
3 minute read
Secretário de Saúde, Tiago Fernandes, dialoga com representantes de médicos que atuam na rede estadual de saúde
from 27.04.2023
compromisso com a transparência, e lembrar que o atendimento das reivindicações passa pelos limites legais e fiscais”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Ao completar 100 dias de gestão, o Governo do Maranhão apresentou um balanço das ações executadas até o momento nos diversos eixos de administração pública, em especial as realizadas na área da Saúde. Entre as centenas de obras concretizadas neste período, destaque para a revitalização, reforma, adequação e ampliação de hospitais municipais e estaduais, somando R$ 28.039.992,57 em investimentos.
Advertisement
de Jatobá; reforma do Posto de Saúde no município de Nova Colinas; e a construção do Hospital no município de Senador Alexandre Costa.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e representantes de entidades médicas se reuniram na tarde desta segunda-feira (24), em São Luís (MA), para discutir ações conjuntas, tratar questões salariais dos profissionais e a prestação de serviços à população na Rede Estadual de Saúde no Maranhão.
Participaram da reunião com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), da Associação Mé- dica Brasileira no Maranhão (AMB-MA), da Promotoria de Justiça do Estado do Maranhão, do Sindicato dos Médicos, bem como de institutos que gerenciam unidades na rede estadual de saúde.
“Nós decidimos convocar essa reunião com as organizações certificadas para darmos continuidade ao fértil diálogo que já ocorre desde o ano passado, acerca dos processos financeiros de pagamento e de outras questões que tangem a prestação de serviços da categoria e reafirmar o nosso
Outro ponto importante, segundo a promotora de Justiça da Defesa da Saúde, Glória Mafra, é o combate às fake news, além da manutenção da transparência da SES com os profissionais e os usuários do serviço. “O diálogo é sempre o melhor caminho. Assim, a gente evita as fake news que são utilizadas para apavorar a população, levando ao medo de não ir às unidades quando necessário; e também interferem na forma dos médicos reivindicarem seus direitos. A forma correta é através das entidades reconhecidas legalmente, quando é feito de outra forma, eles ocorrem em ilegalidades”, explica a promotora.
O representante do CRM-MA, Mauro Sérgio Oliveira, avaliou a reunião positivamente. “Observamos o compromisso da Secretaria de Saúde e das outras entida- des aqui representadas em manter uma maior transparência para que os médicos tenham a informação sobre o repasse de pagamento. Desde maio do ano passado, quando começamos essas discussões, a SES tem se mantido sempre aberta para atender as reivindicações”, disse.
Também participaram da reunião, o presidente da Associação Médica Brasileira no Maranhão (AMB-MA) e corregedor do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), José Albuquerque de Figueiredo Neto; o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe; a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis; os representantes da Abeas-MA, Gilmar Bandeira, Sérgio Catardo, Leisa Cruzat e Leoberth Araújo; do Instituto Vida e Saúde (Invisa), Bruno Ricardo e Pedro Bastos; do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (SINDMED-MA), Carlos Frias, e também do CRM-MA, Leopoldina Milanês e Sebastião Moraes.
“No dia primeiro de janeiro deste ano assumimos o compromisso de inaugurar 300 obras nos primeiros 100 dias de governo. Esta promessa nós cumprimos e, hoje, nós estamos prestando contas. Nossa intenção é continuar fazendo uma gestão voltada a melhorar a vida das pessoas, resultado do bom relacionamento com as prefeituras e demais segmentos da sociedade civil”, asseverou o governador Carlos Brandão.
Nos 100 dias de gestão, o governo entregou um total de 365 obras em 183 municípios maranhenses, informou o governador, durante a Solenidade de Apresentação dos Primeiros 100 Dias de Governo, ocorrida no último dia 24, no auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque, em São Luís (MA).
No eixo da Saúde, o destaque vai para a reforma da Secretaria Municipal de Saúde do Município
Outro marco das ações do governo foi a requalificação e implantação do Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com Transtorno do Espectro Autista (Casa TEA 12+). Localizada no bairro da Cohab, em São Luís, o equipamento é o primeiro do Nordeste destinado ao serviço especializado terapêutico a jovens e adolescentes com o espectro do Autismo ou que estão em processo de fechamento do diagnóstico.
“São mais de 300 obras entregues para a população e na Saúde não foi diferente. Os serviços entregues tiveram como principal ponto a parceria com as prefeituras, imprimindo o ritmo municipalista da gestão estadual e nos próximos dias continuaremos a seguir o mesmo planejamento, cujo objetivo é o compromisso de cuidar do povo do Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
As ações de melhorias na Saúde contemplaram os municípios de Alto Parnaíba, Barão de Grajaú, Bom Jesus das Selvas, Buritirana, Gonçalves Dias, Governador Nunes Freire, Jatobá, Nova Colinas, Santa Filomena, São Bento, São Domingos do Azeitão, São José de Ribamar, São Luís, Senador Alexandre Costa e Tasso Fragoso.