3 minute read

Rei Charles III pede a Lula que Brasil cuide da Floresta Amazônica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (6), durante conversa com a imprensa, em Londres, que ouviu do rei Charles III, coroado nesta manhã, um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônica.

“A primeira coisa que o rei falou pra mim foi para cuidar da Amazônia”, afirmou Lula.

Advertisement

“Mas eu falei: ‘eu preciso de ajuda, de muitos recursos’”, completou. Na última sexta-feira (5), o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou que o país investirá no Fundo Amazônia. O valor será de 80 milhões de libras, cerca de R$ 500 milhões. O premiê afirmou que a entrada do

Reino Unido no fundo é um reconhecimento ao trabalho e à liderança do presidente Lula no tema da preservação ambiental.

Durante conversa com a imprensa neste sábado, Lula afirmou ainda que convidou Sunak a visitar o Brasil nos próximos meses.

O presidente afirmou que,

O ministro da Defesa José Múcio afirmou, em uma comissão do Senado, que as Forças Armadas, atualmente, não participam da política e que não se vê manifestações públicas de militares sobre os assuntos de Brasília.

“Tem sido extremamente luvável a atuação das Forças nestes últimos episódios que vivenciamos (…) os senhores senadores e os muitos presentes aqui há muitos meses não vêm uma nota nas redes sociais de desaravo, uma nota de protesto (…) em momento nenhum as Forças Armadas têm participado de política”, disse, em resposta ao senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Em meio ao esforço para que as inclinações políticas não contaminem as tropas, as Forças Armadas viram o tenente-coronel da ativa Mauro Cid ser preso pela Polícia Federal (PF) na quarta-feira (3).

A prisão do ajudante de ordens de Bolsonaro foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito das milícias digitais. Desde a posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusa o antecessor de ter influenciado as Forças Armadas e culpa o “bolsonarismo” pelo entrave na relação dele com as tropas.

Nesta delicada relação, Lula sinaliza mais uma aproximação. Na quinta-feira (5), o presidente deu posse ao general Marcos Amaro que assumiu o Gabinite de Segurança Institucional (GSI).

Lula enfrentou resistências internas que defendiam a desmilitarização do gabinete. A pressão continua e não está descartado um modelo de gestão híbrida com civis e militares trabalhando juntos. A ideia recebe críticas dos dois lados.

O atual governo busca soluções futuras. Na comissão do Senado, o ministro da Defesa José Múcio também disse que trabalha em uma sugestão de projeto que lei que pretende separar a atividade militar da atuação política.

“Qualquer militar que se dispuser a entrar na política, com sucesso ou insucesso, ele não voltaria às forças armadas. Isso porque a experiência diz que aqueles que não tem sucesso para se preparar para o novo pleito, voltam com proselitismo político e começa a fazer campanha dentro das próprias forças.”

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS – SEMA SUPERINTENDENCIA DE RECURSOS FLORESTAIS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA em agosto, haverá o primeiro encontro de países amazônicos da América do Sul. O intuito, segundo ele, é discutir uma agenda comum de preservação da floresta.

A SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS –SEMA, localizada na Av. dos Holandeses, nº. 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau, São Luís - MA, CEP 65.071-380, no uso de sua competência, conforme contido no art. 16 da Lei Estadual nº. 5.405/1992; e com fulcro no art. 225, parágrafo 1°, IV, da Constituição Federal e art. 241, VIII da Constituição do Estado do Maranhão, observado o art. 2°, parágrafo 1° da Resolução CONAMA n°.09/1987, combinada com o art. 34, parágrafo 5º do Decreto Estadual nº. 13.494/1993 COMUNICA a quem interessar que foi aberto prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, a partir da data da publicação do presente Edital. Para REQUERER Audiência Pública, a que se dará ampla publicidade, para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) relacionado ao requerimento de Licença Ambiental, para ATIVIDADE AGROSILVOPASTORIL no imóvel FAZENDA SÃO PAULO E SÃO JOSÉ – Zona Rural, s/n, CEP: 65885-000, no município de Benedito Leite/MA no Estado do Maranhão, conforme Solicitação do Empreendedor MAURO DE BARROS TAROZZO – CPF N° 152.958.588-04, referente ao processo SEMA n° 23030034561/2023.

“Nós vamos cumprir a promessa que fizemos de acabar com o desmatamento até 2030. Isso é uma questão de honra”, disse Lula.

São Luís, 05/05/2023.

Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais

This article is from: