere o condicionamento tectónico responsável pela deslocação das trajectórias de fluxo, segundo um alinhamento gerado em regime dúctil, NE-SW. Esta hipótese sugeri-

72 | PROSPEG | Projecto de Prospecção, Análise Distanciada e Detecção Remota de Pegmatitos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.