
6 minute read
Campanha Março Lilás alerta para importância da prevenção do câncer de colo de útero
from 12 e 13.03.2023
Com 40 cadeiras de diálise, o Centro tem capacidade para atender 240 pacientes e funciona em três turnos, de segunda a sábado. O espaço conta com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou, esta semana, ação alusiva ao Dia Mundial do Rim, no Centro de Hemodiálise São Luís.
Advertisement
Pacientes, acompanhantes e a comunidade do entorno do Centro participaram na quinta-feira (9) de várias ações e tiveram acesso a serviços, como aferição de pressão arterial, teste rápido de glicose, consultas com equipe multidisciplinar, nutricionista, psicóloga e assistente social.
“Toda nossa equipe está envolvida para levar assistência de qualidade e bem-estar às pessoas. Estamos oferecendo, dentre outros serviços, multivacinação e exame de creatinina, que consegue detectar qualquer alteração renal. É um dia de atividades para trabalharmos informações de extrema importância em relação aos cuidados com a saúde renal”, pontuou Patrícia Ferreira, diretora do Centro de Hemodiálise São Luís.
A campanha deste ano tem como tema ‘Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para todos’, e visa informar a população sobre importância dos cuidados com os rins, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
“O exame de creatinina é sensível para doenças renais por isso o utilizamos para auxiliar a verificar a função dos rins. Pessoas que
A dona Sebastiana Campos é moradora do Monte Castelo e ficou sabendo da ação no Centro de Hemodiálise São Luís, então foi até o local. Na unidade de saúde administrada pela EMSERH, ela foi submetida ao exame de creatinina.
“Há anos eu doei um rim para o meu marido e ajudei ele a viver por mais 17 anos e 4 meses depois do transplante. Foram 39 anos juntos, ele faleceu em julho de 2021, mas sei que fiz minha parte. Por ter só um rim já algum tempo, é importante manter os cuidados, a prevenção é o mais importante, por isso aproveitei a ação para fazer os exames necessários”, relatou a pensionista.
O Centro de Hemodiálise São Luís tem três anos de funcionamento. Em 2022, realizou 31.031 sessões de hemodiálise e nos dois primeiros meses de 2023 já foram realizadas 5.286 sessões.
Composta por salas de hemodiálise, estabilização, farmácia, entre outros serviços, a unidade atende pacientes da capital e também do interior, que são regulados por meio da Central de Regulação de Diálise do Estado.
Uma destas pacientes é a dona Maria Pedrolina Cantanhede Sousa, paciente da unidade de saúde há quase dois anos. Além de ter feito a sessão de diálise neste Dia Mundial do Rim, ainda pode vacinar contra Difteria, Tétano e Covid, já com a mais nova vacina a bivalente, por ser idosa.
“Eu gosto muito de avaliar e me tratar quando estou com algum tipo de problema, é o meu forte. Graças a Deus até agora não encontrei nenhuma dificuldade aqui no Centro de Hemodiálise, são profissionais que cuidam de nós. Ainda aproveitei para vacinar nesta ação, eu confio muito no trabalho de toda a equipe”, ressaltou a gestora de escola.
GOVERNO DO ESTADO TEM SEIS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE COM O SELO DE QUALIDADE “INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”
Seis unidades de saúde qualificadas na promoção, proteção e apoio a amamentação nas maternidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) conquistaram, até o momento, o título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde.
A SES iniciou o ano com o reconhecimento da Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI) e a ala materna do Hospital Regional de Balsas (HRB) habilitadas, em fevereiro, como IHAC. Em 2022, outros quatro equipamentos receberam o selo: a Maternidade de Paço do Lumiar, a Maternidade Benedito Leite, a Maternidade Nossa Senhora da Penha e a Maternidade de Alta Complexidade do Estado do Maranhão (MACMA).
