
1 minute read
Fiocruz alerta para ressurgimento do sorotipo 3 da dengue
from 12.05.2023
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, realizou, nesta quarta-feira (10), a apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O documento tem como base o terceiro quadrimestre de 2022.
“Foi um importante momento junto ao Poder Legislativo para apresentar números que refletem o trabalho que tem sido feito ao longo destes últimos anos na Saúde, em especial na gestão do governador Carlos Brandão. Seja na otimização da rede, como também a sua expansão, são medidas que corroboram com o espírito municipalista adotado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Advertisement
O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde, demonstrativo das receitas e despesas com ações de serviços de saúde. No que se refere aos procedimentos realizados na Atenção Primária, Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial, Especializada, Farmacêutica e Vigilância em Saúde, foram mais de 35 milhões de procedimentos ambulatoriais e quase 260 mil hospitalares realizados. O gestor estadual destacou,
As iniciativas de Vigilância em Saúde somaram 22.410 ações realizadas pela Vigilância Sanitária, 120 mil exames feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/ LACEN-MA), bem como quase 308 mil pacientes atendimentos na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), mais de 10 mil crianças atendidas com fórmulas infantis especiais e 51.800 atendimentos médicos com medicamentos às pessoas privadas de liberdade.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou a importância da ampliação da saúde preventiva. “Hoje, o grande desafio
O presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Florêncio Neto (PSB), elogiou a condução estadual que tem apenas 13% da rede pública financiada com recursos federais. “Portanto, com a parte técnica, mas também com a força política, precisamos aumentar o volume de recursos para manter a nossa rede e chegar onde ainda existe carência de serviços específicos fazendo assim um SUS cada vez mais forte”, disse.
Também estiveram presentes na sessão de apresentação do RDQA, a integrante da Comissão de Saúde, a deputada Dra. Vivianne Martins (PDT), além dos deputados Carlos Lula (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Cláudia Coutinho (PDT), Francisco Nagib (PSB), Fernando Braide (PSD) e Wellington do Curso (PSC).