
3 minute read
Deputado Carlos Lula destaca referência da rede de saúde materno-infantil de Imperatriz
from 05 e 06.03.2023
de Saúde, conseguimos um espaço próprio do estado onde atualmente funciona a Casa da Gestante e o serviço deu tão certo que hoje é modelo para o Ministério da Saúde. Por isso, eu quero parabenizar Imperatriz, por um modelo criado aqui e virou referência de saúde para o Brasil”, ressaltou.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em parceria com o Instituto D’Elas, realizou, nesta quinta-feira (2), ação de coleta externa no Parque Folclórico da Vila Palmeira, em São Luís. A ação marca o início da parceria entre as instituições.
Advertisement
O deputado estadual
Carlos Lula (PSB) participou, nesta sexta-feira (3), da primeira edição do Programa Assembleia Itinerante de 2023, que reuniu o parlamento estadual na cidade de Imperatriz. Durante a sessão ordinária, realizada na Câmara de Vereadores da cidade, o parlamentar destacou a importância da rede materna-infantil para a Região Tocantina.
Carlos Lula relembrou os investimentos do Governo do Estado na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz, antigo Hospital Materno, e na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera ao longo dos anos, que transformaram os dois serviços de saúde em unidades referências.
“Quando a diretora Tassiana assumiu o Hospital, em 2016, a unidade apresentava muitos problemas, incluindo a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. A primeira vez que visitei o local, saí de lá chorando, era um local alugado, sem janelas, com escadas para as gestantes subirem e a água era puxada da rua através de uma ligação clandestina”, lembrou.
O deputado complementou. “Hoje, a realidade é outra. Enquanto secretário
No mês de fevereiro, a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz recebeu o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e concedido pelo Ministério da Saúde. O selo garante que a unidade funciona dentro de todos os parâmetros e critérios estabelecidos pelo órgão federal.
Em reconhecimento, os parlamentares aprovaram por unanimidade o requerimento do deputado Carlos Lula para ser enviada Mensagem de Congratulações à Maternidade de Alto Risco de Imperatriz, na pessoa da diretora administrativa Tassiana Miranda Brandão, pela conquista do selo.
Durante pronunciamento, o deputado reforçou também a importância ga- rantir a proximidade do parlamento com a população. “Parabenizo a atitude da presidente Iracema Vale, pois o lugar do parlamento não é nos palácios, e sim, perto das pessoas, escutando o que dói. É poder andar em cada canto desse estado escutando a demanda e tentando encontrar a solução. Tenho certeza que iremos sair daqui com muitas demandas da cidade de Imperatriz e do Sul do Maranhão, mas teremos condições de construir melhores respostas para esses problemas, por ser isso que a sociedade exige de nós”, afirmou.
A sessão, que contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de convidados e sociedade civil, foram apreciados outros projetos em benefício da Região Tocantina. Os deputados decidiram pela destinação de emendas para a saúde. Ao todo, serão destinados R$ 4,2 milhões ao Hospital Macrorregional de Imperatriz Dra. Ruth Noleto para a realização de cirurgias eletivas ortopédicas.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Captação Externa do Hemomar, Valma Costa, as atividades externas têm imensa importância na manutenção dos estoques da hemorrede. “As ações de captação externa, sobretudo em locais públicos de grande fluxo, têm uma dupla importância. Além das bolsas coletadas, podemos difundir informações sobre a doação de sangue que fomentem a participação de mais pessoas”, explicou.
A diretora do Instituto D’Elas, Alyne Almeida, reforça o caráter cidadão da doação de sangue. “Resolvemos propor uma campanha junto ao Hemomar por sabermos da imensa diferença que os estoques públicos fazem em emergências e atendimentos oncológicos. Como mulheres cidadãs, vemos como uma obrigação de todos a busca por manter o sangue que salvará tantas vidas”, disse.
A bancária aposentada Ana Cleide Silva, de 55 anos, aproveitou a oportunidade para realizar sua primeira doação. “Já tinha pensado em doar, mas nunca criava coragem. Estava caminhando no parque quando vi o ônibus do Hemomar, sem pensar muito decidi que par- ticiparia deste ato de amor. Vi que não tinha sentido o medo, pretendo me tornar doadora frequente”, comentou. Jaíza Ferreira, de 39 anos, foi motivada pela campanha realizada pelo Instituto D’Elas. “Não doava há muitos anos. Como participo do programa de dança e de ações sociais do Instituto, achei uma boa oportunidade de retomar às doações. Fico feliz por salvar vidas com um gesto tão simples”.
Incentivo
Para incentivar a doação, o Hemomar realiza rotineiramente ações de coleta externa por meio do envio de sua unidade móvel, montagem de sala temporária ou disponibilização de transporte para grupos de doadores. Neste sábado (4), das 8h às 17h, a equipe de coleta externa realizará ação de coleta na paróquia São João Calábria, localizada no bairro do Jardim América. O agendamento pode ser realizado por representantes de igrejas, órgãos públicos, empresas ou outras instituições por meio do Serviço Social do Hemomar no número (98) 32161134, ou pelo WhatsApp (98) 99232-8496.
Critérios para doação de sangue

- Ter entre 18 e 69 anos de idade; são aceitos candidatos à doação de sangue com 16 e 17 anos desde que tenham o consentimento formal e presencial do responsável legal; maiores de 60 anos não podem realizar doação pela primeira vez;
- Pesar acima de 50 kg.