
2 minute read
Laboratório do TJMA lança ferramenta que agiliza inserção de dados
from 13.06.2023
Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, o judiciário desenvolveu ações para conscientização ambiental e combate à poluição. Nesse cenário, no dia 7 de junho, a Comarca de São Bernardo promoveu um evento voltado para a comemoração do dia mundial do meio ambiente junto à comunidade. A iniciativa serviu de inspiração para o início de um projeto permanente no município envolvendo a temática.
O evento ocorreu na Escola Municipal Maria de Lourdes
Advertisement
C. R. Serra, na qual foi debatido o tema “Combate a Poluição Plástica” entre os alunos. Crianças entre 7 e 10 anos também foram alvo de ativida- des como leitura de cartazes, confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados e teatro mudo. O encontro ainda aderiu ao projeto “Um Milhão de Árvores”, garantindo a plantação de mudas de mangueiras, laranjeiras e jambeiros no local, com a participação dos alunos presentes.
Estiveram presentes para
O ToadaLab, laboratório de inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão, apresentou uma nova ferramenta que agiliza a inserção automatizada de dados. O robô foi desenvolvido pelo servidor Marcos Vinícius Almeida, integrante da equipe do laboratório e lotado na Coordenadoria de Precatórios do Tribunal.
Segundo o criador da ferramenta, seu trabalho resultou em um robô capaz de processar 400 contas do Banco do Brasil em 200 municípios em 10 minutos, realizando um trabalho que antes levaria 15 dias. O encontro, na sede do laboratório, contou com a presença do juiz coordenador do ToadaLab, Ferdinando Serejo, e da equipe fixa.
Durante a reunião, Marcos Vinícius Almeida compartilhou com entusiasmo o processo de desenvolvimento da ferramenta. Utilizando a linguagem de programação Python, o servidor explicou que a ferramenta automatiza a inserção de dados por meio da integração com uma API (interface de programação de aplicações) cedida pelo Governo do Estado, fruto de um termo de cooperação técnica firmado pelo TJMA.
Outros Rob S
(DIA). Eles estão conduzindo homologações modulares para cada atividade dentro do sistema do PJe, com foco na homologação dos cálculos judiciais.
Por fim, Marcos anunciou que o próximo passo será a homologação do Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SisconDJ), que permite a emissão de alvarás eletrônicos pelo Banco do Brasil. A homologação servirá para automatizar os cálculos no setor de precatórios. Essa iniciativa visa agilizar e aprimorar os processos relacionados a essa área.
Durante a reunião, Marcos demonstrou o uso do robô que desenvolveu e como ele contribui no processo de etiquetação. Ressaltou que a ferramenta é versátil e pode ser utilizada de acordo com as demandas específicas.
Durante o evento, a juíza titular da Comarca de São Bernardo, Lyanne Pompeu, aproveitou para anunciar o início do projeto “Eu Cuido, Você Cuida, Nós Cuidamos” no município de São Bernardo. A magistrada idealizou a implementação do projeto que tem o objetivo de despertar a conscientização sobre o meio ambiente, destacar a importância da preservação ambiental e explicitar a necessidade da reciclagem e coleta seletiva.
O laboratorista revelou que sua experiência com Python possibilitou a criação de diversos outros robôs de automação, especialmente voltados para o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Porém, destacou que, atualmente, seu robô ainda possui uma abordagem mais manual e não está completamente automatizado.

Um desafio enfrentado por Marcos Almeida é a dependência da velocidade da internet para o bom funcionamento da automação. No entanto, ele ressaltou que o trabalho de homologação está em andamento, em colaboração com a Diretoria de Informática e Automação
O juiz coordenador Ferdinando Serejo reconheceu o trabalho desenvolvido por Marcos Almeida e parabenizou-o pelos resultados obtidos. O magistrado afirmou que o laboratorista é um forte candidato para transferir suas automações para o UI Path, uma plataforma líder de criação de automação robótica de processos, que será utilizada pelo Laboratório de Inovação.
Com o objetivo de aprimorar os processos judiciais e aumentar a eficiência dos serviços prestados pelo Tribunal, a equipe fixa do ToadaLab continuará acompanhando e apoiando o desenvolvimento da ferramenta criada por Marcos Vinícius Almeida. O potencial dos laboratoristas do ToadaLab para iniciativas inovadoras contribui de forma contínua para a melhoria no âmbito do TJMA.
O objetivo do laboratório é buscar soluções de desafios nas atividades exercidas no âmbito do Poder Judiciário, por meio da utilização de técnicas da inovação em governo.