“A certificação vai possibilitar aos usuários das unidades hospitalares atendimentos cada vez mais qualificados, para que haja, também, critérios e protocolos mais humanizados em todas as etapas da gestação, parto e nascimento do bebê”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O Hospital Amigo da Criança fortalece a prática de aleitamento materno, reduzindo os riscos de intervenções desnecessárias e a redução da mortalidade infantil. Além disso, o hospital que possui o selo IHAC recebe um incentivo financeiro do MS, cerca de 25% a mais por procedimento. Com a certificação, a unidade passa por avaliações anuais para acompanhamento e verificação dos serviços. De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Nelma
Silva, a estratégia visa ampliar o acesso de qualidade ao binômio mãe-bebê. “Para conquistar o selo, nós enfatizamos a importância de ter profissionais capacitados através da mudança nos processos de trabalho, favorecendo uma assistência qualificada e humanizada ao parto, nascimento e amamentação”.
No Maranhão, outras duas maternidades também foram certificadas, sendo o Hospital Universitário Materno Infantil (HU-UFMA), de gestão federal, e o Hospital São Camilo, localizado em Balsas, que é de administração privada.
Selo
O Selo IHAC é conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para conquistar o selo de referência em qualidade e humanização do atendimento, a unidade deve cumprir alguns critérios, entre os quais ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde e capacitar a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar essa política.
Deve, também, garantir a permanência da mãe e do pai junto ao recém-nascido 24 horas por dia e livre acesso a ambos ou, na falta deles, ao responsável legal, devendo o estabelecimento de saúde ter normas e rotinas escritas a respeito, que sejam rotineiramente transmitidas a toda equipe de cuidados de saúde, entre outros critérios.
O mês de março é dedicado à saúde da mulher, por isso é realizada a campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçam ações de prevenção e tratamento para combater a doença no Estado.
O Hospital Dr. Genésio Rêgo é um centro de referência para a saúde da mulher. Só em 2022 foram realizados 14.589 atendimentos ginecológicos e 9.632 pequenos procedimentos, como biópsias.
Na unidade, as pacientes têm acesso a consultas com ginecologistas, exames preventivos, ultrassons, coleta de biopsia, além de outros exames. Com o encaminhamento em mãos, a paciente consegue agendar na própria unidade os exames e sai com a data marcada. Crianças a partir de nove anos podem tomar a vacina contra o HPV, além das outras do calendário vacinal, exceto contra Covid.

“A prevenção é a chave de tudo, precisa se prevenir para evitar que o pior aconteça. O câncer do colo de útero em 2022 foi a terceira maior causa de morte de mulheres no Brasil. A campanha Março Lilás é importante por isso, porque a gente liga esse alerta o mês inteiro falando sobre esse assunto, dando o suporte e repassando todas as informações necessárias”, frisou a diretora geral do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Kátia Campos.
Além da vacina, outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. A realização do exame preventivo (conhecido como Papanicolau) também é uma forma eficaz de prevenção, pois pode detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas em quase 100% dos casos, não evoluindo para o câncer. e Segunda-Feira, 12 e 13 de Março de 2023
“Prevenindo o HPV, a gente está prevenindo o câncer de colo de útero. As alterações no colo do útero, as mutações, as alterações que ele vai induzir nas células e que, em última instância, vão culminar no câncer de colo de útero”, alertou o ginecologista Willians Moura.
A dona de casa Gisanira Amorim, de 42 anos, tem duas filhas e não descuida da saúde. Faz os exames regularmente e tem consciência da importância disso.
“Faço meu check-up anualmente, até porque essas doenças, como o câncer de colo de útero, têm que ser prevenidas e quanto mais cedo descobertas, mais chance de cura”, disse.
Outras unidades de saúde que também ofertam consultas ginecológicas e ultrassons são as Policlínicas Cidade Operária, Cohatrac, Coroadinho, Diamante, Vila Luizão e Vinhais. Além do Hospital Dr. Genésio Rêgo, a vacina contra o HPV é disponibilizada nas Policlínicas Cidade Operária, Vinhais e Vila Luizão. O Hospital Dr. Genésio Rêgo compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o terceiro tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, com uma taxa de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.
No Maranhão, são estimados 800 novos casos para 2023. Este câncer pode ser prevenido e se diagnosticado logo no início, tem 98% de chance de cura. Ele é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas e meninos a partir de nove anos.
ATOS FATOS Política 03
www.atosefatos.jor.br