Page 1

Chaparral

David Rebelo nยบ 7 Paulo Meneses nยบ 17 Pedro Roque nยบ 18 8ยบC


Clima O Chaparral é um bioma de clima mediterrâneo, ou seja, com invernos amenos e muito chuvosos, e verões quentes e secos. Os incêndios, são por isso frequentes neste tipo de bioma.

Chaparral - gráfico pluviométrico 160 140 120 100

Precipitação (mm) Temperatura (ºC)

80 60 40 20 0 Janeiro

Março

Maio

Julho

Setembro

Novembro


Flora Trata-se de um bioma constituído por florestas e matas de folha persistente, com muitos arbustos (verdes e de folhas pequenas). Muitos destes arbustos são aromáticos – a salva, o tomilho, a lavanda e orégãos. Na literatura grega clássica, o chaparral é descrito como um local coberto por florestas com carvalhos, pinheiros, cedros, e oliveiras brava! Tomilho

Carvalho

Alfarrobeira

Orégãos

Lavanda Pinheiro

Oliveira

Azinheira


Fauna

Neste bioma, podemos encontrar muitos insetos (incluindo joaninhas, escaravelhos e abelhas), invertebrados, aves, répteis, anfíbios e mamíferos. Os animais que vivem neste bioma sobrevivem com pouca água. Conseguem viver bem no calor do verão e nas temperaturas mais frias de inverno. Apesar disto, algumas destas espécies de aves migram durante os meses de inverno.


Adaptações especificas Como resultado do clima característico deste bioma, a vegetação adaptou-se para resistir à seca e fogo. Os arbustos tendem a ser pequenos e as árvores não ultrapassam os cinco metros. Têm folhas duras e sempre verdes – que não caem durante o tempo mais seco. Também se regeneram rapidamente após os incêndios. O clima seco faz com que a taxa de decomposição da folha no solo seja pequena. Por isso, as plantas não recebem nutrientes necessários para a produção de novas folhas, quando a estação chuvosa começa. Em vez disso, as plantas do chaparral desenvolvem folhas que podem suportar condições áridas. Quanto aos animais, estes são migratórios e muitos vivem na área somente durante o inverno e períodos de chuva. Na sua maioria , não tem cores chamativas e conseguem camuflar-se na paisagem.


Localização geográfica O Chaparral fica localizado maioritariamente em zonas costeiras. Podem ser encontrados em vários continentes (costa oeste dos Estados Unidos, costa oeste da América do Sul, Península Ibérica, África do Sul e Austrália). Os grandes biomas chaparral localizam-se ao longo da costa da Califórnia e em várias áreas em redor do Mar Mediterrâneo.


Webgrafia http://pt.wikipedia.org/wiki/Chaparral; http://www.infopedia.pt/$chaparral http://escolavirtualecia.blogspot.pt/2013/04/tudo-sobre-biomas-terrestres.html http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bioma-Chaparral/463953.html http://www.californiachaparral.com/cplantsanimals.html www.unicamp.br/fea/ortega/temas530/Cap15.ppt http://ecosistemasmundiales.wikispaces.com/FLORA+DEL+CHAPARRAL Google Imagens!

Biomas - O Chaparral  

Trabalho acerca do bioma Chaparral

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you