
3 minute read
Governo garante assistência em saúde à população de municípios afetados pelas chuvas
from 22.03.2023
tão: Itaipava do Grajaú, Esperantinópolis, Poção de Pedras, São João do Carú, Santa Luzia e Trizidela do Vale. A ação conta com o apoio das equipes de saúde dos municípios afetados.
Até o momento, 242 pessoas foram beneficiadas com os serviços de saúde das equipes da Fesma nos municípios de Itaipava do Grajaú, Esperantinópolis e Poção de Pedras.
Advertisement
humano, análise da rede de abastecimento e abrigos temporários, e cadastramento das áreas afetadas nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Esperantinópolis e Poção de Pedras.
O personagem histórico das campanhas de vacinação do Brasil, o “Zé Gotinha” esteve presente, na manhã desta segunda-feira (20), na Policlínica Vinhais para participar da ação de mobilização e vacinação do novo público prioritário da vacina de reforço contra a Covid-19, a Pfizer Bivalente.
A operação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visou sensibilizar e motivar os públicos prioritários, liberados pelo Ministério da Saúde (MS), a buscarem as salas de vacinação. No Maranhão, 49.299 pessoas já receberam a dose de reforço.
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos, reforça a necessidade da população buscar a dose B (bivalente), como os profissionais têm chamado.
irinhos e quilombolas e idosos de 60 a 69 anos.
A vacina bivalente protege contra o vírus original da Covid-19 e a Ômicron e suas subvariantes. Para receber a quinta dose de reforço, é necessário ter fechado o ciclo inicial com a primeira e segunda dose e ter um intervalo de 4 meses da última vacinação. Além disso, para quem gripou, a recomendação é um intervalo de 15 dias para receber a dose.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, realiza assistência em saúde à população afetada pelas chuvas. Equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e da Vigilância em Saúde Ambiental estão realizando serviços de triagem e consultas médicas. Além disso, estão sendo distribuídos frascos de hipoclorito de sódio para purificação da água de consumo humano e análise da água.
“O governador Carlos Brandão está sensível a situação e determinou o reforço das medidas necessárias para garantir o cuidado integral com a saúde da população atingida pelas fortes chuvas no Maranhão. Estamos atuando com equipes da Fesma e oferecendo assistência em saúde para crianças, jovens e adultos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Entre os municípios assistidos por equipes da Fesma, es-
Como parte das ações, foram destinados 5.750 frascos de hipoclorito de sódio para os municípios de Viana, São Benedito do Rio Preto, Itaipava do Grajaú, Esperantinópolis e Poção de Pedras.
Profissionais da Fesma estão fazendo consultas de triagem, médicas e de enfermagem, verificação de pressão arterial, glicemia e dispensação de medicamentos da farmácia básica.
As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental realizam a coleta de água de consumo
No Centro de Informações Estratégicas e de Vigilância em Saúde (CIEVS), os profissionais atuam no monitoramento de rumores e verificação da veracidade dos dados via Unidades Regionais de Saúde e Municípios.
A presença de profissionais da SES nos municípios atende à determinação do governador Carlos Brandão. O chefe do executivo decretou, em 17 de março, situação de emergência em 20 municípios maranhenses afetados pelas intensas chuvas. O objetivo da medida é preservar o bem-estar da população, assim como as atividades socioeconômicas nas regiões atingidas por eventos adversos.
“O intuito do Ministério da Saúde é ampliar o grupo prioritário para intensificar a vacinação. Então, esses grupos divulgados já podem procurar o posto mais próximo da sua casa para tomar o reforço. O governo do Maranhão está se empenhando para que o número de pessoas imunizadas possa avançar”, ressaltou.
Público prioritário
A partir desta segunda-feira, a vacina foi disponibilizada para os trabalhadores de saúde, as gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade (PPL), adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Os primeiros a estarem elegíveis para receber a vacina bivalente foram os idosos com mais de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribe-
A enfermeira Cíntia Barroso faz parte do novo grupo apto a receber a bivalente e reforçou a importância dos profissionais da saúde serem vacinados. “Nós somos os profissionais que estiveram desde 2020 à beira-leito, quando iniciou a pandemia, então é de fundamental importância a vacinação. Nós somos uma população que sempre está no meio dos pacientes, então nós precisamos nos proteger e proteger os nossos”, lembrou.
O aposentado Lutero Costa, de 81 anos, também aproveitou a campanha de vacinação e esteve na Policlínica Vinhais para receber a dose da Pfizer Bivalente. “É de suma importância a pessoa vir se vacinar, quem não vem está correndo risco de morte. A Covid-19 mata. Eu já tive Covid uma vez e não quero mais pegar, por isso, estou aqui. Eu não conseguia andar, tive muito calafrio, então eu não quero pegar essa doença de novo”, destacou.
Postos de vacinação www.atosefatos.jor.br
Os maranhenses contam com 1.906 salas de vacinação em todo o Maranhão. Na capital, o governo do Estado está disponibilizando a imunização na Rede Estadual nos seguintes locais: Hospital Aquiles Lisboa e também nas Policlínicas do Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão. Além disso, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).