Plano das Bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - 2012 a 2020

Page 63

5 PCJ • PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ

Os investimentos previstos no Plano devem observar, como prioridade, as zonas mais críticas das Bacias PCJ – críticas pelas elevadas demandas de água e disponibilidades hídricas limitadas, pela elevada concentração de cargas poluidoras, por motivos de pressão de uso e ocupação do solo ou por necessidade de preservação de mananciais. Este capítulo faz a identificação e mapeamento das áreas mais intensamente críticas quanto à qualidade e à quantidade hídrica. Para esta finalidade, foram realizadas simulações que consideraram as projeções do Cenário Tendencial e uma situação de ausência de investimentos em (i) redução de perdas e gestão da demanda; (ii) ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos ou (iii) intervenções destinadas ao aumento da disponibilidade hídrica. Assim, mantiveram-se os dados de 2008 referentes aos índices de perdas no abastecimento e ao total de população atendida pelos sistemas de esgoto. Com o auxílio do Sistema de Suporte à Decisão (SSD-PCJq), foram identificadas quais seriam as Áreas de Contribuição, nos anos de 2014 e 2020, de maior criticidade quanto ao balanço hídrico e ao atendimento às classes de qualidade da proposta de atualização do enquadramento dos corpos d’água.

sos, constatou-se também déficit no suprimento das demandas), mantendo-se os pontos de captação e lançamentos atuais. O resultado foi a identificação de seis áreas críticas para o horizonte de 2014 e de outras duas áreas adicionais para o horizonte de 2020. As Áreas de Contribuição críticas em relação à quantidade, para os horizontes de 2014 e 2020, estão apresentadas, respectivamente, nos Mapas 11 e 12.

Qualidade Hídrica As áreas com criticidade relacionada à qualidade das águas são aqueles trechos de rios que, em um cenário sem investimentos (sem ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário), de acordo com simulações de SSD-PCJq, não atendem à proposta de enquadramento dos corpos d’água. Pela análise dos resultados das simulações, entretanto, verificou-se que, apesar do agravamento da qualidade dos rios, para o horizonte de 2020, quando comparado ao de 2014, os trechos críticos se mantêm os mesmos, ou seja, não há aumento do número de trechos não enquadrados.

A síntese dos trechos críticos em relação à qualidade das águas, por sub-bacia, pode ser observada pelas informações do Quantidade Hídrica Mapa 13. Observa-se que, sem investiComo critérios para identificação das mentos, haveria uma significativa piora no áreas críticas em relação à quantidade, fo- atendimento ao enquadramento proposram selecionadas aquelas cujas seções de to nas sub-bacias dos rios Atibaia, Jaguari controle apresentaram vazão de jusante e Piracicaba, comparativamente à situanula nas simulações (na maioria dos ca- ção de 2008.

• Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - Relatório Síntese •

• Identificação das Áreas Críticas em Quantidade e Qualidade Hídrica

61


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.